Equipe da Escola Estadual do Paulista
TÍTULO: “O palco: Local de
protesto e resistência”
JUSTIFICATIVA:
Aproximando
os alunos da obra de Oswald de Andrade, pretende-se observar a dimensão
repressiva do sistema a partir da compreensão do que foi o Ato Institucional
número 5 e os mecanismos encontrados pelas atrizes e atores para driblar a
censura, entrando, desta forma, em consonância com as últimas etapas realizadas
do projeto, que propunham estudo da memória e da História Oral para construção
de um ensino alternativo de História.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Explicar o que ficou marcado na
historiografia como “Os anos de chumbo”;
·
Conhecer a trajetória do Grupo Oficina:
do amador ao símbolo de resistência;
·
Sensibilizar os alunos para nossa
situação de apatia e alienação no que diz respeito a nossa realidade política;
CONTEÚDOS:
·
Os anos de chumbo: edição do Ato Institucional
de número 5, medidas de repressão e a construção discursiva política para
alienação da população;
·
A censura como instrumento governamental de
opressão e controle social;
·
As organizações e manifestações artísticas como
meio de resistência: Grupo teatral Oficina (história e fases do grupo).
RECURSOS DIDÁTICOS:
·
Quadro branco;
·
Piloto;
·
Folhas de papel A4;
·
Datashow.
ESTRATÉGIAS CRONOMETRADAS:
1.
Discutindo questões do encontro anterior e munidos de
algumas atividades entregues pelos alunos, faremos o link com o contexto da
implantação da ditadura civil-militar no Brasil e os acordos internacionais
através de um pequeno debate (05min);
2.
Passado o primeiro momento, sem preocupação com
construção detalhada de cada presidente do regime, discutiremos a edição do
AI-5 (que terá suas principais características explícitas no slide), a
repressão posterior e o discurso midiático que ignorava os porões da Ditadura
desviando atenção para “o milagre econômico” (10min);
3.
Apresentar formas de articulação da época –
principalmente artística – para a contestação da realidade imposta e como essa
organização pode ser importante ainda para nós e o porquê nós não nos damos
conta disso – discutir questões de alienação perpassam nossas existências e
nossa dificuldade em perceber essa inércia por já termos nascido neste cenário
– imediatismo midiático para construção da sensação de presentismo (15min);
4.
Por meio de uma linha temporal, explicaremos as fases
que constituíram o grupo Oficina de Teatro e faremos uma rememoração breve da
discussão sobre memória para na próxima aula apresentarmos trechos da
entrevista com Etty Fraser para ilustrar os anos de chumbo (15 min.);
5.
Por último, iremos apresentar a atividade do dia (05
min).
AVALIAÇÃO:
Será pedido para que os estudantes tragam
na próxima aula ou postem em um grupo a ser criado no Facebook exemplos de
peças, obras, artistas, etc. que tenham sido censuradas no Brasil e o porquê
disto.
BIBLIOGRAFIA:
BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio.
São Paulo: Moderna, 2013.
HARTOG,
François. Regimes de historicidade:
presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica Editora,
2015.
RIDENTI,
Marcelo. Cultura e política: os anos
1960-1970 e sua herança. In: FERREIRA, J. e
DELGADO, L.A.N. O Brasil Republicano.
Rio de janeiro, Civilização Brasileira, 2008.
VELLOSO, Monica Pimenta. Os intelectuais e a política cultural do Estado Novo. In: FERREIRA,
J. e DELGADO, L.A.N. O Brasil
Republicano. Rio de janeiro, Civilização Brasileira, 2008.
VICENTINO, Claudio; DORIGO, Gianpaolo. História do Brasil. São Paulo:
Scipione, 1997.
Como atividades programadas extra-classes, os alunos ensaiaram e representaram trechos da peça O Rei da Vela, de Oswald de Andrade. A atividade contou com a colaboração de Ytalo Santana, professor de teatro.
Como atividades programadas extra-classes, os alunos ensaiaram e representaram trechos da peça O Rei da Vela, de Oswald de Andrade. A atividade contou com a colaboração de Ytalo Santana, professor de teatro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Dividir
a sala em grupos de trabalho, visto que nem todos irão participar da encenação.
Grupos serão divididos em: personagens e fala (os atores e atrizes) e equipes
técnicas: uma de montagem de cenário, uma de produção/apoio de palco e uma
responsável pela preparação de um resumo a ser distribuído para a platéia
(nesse resumo objetiva-se que conste quem foi o autor, o contexto de encenação
da peça (1967), um resumo da peça propriamente dita e as metáforas presentes no
primeiro ato da peça, que fez com que a peça fosse considerada subversiva para
o contexto.
·
Planejar
coletivamente cenários e figurinos, e definir as equipes que vão executá-los
·
Planejar
o cronograma de todas as atividades a serem realizadas e ensaios até o dia da
apresentação.
CONTEÚDOS:
·
Texto
das cenas escolhidas para apresentação;
RECURSOS
DIDÁTICOS:
·
Quadro
branco;
·
Piloto;
·
Folhas
de papel A4;
·
Computador.
ESTRATÉGIAS
CRONOMETRADAS:
1)
Identificar
os grupos a serem formados a partir da tarefa de casa e verificar os interesses
de cada um dos membros de cada grupo (a partir de sua desenvoltura e
participação como critério de desempate) (20 min);
2)
Sistematizar
o cronograma (20min).
AVALIAÇÃO:
Observar
a adesão do grupo à proposta e seu entusiasmo com a atividade.
BIBLIOGRAFIA:
ANDRADE, O. D. O rei da vela: peça em
três atos. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1973. Disponível em:
https://monoskop.org/images/a/a3/Oswald-de-andrade-Obras_Completas-vol8.pdf
COUTINHO,
Lis de Freitas. O rei da vela e o oficina (1967-1982): censura e
dramaturgia. Dissertação (mestrado). Universidade de São Paulo, 2011.
OLIVEIRA,
M. E. de; STOLTZ, T. Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky. Educar,
Curitiba, n. 36, p. 77-93, 2010. Editora UFPR78.
PARANHO,
Kátia Rodrigues. Engajamento e intervenção sonora no Brasil no pós-1964: a ditadura
militar e os sentidos plurais do show Opinião. Pitágoras, 500 – vol. 2 –
Abr. 2012.
Ytalo Santana, pessoa maravilhosa a quem devemos nossos
profundos agradecimentos pela sua vontade de construir algo bacana, pela sua
disponibilidade e pela sua pessoa maravilhosa sem a qual este trabalho talvez
não obtivesse o mesmo sucesso.
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