PLANEJAMENTO DA ESCOLA DE REFERÊNCIA
EM ENSINO MÉDIO PORTO DIGITAL
PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) – UNIVERSIDADE FEDERAL
DE PERNAMBUCO
Felipe
Fernandes
Jeani
Gomes
Mariana
Nogueira
Messias
Martins
Márjorie
Pires
Professor
Supervisor: José Alexandre da Silva
Série alvo: 2º ano – Ensino Médio.
Objetivos
Específicos:
Conceituais: Apontar
por escrito os princípios básicos dos teóricos do absolutismo (Maquiavel,
Hobbes e Jacques Bossuet), relacionando com as relações de poder entre, empresário-operário,
homem-mulher), nas duas primeiras décadas do século XXI, no Brasil.
Procedimentais/Comportamentais: Destacar
e descrever uma das relações de
poder (empresário-operário, homem-mulher), nas duas primeiras décadas do século
XXI, no Brasil.
Afetivos:
Criticar
construtivamente as relações de poder (empresário-operário, homem-mulher), nas
duas primeiras décadas do século XXI, no Brasil.
Conteúdos:
·
Absolutismo monárquico e as principais
teorias que o sustentaram no século XV (Maquiavel, Thomas Hobbes e Jacques
Bossuet): Estado de natureza, Estado civil.
·
Relações de Poder entre empresário-operário,
homem-mulher, nas duas primeiras décadas do século XXI, no Brasil. Hierarquias
e as relações entre dominado-dominante, sujeito-objeto.
Momento 1:
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Motivação inicial:
Apresentar o vídeo “Do the
evolution” de 1998 da banda Pearl Jam, retratando
a soberania humana dentro do processo evolutivo. Em seguida levantar os seguintes
questionamentos: que interpretações podem ser obtidas a partir do vídeo? Em
que partes da letra é possível evidenciar o homem como ser absoluto?
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9GxOrGGVv_k&list=PLizcnO4GDskm9xqnFTQB2ksI58tli8zio (10 min.)
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Momento 2:
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Expor
o conceito de Absolutismo monárquico, a partir das citações dos principais
teorias que o sustentaram no século XV (Maquiavel, Thomas Hobbes e Jacques
Bossuet).
· Maquiavel
Quem
quiser praticar a bondade em tudo o que faz está condenado a penar, entre
tantos que não são bons. É necessário, portanto, que o príncipe que deseja
manter-se aprenda a agir sem bondade, faculdade que usará ou não, em cada
caso, conforme seja necessário. (MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe)
Nesta
perspectiva, realizar a seguinte pergunta: até que ponto a ética é importante
na obtenção do poder?
· Thomas
Hobbes
O
motivo que leva os seres humanos a criar os Estados é o desejo de abandonar
essa miserável condição de guerra que surge quando não existe poder visível
que os controle […] (HOBBES, Thomas. O Leviatã. Apud: ARTOLA, Miguel).
Em
seguida, realizar a seguinte pergunta: até que ponto é necessária a ordem
para o estabelecimento de uma organização social?
· Jacques
Bossuet
"Deus protege todos os
governos legítimos, qualquer que seja a forma em que estão estabelecidos:
quem tentar derrubá-los não é apenas um inimigo público, mas também um
inimigo de Deus". (BOSSUET, Jacques-Bénigne: A Política Segundo a
Sagrada Escritura)
Na sequência, realizar
a seguinte pergunta: até que ponto “Deus” interfere na justificativa de ações
políticas na atualidade?
Referências: ANDERSON, Perry; Linhagens do Estado Absolutista; Brasiliense; 3º
edição, 1995.
(30
min)
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Momento 3:
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Pré-leitura – Apresentar
oralmente a fábula original “A cigarra
e a formiga”, para demonstrar o funcionamento do mundo do trabalho à luz
da meritocracia. Em seguida expor a
tirinha “Fábulas dos anos 90” de
Frank e Ernest para que percebam a relação de poder entre
empresário/operário, desconstruindo o pensamento meritocratico.
Na
sequência, perguntar: Qual a relação de poder é percebida na tira?
Referências:
FARACO,
Carlos Emílio. Língua portuguesa: Linguagem e interação/ Carlos Emílio
Faraco, Francisco Marto de Moura, José Hamilton Maruxo Júnior. – São Paulo:
Ática, 2010. Pág 358.
(5 min.)
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Momento 4:
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Leitura Interpretativa
– Apresentar
e distribuir, para cada estudante, o conto de Luís Fernando Veríssimo, “Como as mulheres dominaram o mundo” Em
seguida, solicitar dois alunos para lerem o conto para sala. Na sequência
iniciar uma exposição dialogada, com os seguintes questionamentos: Quais
espaços a mulher tem conquistado? Estes já são equivalentes ao dos homens?
Para que percebam o processo de empoderamento da mulher nas relações de
gênero nas duas primeiras décadas do século XXI.
(20 min)
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Momento 5:
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Avaliação:
Solicitar
aos alunos a construção de um texto narrativo, com no mínimo 10 linhas, que
represente uma outra relação de poder (professor-aluno, empresário-operário,
pais-filhos).
(35 min)
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Anexo
Crônica de Luís Fernando
Verissimo. “Como as mulheres dominaram o
mundo.”
Conversa entre pai e
filho, por volta do ano de 2031 sobre como as mulheres dominaram o mundo.
- Foi assim que tudo
aconteceu, meu filho...
Elas planejaram o negócio
discretamente, para que não notássemos. Primeiro elas pediram igualdade entre
os sexos. Os homens, bobos, nem deram muita bola para isso na ocasião.
Parecia brincadeira.
Pouco a pouco, elas
conquistaram cargos estratégicos: Diretoras de Orçamento, Empresárias, Chefes
de gabinete, Gerentes disso ou daquilo.
- E ai, papai?
- Ah, os homens foram
muitos ingênuos. Enquanto elas conversavam ao telefone durante hora a fio, eles
pensavam que o assunto fosse telenovela. Triste engano. De fato, era a rebelião
se expandindo nos inocentes intervalos comerciais. “Oi querida!”, por exemplo,
era a senha que identificava as lideres. “Celulite”, eram as células que
formavam a organização. Quando queriam se referir aos maridos, diziam “O
regime”.
- E vocês? Não perceberam
nada?
- Ficávamos jogando
futebol no clube, despreocupados. E o que é pior: Continuávamos a ajuda-las
quando pediam. Carregar malas no aeroporto, consertar torneiras, abrir potes de
azeitona, ceder a vez nos naufrágios. Essas coisas de homem.
- Ai, veio o golpe
mundial?!?
- Sim, o golpe. O estopim
foi o episodio Hillary- Mônica. Uma farsa. Tudo armado para desmoralizar o
homem mais poderoso do mundo. Pegaram-no pelo fraco, coitado. Já lhe contei,
né? A esposa e a amantes, que na TV posavam de rivais, no fundo, cúmplices de
uma trama diabólica. Pobre Presidente...
- Como era mesmo o nome
dele...
- William, acho. Tinha um
apelido, mais esqueci... Desculpe. Filho, já faz tempo...
- Tudo bem, papai. Não
tem importância. Continue...
- Naquela manhã a Casa
Branca apareceu pintada de cor- de – rosa. Era o sinal que as mulheres do mundo
inteiro aguardavam. A rebelião tinha sido vitoriosa! Então elas assumiram o
poder em todo o planeta. Aquela torre do relógio tinha sido vitoriosa! Então
elas assumiram o poder em todo o planeta. Aquela torre do relógio de Londres
chamava-se Big-Bem, e não Big-betty, como agora... Só os homens disputavam a
Copa do Mundo, sabia? Dia de desfile de moda não era feriado. Essa Secretaria
Geral da ONU era uma simples cantora. Depois trocou o nome, de Madonna para
Mandona...
- Pai, conta mais...
- Bem filho... O resto
você já sabe.
Instituiram o Robô “
Troca-Pneu” como equipamento obrigatório de todos os carros...
A lei do Já-Prá–Casa,
proibindo os homens de tomar cerveja depois do trabalho...
E, é claro, a famigerada
semana da TPM, uma vez por mês...
- TPM???
- Sim, TPM... A Temporada
Provável de Mísseis... E quando elas ficam irritadíssimas e o mundo corre
perigo de confronto nuclear...
- Sinto um frio na
barriga só de pensar, pai...
- Sssshhh! Escutei
barulho de carro chegando. Disfarça e continua picando essas batatas.
Referências:
ANDERSON, Perry; Linhagens do Estado Absolutista; Brasiliense;
3edição, 1995 p, 15-41.
FUZA,
Ângela Francine; MENEGASSI, Renilson José. Procedimentos
de leitura na sala de aula do ensino fundamental. In: CELLI – COLÓQUIO DE
ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p.
1184- 1194.Disponível em: http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/011.pdf
SIMPSON, Jimmy. O Presente. Recife. 2017. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=bWINJVmc6Xg >. Acesso em: 16 fev. 2017.
THAVES, Bob. Frank e Ernest. “Fábulas
dos anos 90” in: FARACO, Carlos Emílio.
Língua portuguesa: Linguagem e interação/ Carlos Emílio Faraco, Francisco Marto
de Moura, José Hamilton Maruxo Júnior. – São Paulo: Ática, 2010. Pág 358.
VERISSIMO,
L. F. “Como as mulheres dominaram o
mundo”. Recife, 2017. Disponível em: < https://pensador.uol.com.br/textos_de_luis_fernando_verissimo/ >. Acesso em: 16 de fevereiro de 2017.
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