PLANO DE AULA. O amor
e a amizade na sociedade da informação.
Manoel Caetano; Isabella Lótus;
Raimundo Jr; Vitoria Santos e João Souza
OBJETIVOS
GERAL
Analisar as formas como são expressos os sentimentos de amor
e amizade na contemporaneidade, contrapondo o que é feito no ciberespaço com o
que é feito no dia a dia dos alunos.
ESPECÍFICOS
• identificar
as formas contemporâneas de expressão do amor e da amizade;
• analisar
as expressões do amor e da amizade e de seus opostos, como a inimizade nas
redes sociais;
• comparar
as expressões virtuais e presenciais de amor e amizade.
• expressar
juízo de valor a respeito das expressões de amor e amizade nas redes sociais.
CONTEÚDO
Expressões de amor e amizade na contemporaneidade através
das redes sociais.
METODOLOGIA
• Motivação
inicial: estarão dispostos corações pelas paredes das salas. Serão utilizados
para iniciar os verbetes, como amor e amizade, que eles produziram durante a
aula anterior a respeito da difusão do conhecimento.
• Análise
coletiva do que foi escrito por eles mesmos a respeito do assunto, questionando
em seguida como esses sentimentos são mais comumente expressos hoje em dia.
• Perguntas
norte para a discussão em sala: Vocês são mais tímidos nas redes ou
pessoalmente? Existem limites éticos para a expressão do amor e da amizade?
(neste sentido podem ser feitos apontamentos como: a divulgação de temas como
estupro, exposição do corpo nos conhecidos “nudes”, etc.); Quais são as
vantagens e as desvantagens de poder se relacionar à distância? (caso não surja
deles, apontar como ponto positivo o “estar disponível” com mais facilidade, já
contrapondo com o período do Iluminismo em que a dificuldade de comunicação era
mais evidente).
• Em trios,
os alunos procurarão em suas redes sociais expressões de amor e amizade,
comentarão a respeito disto; dessa forma poderão comparar a diferença entre o
que fazem pessoalmente e virtualmente.
• Emitirão
sua opinião a respeito da manifestação desses afetos na contemporaneidade. Os
resultados das análises serão dispostos em um grupo no Facebook do qual todos
os alunos da turma e nós, professores, fazemos parte.
AVALIAÇÃO
Em trios os alunos acessarão as redes sociais e buscarão
expressões de amor, amizade, ódio e inimizade e se posicionarão sobre a
situação contemporânea entorno desses aspectos, inclusive com relação à ética
das postagens. Argumentarão também a respeito da diferença dessas expressões
quando acontecem pessoalmente ou virtualmente, concluindo com a manifestação de
um juízo de valor a cerca destas problemáticas. O resultado da elaboração dos
alunos será disposto em um grupo no Facebook, no qual a turma e nós,
professores, fazemos parte – podendo anexar fotos do procedimento e dos
resultados.
REFERÊNCIAS
Identidade e cultura na Pós-modernidade
BURKE, Peter. Hibridismo Cultural. São Leopoldo: Ed.
Unisinos, 2006
BAUMAN, Zigmunt. . Amor líquido: sobre a fragilidade dos
laços humanos. Trad. de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: J. Zahar,
2004.
BAUMAN, Zigmunt. Globalização: As conseqüências humanas. Rio
de Janeiro: Zahar, 1999.
BERGER, Peter & Luckmann, Thomas. Modernidade,
Pluralismo e crise de sentido – A orientação do homem moderno. Petrópolis, RJ:
Vozes, 2004.
FROMM, Erich. A arte de amar. Rio de Janeiro: Italiana
limitada. 1995.
FEATHERSTONE, Mike. O desmanche da cultura: Globalização,
pós-modernismo e identidade. São Paulo: Studio Nobel: SESC, 1997.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento
único à consciência universal. São Paulo : Record, 2000.
SILVA, Armando Corrêa da Silva. O mercado mundial e a
alocação de capital e trabalho. In SANTOS, Milton et al. (Orgs.). O novo mapa
do mundo. São Paulo : Hucitec, 1993.
BETSY,Giseli. Vivemos tempos líquidos, nada é para durar.
Disponível em:
http://lounge.obviousmag.org/de_dentro_da_cartola/2013/11/zygmunt-bauman-vivemos-tempos-liquidos-nada-e-para-durar.html.
Acesso em: 03 de dezembro de 2015.
SILVA, Antonio
Marcos de Sousa. A vida transformada em lixo: o refugo da globalização.
Disponível em:
http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/06.071/3097. Acesso em
03 de dezembro de 2016.
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