Olimpíadas: um
evento que vai além de um show de cores e competição
Bruna Alencar,
João Pedro Holanda, Leonardo Henrique, Philipe Paulino Rayssa Nascimento.
Escola Oswald Lima Filho.
Objetivos
Específicos:
· Relacionar a atuação
olímpica na antiguidade e na contemporaneidade centrada na questão de gênero;
· Demonstrar o
envolvimento das nações em torno deste evento, superando em muitos casos os
conflitos existentes entre elas;
· Valorizar a superação
dos entraves que permeiam a vida dos atletas paraolímpicos.
Conteúdo:
·
Olimpíadas
e Paraolimpíadas gregas e modernas
·
Vida
social grega
Metodologia:
·
A aula começará com a exibição de um vídeo
que retrata o quarto trabalho de Hércules, altamente vinculado com os jogos
olímpicos (animação da Disney). Nossa discussão, neste momento, será centrada
no caráter das olimpíadas, já que, o evento vai além de um show de cores e
competição, mas também propõe um momento de confraternização entre as nações,
especialmente aquelas que vivem em conflito constante. Abordaremos, inclusive,
que nem sempre este intento de congregação é alcançado. Apontaremos exemplos
históricos concretos que reforçam tal objetivo olímpico, e também outros que
fogem à regra. (Tempo: 20min)
·
Abordaremos que tal congregação entre as
nações muitas vezes esquecia aspectos sociais importantes, como a inclusão de
certos grupos alijados deste espaço. Exibiremos um vídeo que retrata a evolução
da participação feminina nos jogos olímpicos neste século e como tal grupo
galgou posições em meio a atividades antes direcionadas aos homens.
Você sabia? Olimpíadas das
mulheres.
Mulheres no
esporte – Olimpíadas. (Tempo: 10 min.)
·
Mediaremos a discussão do vídeo a partir
do lançamento de questões-problemas que os instiguem à reflexão. Também
pretendemos tocar num importante aspecto apresentado especialmente nas
Olimpíadas do Rio 2016: a participação de membros LGBT no evento. (Tempo:
15min.)
·
Falaremos sobre a realidade da mulher
grega clássica em relação ao esporte e a exclusão do gênero feminino dos jogos
olímpicos oficiais; em contrapartida, discutiremos sobre a existência dos Jogos
Heranos, dedicados à deusa Hera, em que só participavam mulheres, havendo
apenas uma modalidade. Assim, pretendemos desconstruir o ideal de que não havia
participação feminina alguma em atividades esportivas. Entretanto, não
pretendemos criar uma falsa ilusão de igualdade entre homens e mulheres a
partir deste fato, haja vista a desproporção numérica e de prestígio entre as
olimpíadas e os Jogos Heranos. (Tempo: 20 minutos).
·
Conectaremos o debate de gênero à
discussão sobre outro grupo historicamente excluído das atividades esportivas,
mas que vem ganhando seu espaço nos últimos tempos: os deficientes. Exibiremos
um vídeo que demonstra esta inserção dos deficientes no espaço olímpico,
carregando consigo suas histórias de superação e persistência. Pretendemos
causar a reflexão acerca da superação de dificuldades e a não desistência por
conta de limitações que em maior ou menor grau, todos carregamos.
História de superação atletas
paraolímpicos. (Tempo:
15 min).
·
Para complementar o tema
levantado pelo vídeo, discutiremos breves aspectos de superação e
desenvolvimento na biografia do multicampeão da natação Daniel Dias, que vem
vencendo as dificuldades impostas por suas limitações físicas. (Tempo: 20min.)
Avaliação:
·
A avaliação desta aula será realizada no
dia dos jogos olímpicos da escola, concretizando a encenação já planejada desde
o primeiro plano de aula.
Referências:
DIECKERT,
Jurgen. Ensinar e aprender na Educação Física. Rio de Janeiro,
Editora ao Livro Técnico, 1997.
FUNARI,
Pedro Paulo. Grécia e Roma. 3ª
Ed.São Paulo, Contexto, 2004.
FRANCISCO,
Gilberto da Silva. Mulheres-atletas no mundo antigo e o discurso
sobre a participação feminina nos Jogos Olímpicos modernos. MÉTIS: história
& cultura – v. 9, n. 18, p. 49-69, jul./dez. 2010
OLIVEIRA,
Sávio de Assis. Reinventando o esporte:
possibilidades da prática pedagógica. Campinas, CBCE, 2001.
SULLEROT,
Evelyne. História e Sociologia da mulher
no trabalho. 1ª Ed. São Paulo, Expressão e Cultura, 1970.
RIBEIRO,
Bianca Zacché. Evolução histórica das
mulheres nos jogos olímpicos, 2013. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd179/mulheres-nos-jogos-olimpicos.htm/
Acesso em 15 de set. 2016.
Vídeos
utilizados:
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