RELAÇÕES DE PODER E
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA
Jeani
Gomes de Pontes
José
Alexandre da Silva
Mariana Nogueira de Melo.
marinogue.melo@gmail.com
INTRODUÇÃO
Analisaremos
uma intervenção didática promovida em 4 turmas do segundo ano do ensino médio,
na EREM Porto Digital, no Recife, no primeiro bimestre de 2017. Tendo em vista
abordar o conteúdo programático “Absolutismo monárquico”, elaboramos uma
intervenção cuja pergunta principal foi: o que é poder? Seguimos com a
identificação dos principais aspectos do Absolutismo Monárquico, considerado o
regime de governo mais duradouro da história de parte do Ocidente. Para uma
construção efetiva e ativa do conhecimento, propusemos uma série de desafios
aos estudantes, em forma de questionamentos sucessivos sobre o assunto abordado
objetivando atribuir um caráter significativo e reflexivo ao conteúdo
ensinado/aprendido.
OBJETIVOS
Analisar
uma intervenção didática promovida em 4 turmas do segundo ano do ensino médio,
na EREM Porto Digital, no Recife, no primeiro bimestre de 2017, sobre o
conteúdo programático “Absolutismo monárquico”.
REFERENCIAL
TEÓRICO
Utilizamos os referenciais de
Anderson (1995) , Thaves (2010) e Verissimo
(2009) para propormos uma atividade significativa a partir da
interdisciplinaridade História e Literatura.
PERÍODO
EM QUE FOI REALIZADA A ATIVIDADE
As
atividades relacionadas a estes conteúdos foram realizadas no mês de março com
as 4 (quatro) turmas de 2º anos do ensino médio (A, B, C e D), com
aproximadamente 30 estudantes em cada turma.
METODOLOGIA
A
aula foi planejada para 120 minutos. Utilizamos como motivação inicial o vídeo
“Do the evolution” da banda Pearl Jam. No segundo momento da aula realizamos a
exposição dialogada a respeito do conceito de Absolutismo
monárquico a partir das citações dos principais teóricos que o sustentaram no
século XV (Maquiavel, Thomas Hobbes e Jacques Bossuet). Promovemos as leituras
da fábula original “A cigarra e a
formiga”, para demonstrar o funcionamento do mundo do trabalho à luz da
meritocracia. Em seguida expor a
tirinha “Fábulas dos anos 90” de Frank
e Ernest para que percebam a relação de poder entre empresário/operário.
A
avaliação consistiu confecção individual de um texto que falasse sobre outra
relação de poder não citada, porém, que existe e permeia a vida de cada um
deles. A confecção escrita ajudou na questão somativa, porém, sem perder o
caráter formativo e relacionado com os objetivos.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
A
partir da execução desta aula, foram produzidos 25 textos por turma e nestes
identificamos respostas que nos indicam que a maioria dos estudantes reconhecem
as relações de poder que permeiam seu dia, seja em suas casas, no convívio
entre eles e seus responsáveis; na escola, em seus contatos com professores e
gestores. Alcançando, assim, os objetivos do nosso planejamento.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ANDERSON,
Perry; Linhagens do Estado Absolutista;
Brasiliense; 3edição, 1995 p, 15-41.
THAVES, Bob. Frank e Ernest. “Fábulas dos anos 90” in:
FARACO, Carlos Emílio. Língua portuguesa:
Linguagem e interação/ Carlos Emílio Faraco, Francisco Marto de Moura, José
Hamilton Maruxo Júnior. – São Paulo: Ática, 2010. Pág 358.
VERISSIMO, L. F. “Como as mulheres dominaram o mundo”. 2009. Disponível em: https://pensador.uol.com.br/textosdeluisfernandoverissimo/ . Acesso em: 16 de fevereiro de 2017.
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