Os alunos dos 1º anos da
Escola Estadual de Paulista vivenciaram no mês de abril do ano de 2017, uma
nova experiência dentro do seu âmbito escola. Pois, participaram das aulas
realizadas pelo PIBID (Programa Instituição de Bolsas e Iniciação a Docência)
de História da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Aulas pensadas e
aplicadas para a problematização do conceito atual do belo e de fontes no curso
histórico da produção histórica e da própria vida de cada estudante que ali
estava.
Bolsistas Isabela Tristão e Maria Creusa desenvolvendo atividades juntos aos alunos.
Observando o curso atual
das problemáticas dentro das escolas brasileiras e em todo mundo, podemos
perceber que uma dos assuntos mais discutidos e polêmicos é a beleza. Em sua
total complexidade, conseguimos discutir e escutar dos alunos como todo o
padrão da moda e de beleza da sociedade contemporânea interfere na vida de cada
um dos 7,2 bilhões de pessoas que vivem na terra. As manobras da mídia, os comercias,
o preconceito, ou até as doenças que presenciamos a partir das consequências da
busca incessante do belo, nos fez pensar e problematizar o que seria a “beleza”
em nossa sociedade. Um paralelo histórico e cultural que demonstrou os tipos de
beleza que já foram vivenciados e os vários aspectos culturais e sociais que
existem no mundo, conseguiram aguçaram o debate com os estudantes para
pensarmos no que realmente é a beleza e seu padrão.
Alunos participaram e levantaram discussões pertinentes em sala de aula.
De extrema relevância
presenciar a sensibilidade dos alunos aos temas apresentados, fazendo com que,
houvesse diversos momentos de debates entres as opiniões dos estudantes acerca
do que é a beleza e o que ela representa, além da importância na forma que
utilizamos as fontes históricas pra discutir e construir assuntos como esse e
tantos outros. O que aconteceu na Escola Estadual de Paulista (EEP) foi vários
momentos de introspecção social dos alunos, professores e pibidianos em sala,
foi um esclarecimento coletivo das diversas opiniões, formas e conceitos de
vida, beleza e história.
Trazer temas atuais para o debate escolar caracterizou o mérito da atividade para com os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário