Além das quatro linhas: Reflexos da ditadura civil-militar no futebol brasileiro.
Ano: 3° Médio
Duração: 100min
TEMA DA AULA: Ditadura civil-militar: Amanhã vai ser outro
dia?
TÍTULO DA AULA: Além das quatro linhas: Reflexos da ditadura
civil-militar no futebol brasileiro.
EXPLICAÇÕES PRÉVIAS:
CONTEÚDO:
1) A
popularização do futebol no Brasil e a sua transformação de esporte, para
símbolo nacional da identidade. O processo de construção do “Brasil país do
futebol”.
2) As
relações do Estado com o futebol e o processo de instrumentalização do mesmo
para fins do interesse dos militares na ditadura.
3) A relação
dos militares na ditadura com a copa do mundo, o governo Médici e sua interação
com o futebol e a repressão dos anos de chumbo.
MATERIAL ULTILIZADO:
• Data
Show;
• Caixa de
Som;
• Notebook;
• Quadro;
• Piloto;
• Apagador;
• Bola de
futebol;
• Coletes
padronizados nas cores preto, verde e amarelo;
• Microfone;
• Cartazes;
• Fotografias
impressas, retratando o futebol e a repressão da ditadura;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Trabalhar
o tema da ditadura civil-militar partindo de análises acerca de acontecimentos
que possibilitaram o golpe de 1964;
• Promover
uma reflexão sobre esse passado recente do país, com a finalidade de
desenvolver nos educandos uma postura crítica, além de propor um debate sobre
os princípios democráticos que estão presente na contemporaneidade.
• Identificar
que o futebol vai além de um mero entretenimento, entender as suas relações com
os outros setores como o cultural, simbólico e estético.
• Estimular
a aproximação do estudante com fontes históricas que promovam a construção da
autonomia do estudante no processo de aprendizagem.
• Analisar
o período da ditadura civil-militar, e a instrumentalização do futebol como
anestesiante do povo em momentos de insatisfação contra o Estado.
• Criticar
os discursos de ódio e repressão que ganham novas roupagens no atual cenário
político e econômico brasileiro, que exaltam ideais que aludem a ditadura
civil-militar, e que são muito comuns.
• Analisar
e criticar o seu papel na sociedade enquanto cidadão, percebendo-se na
construção das novas relações de poder.
METODOLOGIA
Esta aula foi elaborada pelo projeto PIBID-UFPE, para ser
aplicado na Escola Martins Júnior, no 3º ano do Ensino Médio, turma A, que é
composta por 36 alunos. A equipe composta por 5 bolsistas e 1
professor-supervisor, todos participarão da aplicação da motivação inicial, um
dos bolsistas ficará responsável por fazer as anotações de observação da
execução da aula. A motivação inicial que, consiste na primeira etapa em um
jogo de “barrinha”, acontecerá na quadra poliesportiva da escola. Na segunda
etapa os estudantes serão direcionados a uma exposição de cartazes e
fotografias que estarão dispostos no corredor a caminho da sala, onde a aula
terá seguimento, o tempo da exposição será de 10 minutos. Ao se acomodarem na
sala, o espaço será aberto a um debate de 10 minutos, para que a
problematização levantada nas atividades anteriores e estimulando seus
conhecimentos prévios sobre o assunto possam ser sondados.
Motivação Inicial - Jogo de Barrinha: Ditadura X Democracia.
1) Os
primeiros 10 minutos de aula, estão reservados para encaminhar os estudantes a
quadra e explicar as regras do jogo.
2) Regras do
jogo:
• A turma
deve se dividir em dois grupos;
• Desses
dois grupos, dois times com 5 jogadores se formarão. Um representará a
democracia, o outro a ditadura.
• Os
estudantes restantes serão as torcidas de seus respectivos times, Ditadura e
Democracia;
• O time da
Ditadura deverá usar o colete preto e vendar os olhos;
• O time da
Democracia deverá usar o padrão verde-amarelo e uma mordaça;
• Um
estudante deve ser escolhido para arbitrar o jogo;
• Um
estudante será escolhido para narrar o jogo no microfone.
• O jogo
terá duração de 10 minutos.
Exposição de cartazes e fotografias.
3) Após o
jogo na quadra, conduzir os estudantes para a exposição de cartazes e
fotografias, no corredor em direção a sala de aula. Será disponibilizado o
tempo de 10 minutos. De um lado da exposição serão apresentados o futebol e
suas conquistas, a taça de campeão e os jogadores. Do outro lado serão
apresentados cartazes com frases de revolta contra a ditadura, fotografias de
repressão e tortura.
Discussões e reflexões sobre a ditadura civil-militar.
4) Ao chegar
na sala de aula, uma avaliação-debate dirigida pelos professores bolsistas será
realizada em 10 minutos. (40 min até aqui)
5) Apresentação
de vídeo “ gols da seleção de 1970” e exposição oral sobre ditadura
civil-militar em 25 minutos.
6) Os
estudantes terão 15 minutos para criar um slogan ufanista da ditadura
civil-militar.
7) Avaliação
para entregar na próxima aula.
AVALIAÇÃO:
• Avaliação
1: Debate de 10 minutos sobre a atividade proposta na motivação inicial.
• Avaliação
2: Crie em 15 minutos um Slogan de um discurso ufanista que possivelmente seria
utilizado no período da ditadura civil-militar.
• Avaliação
3: Pesquise e analise uma crônica jornalística sobre a seleção brasileira
durante o período 1966-1970.
REFERÊNCIAS:
FICO, Carlos. História do Tempo Presente, eventos
traumáticos e documentos sensíveis: o caso brasileiro. Varia História (UFMG.
Impresso), v. 28, p. 43-59, 2012.
__________. Versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura
militar. Revista Brasileira de História (Impresso). São Paulo, v. 24, n.47, p.
29-60, 2004.
FREYRE, Gilberto. “Foot-ball Mulato”, in Diário de
Pernambuco, 8/6/1938, p. 4. Reproduzido em Gilberto Freyre. Sociologia. 4a ed.
Vol. II. Rio de Janeiro, José Olympio, 1967, p. 432.
MACHADO, Gilka. “Aos Heróis do Futebol Brasileiro” [1938],
in Poesias Completas. Rio de Janeiro/Brasília, Cátedra/Instituto Nacional do
Livro, 1978.
REIS FILHO, Daniel Aarão. Ditadura Militar, esquerdas e
sociedade. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. v. 1.
FERREIRA, João Fernando Pelho. A Copa de 70, o governo
Médici e a construção do morenão. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História –
ANPUH - São Paulo, julho 2011.
CALDAS, Waldenyr. Aspectos sociopolíticos do futebol
brasileiro. Revista USP, São Paulo. N. 317. p.41-49. 1994.
FRANCO JUNIOR, Hilário. Brasil país do futebol?. Revista USP
• São Paulo - n. 99 - p. 45-56 – Setembro/ Outubro/ Novembro 2013.
MAGALHÃES, Livia Gonçalves. Futebol em tempos de ditadura
civil-militar. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo,
julho 2011.
FRAGA, Gerson Wansen. O futebol no tempo da ditadura. Mar,
2014. Disponível em Impedimento futebol e cultura. Acesso: http://impedimento.org/ofutebolnotempodaditaduraentrevistacomohistoriadorgersonwasenfraga/.
2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário