Iluminismo: Da Enciclopédia à Wikipédia
Manoel Caetano; Isabella Lótus; Raimundo Jr; Vitoria Santos e João Souza
Equipe da EREM Trajano de Mendonça
OBJETIVOS
GERAL: Compreender as relações da difusão do conhecimento e
a disseminação da informação na contemporaneidade.
ESPECÍFICOS:
• identificar
uma das estratégias da difusão do conhecimento no Iluminismo: a Enciclopédia;
• destacar
nos dias de hoje o que seria um lugar com essa pretensão (difusão do
conhecimento) acessível a todo mundo;
• Analisar
a Wikipédia como estratégia colaborativa de construção de conhecimento na
atualidade;
• trabalhar
em grupo na construção colaborativa de um verbete;
CONTEÚDO
• Difusão
do conhecimento no contexto do Iluminismo relacionando com as formas de
disseminação do mesmo na contemporaneidade;
• O
iluminismo como um marco na produção do conhecimento tanto para os intelectuais
tanto os populares;
METODOLOGIA
• Motivação
Inicial: Antes da entrada em sala, dos alunos, livros estarão dispostos sobre a
banca de alguns. No início da aula o professor entrará com muitos livros. O
professor entrará em sala trajado aos moldes dos intelectuais Iluministas (7
min);
• Formação
de grupos para a análise da enciclopédia; serão dispostas enciclopédias para os
grupos; e ele farão a análise de seus elementos (15 min);
• Perguntas
problemas para o norte da aula: No contexto do Iluminismo como vocês acham que
a informação era disseminada? Vocês
sabem o que é uma enciclopédia? Hoje que mecanismos têm essa pretensão de
difusão do conhecimento? Quem idealizou a construção da enciclopédia? Quais as
pessoas que informavam através da enciclopédia? Para vocês: quais mecanismos de
propagação do conhecimento estão disponíveis hoje? .... Haverá um debate sobre
essas questões tendo o intuito de concatenar as respostas dos alunos aos
aspectos de criação da enciclopédia e sua relação com a difusão do conhecimento
na atualidade (25 min);
• serão
direcionados para os tablets, computadores e notebooks com o intuito de criar
verbetes que sejam de seus afetos no Wikipédia.
(30 min)
Obs: Caso os alunos estejam impossibilitados de utilizarem
os tablets e computadores, diante da falta de disponibilidade da escola, eles
serão direcionados a realizarem os verbetes em uma plataforma do Wikipédia.
(Segue em anexo)
AVALIAÇÃO
- A avaliação será processual, sendo assim, iremos observar
as discussões e debates durante a aula para perceber se os alunos atingiram os
objetivos. E no momento final, os alunos exemplificaram a construção do
conhecimento ao longo da aula produzindo um verbete para o Wikipédia, tendo em
vista que a proposta é a comparação do acesso e produção do conhecimento em
certos momentos históricos; tudo isso será recapitulado nos minutos finais da
aula com observações acerca da produção realizada.
REFERÊNCIAS
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de
Gutemberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: II: da
Enciclopédia à Wikipédia. Tradução Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Zahar,
2012.
História da Sociedade e Cidadania, Alfredo Boulos Júnior.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: Dos
pré-socráticos a Wittgenstein. 6º edição, editor Jorge Azhar, Rio de Janeiro,
1997.
VICENTINO, Claudio. História geral. Ed. Atual. e ampl.- São
Paulo: Scipione, 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário