Nos dias 22,24 e 25 de maio de 2017, nosso programa
executou aulas nas turmas dos segundos anos da EREM Martins Júnior intitulado:
"História do Candomblé- O culto afro como forma de resistência
religiosa", o planejamento pedagógico trouxe aproximações com o tempo
presente, resgate histórico distinguindo a origem e história dos ancestrais africanos
que vieram na diáspora e tinha como intuito sensibilizar para a questão da tolerância
e do respeito à diversidade das religiões, levando aos estudantes conhecimentos para a
sala de aula e contribuições para perpetuação dos valores civilizatórios de
tradição africana. A aula contou com o uso do lúdico para a reconstrução dos conceitos, ou seja, o uso de jogos para o ensino de História. A aula contou com a exibição de um trecho do filme "O pagador de Promessas", conduzida pelos nossos bolsistas, esta motivação inicial introduziu os estudantes na proposta da aula, em seguida, houve a explicação dialogada do conteúdo com os estudantes, tal discussão deu-se de maneira bastante afetiva, visto que os estudantes colocaram as impressões que possuíam acerca do assunto. Após, a discussão sobre o tema inicial, realizamos um jogo intitulado trilha- afro com imagens referente a temática, sendo empregados recursos diversos para maior compreensão dos estudantes, entre eles data-show, vídeos que traziam aspectos do cotidiano no que diz respeito a intolerância religiosa e reportagens a respeito do dia da África, tendo em vista que a aplicação do plano foi na semana que faz menção ao continente africano.
Exposição do trecho do filme “O Pagador de Promessas: Zé do Burro é impedido de cumprir sua promessa”.
Executação do jogo "Trilha Afro", onde foram abordados conceitos como, a história do Candomblé, formação da religião, danças, cantos, ritos e divindades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário