Exilados ontem e hoje: um olhar para os exílios forçados na atualidade através de imagens
Ano: 3ºMédio Duração:
100min
TEMA DA AULA: Exilados na Ditadura Civil-Militar e
Refugiados no presente
TÍTULO DA AULA: Exilados ontem e hoje: um olhar para os
exílios forçados na atualidade através de imagens
EXPLICAÇÕES PRÉVIAS:
CONTEÚDO:
7) A
situação dos refugiados no mundo atual: Países de asilo: condições dos
refugiados – a questão humanitária;
8) O caso
sírio:
Guerra
civil – Governo Bashar Al-Assad e Milícias na Síria.
Destruição
Síria, fugas humanas.
9) Exilados
e refugiados: Processos migratórios na comunidade da Torre, pessoas que
deixaram suas cidades, na maioria das vezes cidades do interior, para buscarem
oportunidades na capital. Sabe-se que tecnicamente as pessoas que advém desses
processos não o fazem por obrigação, porém, na prática, são obrigadas a fazerem
para conseguirem recursos necessários à manutenção de vida.
Exílio no
caso da Ditadura Civil-Militar no Brasil e suas semelhanças e diferenças com as
fugas de famílias da Guerra Civil Síria;
10) Imagem como
Documento:
As
narrativas por trás das fotografias dos refugiados.
O papel
do pesquisador-historiador e o trabalho com imagens como fontes históricas.
MATERIAL ULTILIZADO:
• Imagens
para os quebra-cabeças impressas em gráfica
• Impressão
de 28 textos: “Quando a imagem da morte é necessária para nos lembrar dos vivos
- Leonardo Sakamoto”
Fonte:
http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2015/09/03/quando-a-imagem-da-morte-e-necessaria-para-nos-lembrar-dos-vivos/
• 5
cartolinas
• Pilotos/Hidrocor
– no mínimo cinco
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Caracterizar
as diferenças e semelhanças entre os exilados daDitadura e os refugiados
sírios.
• Descrever
as consequências de um processo de deslocamentos humanos, sejam forçadas ou
não, na vida dos indivíduos migrados.
• Aproximar
das pessoas da comunidade advindas de processos migratórios, sensibilizando-se
com os motivos que as levaram a deixar suas cidades e as situações que elas
encontraram.
METODOLOGIA
Esta aula foi preparada pelo projeto PIBID-UFPE, para ser
aplicada na Escola Martins Júnior, no 3º ano do Ensino Médio, turma A, que é
composta por 28alunos. A equipe é composta por 5bolsistas e 1
professor-supervisor. Esta aula será realizada por 5 bolsistas e 1 professor
supervisor, contudo a mesma também poderia ser executada por 1 professor e 1
auxiliar.
Motivação Inicial – Quebra cabeça:
1. A turma
será dividida em 5 grupos. Cada grupo receberá um envelope contendo uma imagem
para construção de um quebra-cabeça. No final cada grupo observará o resultado
das imagens construídas pelos outros grupos, descrevendo o acontecimento e como
ele foi representado no desenho pelo artista.
Duração: (15 min.)
2. Leitura
do texto: Quando a imagem da morte é necessária para nos lembrar dos vivos de
Leonardo Sakamoto:
(http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2015/09/03/quando-a-imagem-da-morte-e-necessaria-para-nos-lembrar-dos-vivos/)
Debate do texto e das imagens.
Duração: (25 min.)
Exposição dialogada de conteúdo:
o Conteúdos
abordados:
11) A situação
dos refugiados no mundo atual:
Países de
asilo: condições dos refugiados – a questão humanitária;
12) O caso
sírio:
Localização
geográfica, destruição síria, fugas humanas.
Guerra
civil – Governo Bashar Al-Assad e Milícias
13) Processos
migratórios: na comunidade da Torre existem pessoas que deixaram suas cidades,
na maioria das vezes cidades do interior, para buscarem oportunidades na
capital. Sabe-se que tecnicamente as pessoas que advém desses processos não o
fazem por obrigação, porém, na prática, são obrigadas a fazerem para
conseguirem recursos necessários à manutenção de vida.
14) Exilados e
refugiados:
Exílio no
caso da Ditadura Civil-Militar no Brasil e suas semelhanças e diferenças com as
fugas de famílias da Guerra Civil Síria;
15) Imagem como
Documento:
As
narrativas por trás das fotografias dos refugiados, a imagem como documento
histórico. O papel do pesquisador-historiador e o trabalho com imagens como
fontes históricas.
Duração: (30 min.)
Aplicação da 1ª Avaliação e apresentação dos grupos.
Duração: (25 min.)
Explicação da 2ª Avaliação:
Duração: (5 min.)
1ª AVALIAÇÃO:
Divididos em grupos, os estudantes deverão construir um
quadro síntese tratando das diferenças e semelhanças entre os exilados na
Ditadura Civil-Militar e os Refugiados sírios, farão isto numa cartolina, que
no final será exposta na sala de aula.
2ª AVALIAÇÃO:
Os estudantes ficarão responsáveis por identificar em sua
comunidade pessoas advindas de processos migratórios para obter acesso a
oportunidades de trabalho, qualidade de vida ou bem-estar social e entender as
consequências do processo de deslocamentos humanos, sejam forçados ou não na
vida dos indivíduos migrados, tanto como o motivo que as levaram a deixar suas
cidades, farão isto por meio entrevistas. Além da entrevista, os estudantes
terão que fotografar o cotidiano das pessoas entrevistadas e montarem uma
exposição na sala de aula com estes registros, através do próprio celular ou da
câmera fotográfica, para garantirem a utilização das imagens eles apresentarão
um termo de autorização de uso das imagens aos entrevistados. Os estudantes
irão fixar as imagens na sala e montarem legendas de acordo com o conteúdo das
entrevistas. Esta exposição será feita uma semana após a execução da aula acima
descrita.
REFERÊNCIAS:
ACNUR. Extrato do Livro “A Situação dos Refugiados no Mundo.
50 anos de acção humanitária; ACNUR; 2000”. Acesso: 05 setembro 2016.
Disponível em:
http://www.acnur.org/t3/portugues/informacao-geral/premio-nansen/o-altocomissario-fridtjof-nansen
BIJOS, Leila. SILVA, Patrícia Almeida da.ANÁLISE DA
PRIMAVERA ÁRABE: um estudo de caso sobre a revolução jovem no Egito. Revista
CEJ, Brasília, Ano XVII, n. 59, p. 58-71, jan./abr. 2013.
CORRÊA, Luís Fernando Casara. Confrontos na síria: a teoria
crítica aplicada ao conselho de segurança.
COUTO, Ronaldo Costa. História indiscreta da ditadura e da
abertura: Brasil 1964 – 1985. Rio de Janeiro: Record, 1998.
CRUZ, Fábio Lucas. A História e as memórias do exílio
brasileiro. Revista Catarinense de História [on-line], Florianópolis, n.20,
p.115-137, 2012.
FURTADO, Gabriela. Roder, Henrique. Aguilar, Sergio L. C. A
guerra civil síria, o oriente médio e o sistema internacional. Série Conflitos Internacionais.
V. 1, n. 6 - Dezembro de 2014. UNESP.
MAUAD, Ana Maria Através da Imagem: Fotografia e História
Interfaces.Tempo, Rio de Janeiro, vol. 1, n °. 2, 1996, p. 73-98.
REIS, Daniel Araão. Ditadura Militar, esquerdas e sociedade.
Rio do Janeiro. Jorge Zahar. Ed., 2000.
IMAGENS UTILIZADAS DURANTE A AULA:
Disponível em: http://s2.glbimg.com/DM8JyvbtryGPY2LRxK6D9wFDnS4=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/09/03/aylan9.jpg.
Acesso: 21 de set. de 2016
Disponível em: http://s2.glbimg.com/7v2kWRbzHyAxKKiZx7nAKu7LiKw=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/09/03/aylan4_2.jpg.
Acesso: 21 de set. de 2016
Disponível em: http://s2.glbimg.com/xXgXvlvLmEusA54BpScDmqnAzz4=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/09/03/aylan5.jpg.
Acesso: 21 de set. de 2016
Disponível em: http://ichef.bbci.co.uk/news/ws/624/amz/worldservice/live/assets/images/2015/09/03/150903180606_anjo_sirio.png.
Acesso: 21 de set. de 2016
Disponível
em:
http://s2.glbimg.com/3g-FkbF9Ytt97Bhrcqov1cccUwE=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/09/03/banksyaylan10.jpg.
Acesso: 21 de set. de 2016
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