terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Plano de Aula: Mitologia grega e sua relação com a construção dos Jogos Olímpicos

TÍTULO: Mitologia grega e sua relação com a construção dos Jogos Olímpicos

João Pedro Holanda, Leonardo Henrique, Philipe Paulino, Rayssa Nascimento, Waldomiro Borges
Escola Oswaldo Lima Filho

Objetivos específicos:
·         Assinalar as diversidades sociopolíticas entre os gregos;
·         Descrever os sentidos religiosos na prática social helênica;
·         Identificar a influência cultural da mitologia grega na construção dos jogos olímpicos.
Conteúdo:
·         Mitologia grega;
·         Criação dos jogos olímpicos;
·         Aspectos da sociedade grega: sociedade, política, religião.
 Metodologia:
·         Entraremos em sala portando cartazes com representações de deuses gregos. A ideia é que a entrada seja bem agitada, entusiasmante. Perguntaremos aos alunos se eles conhecem aquelas figuras dos cartazes. Após este momento, explicaremos que tais figuras fazem parte do mundo mitológico grego, abordando, de maneira simples, o que seria mitologia. (15 minutos).
·         Num segundo momento, explicaremos a narrativa da criação mitológica do mundo segundo os gregos incluindo os principais deuses do panteão grego, logo após será passado um slide com as representações dos deuses e as modalidades olímpicas em sua homenagem, além das cidades em que eles são patronos (fazer uma analogia com a ideia de santo padroeiros da cidade dos alunos). (20 minutos).
·         Adentrar nos aspectos políticos e sociais das principais pólis gregas (20 minutos).
·         Expor as motivações que levaram a construção dos jogos olímpicos, sua importância para a sociedade, influência na política e religião; frisar que os jogos para os gregos tinham também uma conotação religiosa. (15 minutos).
Avaliação:
·         Esta avaliação tem sentido no processo de construção dos jogos olímpicos na escola. Dividiremos a sala em quatro grupos, cada um deles representará uma pólis no dia do evento (neste dia, eles irão preparados para torcer por seus “atletas” com cartazes e símbolos representativos) e elegerão um deus para o olimpo. Neste momento construiremos em conjunto aos discentes um roteiro para a abertura das olimpíadas, tal roteiro será encenado no dia do evento.  (30 minutos).
Referências:
BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia: história de deuses e heróis. 26º Ed.Ediouro, SP,2012. 
DETIENNE, Marcel. Os gregos e nós, Uma antropologia comparada da Grécia antiga. Tradução: Mariana Paolozzi e Sérvulo da Cunha. Edições Loyola, São Paulo, 2008.

FUNARI, Pedro Paulo A. A importância de uma abordagem crítica da História Antiga nos livros escolares. Site NetHistória. Brasília, jan. 2004. 

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