terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Este blog foi pensado principalmente como espaço para compartilharmos nossas experiências, ideias, textos que estamos lendo ou pretendemos fazê-lo. Sintam-se à vontade para contribuir de diversas maneiras.
Aproveito para indicar o site da capes onde poderão encontrar as regras institucionais do PIBID; http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid 

É importante também que todos tenham conhecimento dos objetivos do projeto de História:
Auxílio à docência:
Os bolsistas deverão auxiliar o (a) professor (a)-supervisor (a) na elaboração, execução e avaliação do seu planejamento de ensino, participando de todas as atividades ocorridas na escola-campo e elaborando materiais e/ou procedimentos didáticos originais para o ensino da História na educação básica, tendo em vista a melhoria das aprendizagens dos alunos;
Intervenção na escola campo:
Os bolsistas deverão elaborar e executar, sob a orientação do (a) professor (a)-supervisor (a), um projeto de intervenção na unidade de ensino, para a melhoria das suas condições e/ou da atuação de seus agentes (professores, estudantes, funcionários ou vizinhança);
Prática de Pesquisa:
Os bolsistas deverão investigar as relações teórico-didáticas entre as aprendizagens adquiridas no âmbito das disciplinas da licenciatura e os saberes demandados pela prática docente na educação básica, tendo em vista o favorecimento da melhoria da aprendizagem em História na educação básica. Durante este processo deverão ler, sistematizar e discutir a bibliografia norteadora das ações e reflexões realizadas na escola-campo, indicadas pelas coordenadoras e divulgar, sempre que possível, os resultados das suas reflexões em eventos acadêmicos;
Formação colegiada:
1. Os bolsistas deverão participar das reuniões quinzenais da equipe de trabalho da escola-campo, apresentando e discutindo as ações realizadas e participar da reunião mensal com as coordenadoras e todas as equipes das escolas-campo envolvidas no projeto, apresentando e discutindo as ações realizadas. Além destas, deverão também discutir as experiências profissionais, as ações realizadas e os materiais produzidos pelo conjunto de bolsistas no seminário anual do projeto;
2. Os bolsistas devem acompanhar, auxiliar e discutir com os demais bolsistas da escola-campo na qual atua, todas as tarefas relacionadas ao projeto; bem como os relatórios relativos à vigência da bolsa

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