Equipe: Oswaldo Lima Filho
Integrantes: Bruna Alencar, Helder Freitas, Philipe Paulino, Rayssa Nascimento e Talysson Verçosa.
Turmas: 6º ano do Ensino Fundamental II
Título: “Como vivem as crianças de lá?” Uma aula sobre sociedade e religião indianas.
Tema da aula: A sociedade de castas Indianas e a Religião Hindu.
Tempo: 100 minutos.
Objetivos:
• Relacionar a situação das crianças dalits com a religião indiana e os escritos sagrados, Vedas;
• Solidarizar-se com a exclusão/desigualdade social indiana e identificar práticas de exclusão/desigualdade na sociedade brasileira atual.
Conteúdo:
• Hinduísmo;
• A questão social na Índia.
Metodologia:
1) Organizar a turma e preparar uma rodada de perguntas sobre o que os estudantes conhecem ou ouviram falar sobre a Índia para identificar alguns pontos relacionais com o conteúdo abordado em sala; - 10 minutos.
2) Começar a discussão sobre as formas de brincadeiras entre o Brasil e a Índia, de maneira que o conteúdo faça uma ponte com as crianças e a proximidade permita uma identificação, para posterior abordagem da questão da estratificação social na Índia; - 15 minutos.
3) Trazer para o universo mais lúdico algumas características religiosas, tais como a valorização de animais sagrados (Vaca, Macaco, Pavão, Rato, cobra). – 10 minutos.
4) Abordar a temática religiosa a partir dos vedas e da mitologia dos deuses: sua influência na sociedade indiana, quais os deuses da criação, a transformação e a destruição do mundo; os deuses da fortuna e desgraças relacionadas; a figura feminina; os deuses da infância e prosperidade. – 20 minutos
Avaliação:
Em sua opinião, quem seriam os “dalits” brasileiros? Identifique e escreva sobre as pessoas mais comumente excluídas da sociedade brasileira. – 30 minutos.
Eventualidades:
15 minutos.
Referências Bibliográficas:
BRENMAN, Ilan. As 14 pérolas da Índia. Ilustrações de Ionit Zilberman. São Paulo: Brinque-Book, 2008.
COSTA, Florência. Os indianos. Coleção Povos & Civilizações. São Paulo: Editora Contexto, 2012.
FORJAZ, Sonia Salerno. A princesa que enganou a morte e outros contos indianos. São Paulo: Aquariana, 2009.
MEENAI, Zubair; ALEEM, Sheema. Participação infantil na Índia: práticas e desafios. Revista do Departamento de Serviço Social da PUC-RIO: O Social em Questão, Ano XV, n.º 27, 2012. Disponível em: <http://osocialemquestao.ser.puc-rio.br>.
QUENTIN, Laurence; REISSER, Catherine. Pelas cores da Índia: os intocáveis, os jainistas, os marajás. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2011.
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