Turma: 3º Ano
Duração:
100min
TEMA DA AULA: Exílio e exilados na Ditadura Civil-Militar no
Brasil.
TÍTULO DA AULA: História e Memória: O exílio na Ditadura
Civil-Militar visto através das cartas de um exilado.
EXPLICAÇÕES PRÉVIAS:
CONTEÚDO:
4) Cartas
como registros de memória:
Interferência
do local, contexto histórico e subjetividade autor no processo de construção da
narrativa de uma carta.
5) Trabalho
do Historiador com o uso de cartas como fontes documentais:
Crítica
documental como princípio para o estudo das fontes.
6) Exílio na
Ditadura Civil-Militar:
Quem eram
os exilados.
Razões
que levaram as pessoas ao exílio.
Locais
para onde iam os exilados.
Vida
cotidiana dos exilados.
Atuação
dos exilados contra o Regime Militar.
Estudo de
caso: Exílio de Miguel Arraes.
MATERIAL ULTILIZADO:
• Lousa e
Lápis.
• 40
envelopes para cartas e 40 folhas de papel.
• 5 cartas
escritas por Miguel Arraes durante seu exílio.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Compreender
como se deu o exílio durante a Ditadura Civil-Militar e suas particularidades,
os motivos que levaram as pessoas ao exílio.
• Identificar
a atuação dos exilados contra o Regime Militar mesmo estando distante do país.
• Demonstrar
como se dá a produção historiográfica e a relação do historiador com as fontes
documentais.
METODOLOGIA
Esta aula foi preparada pelo projeto PIBID-UFPE, para ser
aplicada na Escola Martins Júnior, no 3º ano do Ensino Médio, turma A, que é
composta por 28alunos. A equipe é composta por 5 bolsistas e 1
professor-supervisor. Esta aula será realizada por 5 bolsistas e 1 professor
supervisor, contudo a mesma também poderia ser executada por 1 professor e 1
auxiliar.
Motivação Inicial –Escrita de Cartas:
• No início
da aula será solicitado que cada aluno escreva uma carta, ficando livre a
escolha do destinatário, relatando as vivências do ensino médio na Escola
Martins Júnior. Os alunos ficarão livres para escrever a mesma em qualquer espaço
da escola.
Duração: (15min.)
Deslocamento de saída e volta para a sala: (5 min)
1º momento de exposição dialogada (Carta como Registro de
memória)
• Quando os
alunos terminarem de escrever suas cartas e chegarem à sala, será solicitado
que eles coloquem suas cartas no envelope e as guardem consigo mesmo, logo em
seguida iniciar-se-á uma exposição dada pelos bolsistas envolvendo a temática
da carta como um registro de memória.
Conteúdo
abordado neste momento: Interferência do local, contexto histórico e
subjetividade autor no processo de construção da narrativa de uma carta.
Duração: (10 min.)
Leitura compartilhada das cartas entre os alunos e 2º
momento de exposição dialogada.
• Após a 1º
momento de exposição será proposto que os alunos, que assim quiserem, leiam as
suas cartas para a turma, de modo que os alunospercebam a diferença entre a
carta escrita por ele e a dos seus colegas. Após estas leituras será feito o
segundo momento de exposição dialogada no intuito de possibilitar que os alunos
percebam como o historiador usa de cartas como essas para construir suas
narrativas.
Conteúdo
abordado neste momento: Trabalho do Historiador com o uso de cartas como fontes
documentais tendo como foco a crítica documental como princípio para o estudo
das fontes.
Duração: (10 min.)
3º momento de exposição dialogada (Exílio na Ditadura
Civil-Militar por meio das cartas de Miguel Arraes)
• Após a
discussão acerca do trabalho de historiador com cartas será iniciada uma
exposição dialogada acerca do exílio na Ditadura Civil-Militar e será abordado
o caso de exílio de Miguel Arraes como exemplo desse fenômeno.
Duração: (15 min.)
• Após
abordarmos o exílio na Ditadura e o caso Miguel Arraes solicitaremos que a
turma se divida em grupos de 5 pessoas para, logo após, serem entregues a cada grupo uma carta
escrita por Miguel Arraes durante o seu exílio na Argélia. Após cada grupo
receber as cartas os mesmo ficarão a cargo de fazer a leitura da carta e
discutirem o conteúdo do texto.
Duração: (15 min.)
• Após a
discussão cada grupo ficará responsável por apresentar a carta à turma e as
impressões que o grupo teve do texto. Neste momento o professor, ou monitor,
irá intervir durante as apresentações conduzindo o debate para questões
importantes do conteúdo, fazendo questionamentos para estimular a curiosidade
dos alunos acerca do texto como também respondendo a questões que possam
surgir.
Conteúdo
abordado neste momento: Exílio na Ditadura Civil-Militar sendo abordadas as
razões que levaram as pessoas ao exílio, os locais para onde iam os exilados,
quem eram os exilados, a atuação dos exilados contra o Regime Militar, a vida
cotidiana dos exilados, estudo de caso com base no exílio de Miguel Arraes.
Duração: (25 min.)
Explicação da Avaliação
Duração: (5 min.)
AVALIAÇÃO:
Será solicitado que os estudantesproduzam em casa ume-mail,
no qual os mesmos terão que relatar como se deu o exílio durante a Ditadura
Civil-Militar, os motivos que levaram pessoas a deixar o país e relatar suas
atuações contra o regime mesmo estando fora do país. Este e-mail será elaborado
com base nas cartas de Miguel Arraes trabalhadas em sala, para que os
estudantes possam demonstrar como se dá a produção historiográfica e a relação
do historiador com as fontes documentais, sendo estipulado um prazo de quatro
dias para o envio dos e-mails para o endereço eletrônico da
professora-supervisora.
REFERÊNCIAS:
ACNUR. Extrato do Livro “A Situação dos Refugiados no Mundo.
50 anos de acção humanitária; ACNUR; 2000”. Acesso: 05 setembro 2016.
Disponível em:
http://www.acnur.org/t3/portugues/informacao-geral/premio-nansen/o-altocomissario-fridtjof-nansen
COUTO, Ronaldo Costa. História indiscreta da ditadura e da
abertura: Brasil 1964 – 1985. Rio de Janeiro: Record, 1998.
CRUZ, Fábio Lucas. A História e as memórias do exílio
brasileiro. Revista Catarinense de História [on-line], Florianópolis, n.20,
p.115-137, 2012.
REIS, Daniel Araão. Ditadura Militar, esquerdas e sociedade.
Rio do Janeiro. Jorge Zahar. Ed., 2000.
Seguem cinco cartas de Miguel Arraes obtidas no Instituto Miguel Arraes (IMA), trabalhadas como documentos durante as aulas
1 – Carta de Miguel Arraes ao Cardeal Benelli:.
2 – Carta de Miguel Arraes à Callado
3 – Carta de Miguel Arraes a um destinatário desconhecido.
4. Carta de Miguel Arraes à Ana Arraes
5. Carta de Miguel Arraes a um destinatário desconhecido
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