TÍTULO: A Guerra fria e a influência
norte-americana para a Ditadura Civil-Militar brasileira.
CYBELLE LUCIANA DE OLIVEIRA
ISABELA NATHÁLIA NUNES TRISTÃO
JONATHAS DUARTE OLIVEIRA DE SOUZA
KARLA APARECIDA BATISTA LEAL DOS SANTOS
NATHANI RAFAELA DE OLIVEIRA NEVES
Escola Estadual do Paulista
JUSTIFICATIVA: Estabelecer ligação com
o componente curricular trabalhado anteriormente pelo professor (Guerra Fria) e
introduzir o novo assunto a partir da reflexão das reverberações do conflito de
ordem internacional no país, desenhando as diferenças entre capitalismo e
socialismo bem como o imaginário mundial sobre as duas ideologias a fim de
abrir caminho para que o estudante atribua significados e valor aos conceitos a
partir de suas experiências e da conceituação feita em sala.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Conceituar a Guerra Fria;
·
Diferenciar Capitalismo e Socialismo;
·
Apontar as interferências/influências dos EUA para
implantação do Regime Militar no Brasil.
CONTEÚDOS:
·
A Guerra Fria: a polarização: EUA x URSS;
·
O socialismo em contraposição ao Capitalismo
através de seus aspectos sociais, econômicos e de propriedade;
·
Influências dos EUA para a implantação do Regime
Ditatorial no Brasil (suporte para manobras de caráter bélico e de intimidação
a fim de evitar possíveis movimentos revolucionários como o ocorrido em Cuba).
RECURSOS DIDÁTICOS:
·
Caixa de som;
·
Quadro branco;
·
Piloto;
·
Folhas de papel A4;
·
Vídeo e Slides (Datashow).
·
Fontes: diálogos entre o embaixador dos EUA no
Brasil, Lincoln Gordon, e a presidência norte-americana A PARTIR DA EXIBIÇÃO DE
MOMENTOS DO DOCUMENTÁRIO. FICHAR!
ESTRATÉGIAS CRONOMETRADAS:
1)
Inicialmente, explicaremos quais serão os objetivos do
projeto de intervenção a ser desenvolvido na turma – estabelecimento de um
contrato pedagógico propondo uma nova experiência na qual todos terão
possibilidade de aprender coisas novas, necessitando dedicação e compromisso
(10 min); (coloquem em anexo o modelo do contrato a ser acordado com a turma)
2)
Em seguida, discutiremos nossa metodologia (quantos
encontros e os dias da semana) (5 min)
3)
Revisar o conceito de Guerra Fria e apontar as
diferenças entre Socialismo e Capitalismo com relação à disputa pela hegemonia
mundial, utilizando mapas a fim de ilustrar a polarização no mundo (10 min);
4)
Depois disso, discutiremos com os alunos a influência
dos EUA no Brasil – a partir do embaixador estadunidense lincolngordon e o
envio de informações ao presidente fulano de tal dos EUA a fim de intervir no
Brasil com demonstrações de força para evitar a eclosão de movimentos de
interesses contrários aos capitalistas – durante este período utilizando
registros históricos que comprovem essas comunicações (Através de trechos do documentário
O dia que durou 21 anos QUAIS TRECHOS – MOMENTOS DO VÍDEO. 15 min);
6) Por último, explicaremos a atividade que
deverá ser entregue na próxima aula (05 min).
AVALIAÇÃO:
1) Em duas questões, solicitaremos as seguintes
repostas: 1) Na guerra fria, como se configurava a tensão entre o bloco
capitalista e socialista? 2) Escolha uma das três orações a seguir: (coloquem
uma frase do documento analisado em sala de aula, no qual as autoridades
norte-americanas falem explicitamente que precisam controlar o ambiente
político brasileiro) e tragam comentado em no máximo 5 linhas.
BIBLIOGRAFIA:
RIDENTI, Marcelo. Cultura e política: os anos
1960-1970 e sua herança. In: FERREIRA, J. e DELGADO, L.A.N. O Brasil Republicano. Rio de
janeiro, Civilização Brasileira, 2008.
VICENTINO,
Claudio; DORIGO, Gianpaolo. História do Brasil. São Paulo: Scipione,
1997.
BRAICK,
Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro
milênio. São Paulo: Moderna, 2013.
https://www.youtube.com/watch?v=U91gtFREBY0
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