ANO: 3° Médio
DURAÇÃO: 100 minutos
TEMA DA AULA: Ditadura Civil-Militar. Amanhã vai ser outro
dia?
TÍTULO DA AULA: Beto Bom de Bola: Futebol e Ditadura
EXPLICAÇÕES PRÉVIAS:
CONTEÚDO:
A popularização do futebol no Brasil e a sua transformação
de esporte, para símbolo nacional da identidade. O processo de construção do
“Brasil país do futebol”;
• As
relações do Estado com o futebol e o processo de instrumentalização do mesmo
para fins do interesse dos militares na ditadura;
• A relação
dos militares na ditadura com a copa do mundo, o governo Médici e sua interação
com o futebol e a repressão dos “anos de chumbo”.
• A
construção de grandes estádios como parte do programa de “grandes obras”.
• Importância
da indústria de cultura na criação do mito coletivo “melhor seleção do mundo”.
MATERIAL UTILIZADO:
• Data
Show;
• Caixa de
Som;
• Notebook;
• Quadro;
• Piloto;
• Apagador;
• Bola de
futebol;
• Microfone;
• Cartazes;
• Fotografias
impressas, retratando o futebol e a repressão da ditadura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Construir
uma reflexão sobre esse passado recente do país. Demonstrar postura crítica
acerca dos princípios democráticos que estão presente na contemporaneidade;
• Compreender
o que são as "obras faraônicas" e o conceito de espetáculo.
• Identificar
que o futebol vai além de um mero entretenimento. Entender as suas relações com
os outros setores como o cultural, simbólico e estético;
• Compreender
o futebol como espaço de desenvolvimento de forças políticas e como fenômeno de
alcance sociocultural.
• Identificar
estádios no Brasil que foram construídos na lógica das grandes obras do período
militar.
METODOLOGIA:
Esta aula foi elaborada pelo projeto PIBID¬/UFPE, para ser
aplicado na Escola Martins Júnior, no 3º ano do Ensino Médio, turma A, que é
composta por 26 alunos. A motivação inicial consiste em apresentar imagem do
estádio do Arruda e de sua construção nos anos 1950 e de sua reforma nos anos
1970. O segundo momento consiste em apresentar o futebol e a conquista da
seleção brasileira de futebol em 1970 como veículo do discurso ufanista.
Introduzir as construções de estádios como uma política das grandes obras.
Pretende-se evidenciar a organização do campeonato brasileiro em 1971 como
planejamento estratégico para o conceito de nação advindo dos militares.
Finaliza-se com a discussão do conceito de espetáculo e de sua utilização no
cotidiano do futebol.
MOTIVAÇÃO INICIAL: Apresentar perante a turma slides
contendo a imagem das primeiras construções do estádio do Arruda em 1950 e de
sua remodelagem na década de 1960 até sua inauguração.(20 min.)
MOMENTO 2: Apresentação oral do tema e dos objetivos da
aula. (20 min.)
MOMENTO 3: Discussão e introdução de conceitos como
Espetáculo, Futebol, Grandes Obras. Exposição oral sobre as relações entre
ditadura e futebol, além de exame dos casos dos times locais (Santa Cruz, Sport
Club do Recife) como recebedores dos incentivos estatais. Detalhar o campeonato
brasileiro como parte da política organizada pela CBD de um torneio “nacional”.
(40 min.)
Avaliação: (20 min.)
AVALIAÇÃO:
O grupo-classe será dividido em equipes, serão
disponibilizadas algumas imagens contendo fotografias de estádios construídos
nesse período, pede-se para escreverem sobre a última lembrança de seu time
jogando em um desses espaços e de como identificam esses estádios aos times que
costumam jogar lá. (20 min.)
REFERÊNCIAS:
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro:
Contraponto, 1997.
FERREIRA, Sylvio. O Legado Político do Colegiado. Disponível
em:
http://www.torcedorcoral.com/blog/colaboradores/tricolores-e-convidados/o-legado-politico-do-colegiado/
FILHO, Daniel Aarão Reis. Ditadura Militar, esquerdas e
sociedade. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. v. 1.
MAGALHÃES, Livia Gonçalves. Futebol em tempos de ditadura
civil-militar. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo,
julho 2011.
WITTER, Jose Sebastiao. O que é futebol. 1a ed. São Paulo:
Brasiliense, 1990.
ZANIN, Luis. Dossiê Nelson Rodrigues e o mito do futebol.
Revista USP: São Paulo. n.96. p. 136-144. 2013.
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