O Pibid da EREM Martins Júnior desenvolveu nas três turmas de segundo ano seu projeto bimestral, que tratou da temática árabe-israelense, numa série de aplicação e replanejamento de aulas a proposta se deu no trabalho do conflito entre Isarel e Palestina, compreendendo-o como uma guerra gerada estrategicamente, desde a desfragmentação do Império Turco-Otomano no início do século XX, passando pela formação do Estado de Israel na Palestina em 1947 e até os dias atuais. A proposta da projeto foi trabalhar com mídias digitais na sala de aula, utilizando uma tecnologia nova para acessível a aparelho portátil e sem a necessidade de comunicação com a internet para seu funcionamento, estamos nos referindo ao aplicativo QR CODE, um leitor de códigos que podem ser afixados em qualquer lugar. Para compreendemos a temática do Oriente Médio em sala de aula com o apoio do QR CODE, o Pibid da escola confeccionou um muro de papelão e o pôs no centro da sala representando o muro real existente na Cisjordânia que será os povos árabes dos judeus, dividindo assim a turma em dois lado, um árabe outro judeu, em ambos os lados haviam QR CODES com informações sobre a região e questões geopolíticas, tais como o envolvimento norte-americano no tempo presente, que foram lidos pelos próprios celulares dos estudantes durante a aula. A partir, da desconstrução do muro, a aula ganhou forma e o conteúdo foi construído através do debate, ao final, foi solicitado que os estudantes, em equipes, produzissem manchetes de jornal nas plataformas prezzi ou canva na internet.
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Bolsista Mariana Nascimento mediando discussão sobre assunto |
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Bolsista Nathani Neves mediando discussão sobre assunto |
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Utilização de celular em sala de aula - Mediação: Bolsista Lucas Melo |
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Bolsista Luis Felipe Durval |
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Rosely Bezerra com estudantes do 2º "B" |
Confecção do Muro pelos bolsistas da escola e pela supervisora do programa
O trabalho e a confecção do material pedagógico ocupou grande parte desse projeto ,mas o resultado foi rico ,a projeção do muro na sala e o uso da tecnologia despertou o interesse e foi mais além os estudantes identificaram os lados desse conflito.
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