Referências Bibliográficas
Reflexões sobre como fazer o trabalho de campo, de Carlos Rodrigues Brandão.
Número especial do Cadernos CEDES sobre ensino de História
Algumas indicações bibliográficas.
ABREU, Martha & SOIHET, Rachel (orgs.) Ensino de História:
conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: 2003.
ANDRÉ, Marli; PASSOS, Laurizete F. “Avaliação escolar: desafios e
perspectivas”. In: CASTRO, Amélia Domingues de & CARVALHO, Anna Maria
Pessoa de (orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e
média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005, p. 177-195.
BARBOSA, Alexandre Valença. História em quadrinhos sobre a História do
Brasil na década de 1950: a narrativa dos artistas da Ebal e outras histórias.
São Paulo, 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Artes) - Escola de
Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. “Conteúdos e métodos de ensino de
história: breve abordagem histórica” e “História nas atuais propostas
curriculares”. In: BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história:
fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora, 2004, p.59- 128.
BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. São Paulo:
Contexto, 2004.
BONIFÁCIO, Selma de Fátima. História e(m) quadrinhos: análises sobre a
história ensinada na arte sequencial. Curitiba, 2005. Dissertação (Mestrado em
Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do
Paraná.
CAIMI, Flávia. Por que os alunos não aprendem história? Revista Tempo,
UFF, julho de 2006– Dossiê Ensino de História.
CANEN, Ana. Universos culturais e representações docentes: subsídios
para a formação de professores para a diversidade cultural. Educação e
Sociedade, Campinas, ano XXII, n. 77, p. 207-227, Dez/2001.
CARRETERO, Mario et al (orgs.) Ensino de história e memória coletiva.
Porto Alegre: Artemed, 2007.
CARRETERO, Mário. Construir e ensinar as ciências sociais e a história.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
CARRETERO, Mario. La construción de la memória histórica em um mundo
global. 1ª ed. Buenos Aires: Paidós, 2007.
CASTRO, Amélia Domingues de & CARVALHO, Anna Maria Pessoa
de.(Orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São
Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
COLL, César e MARTÍN, Elena. A educação escolar e o desenvolvimento das
capacidades. In: Aprender conteúdos & desenvolver capacidades. Porto
Alegre: Artmed, 2004. pp. 13-51.
DEMO, Pedro. Mitologias da avaliação: de como ignorar em vez de
enfrentar problemas. 2ª ed. Campinas: Autores Associados, 2002 (Coleção
Polêmicas do Nosso Tempo, 68).
FONSECA, Selva G. Didática e prática de ensino em história. 4ª ed. São
Paulo: Papirus Editora, 2005.
FONSECA, Thaís N. de Lima. História e ensino de história. 2ª ed. Belo
Horizonte: Autêntica: 2004.
FOURQUIN, Escola e cultura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FRONZA, Marcelo. O significado das histórias em quadrinhos na educação
histórica dos jovens que estudam no ensino médio. Curitiba, 2007. Dissertação
(Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade
Federal do Paraná.
GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais. Artes Médicas, 1997.
HARTOG, François. Tempo e Patrimônio. Varia Historia, Belo Horizonte,
vol.22, nº 36: p. 261–273, Jul/Dez, 2006.
HOBSBAWM, Eric. Não basta a história da identidade. In: Sobre História.
SP: Cia das Letras, 1998, p. 281-292
HOFFMAN, Jussara. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. Porto
Alegre: Mediação, 2008.
HORN, Geraldo Balduíno & GERMINARI, Geyso Dongley. O ensino de
história e seu currículo: teoria e método. Petrópolis: Vozes, 2006.
HORTA, Maria Lourdes Parreiras Horta. O que é educação patrimonial. In:
Educação Patrimonial, disponível em http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ep/pmg1.htm.
HOYOS, Olga & BARRIO, Cristina Del. “O significado cognitivo e
afetivo da identidade nacional em crianças e adolescentes colombianos e
espanhóis”. In: CARRETERO, Mario et al (orgs.) Ensino de história e memória
coletiva. Porto Alegre: Artemed, 2007, p. 129-145.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional. Formar-se para a
mudança e a incerteza. 4ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2004.
KARNAL, Leandro (org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e
propostas. São Paulo: Contexto, 2005.
KRASILCHICK, Myriam. “As relações pessoais na escola e a avaliação”. In:
CASTRO, Amélia Domingues de & CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (orgs.).
Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo:
Pioneira Thomson Learning, 2005, p. 165-175.
LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável.
Ática, 1997.
LAVILLE, Christian. “Debates e ilusões em torno do ensino de História”.
Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 19, nº 38, p. 125-138. 1999.
LOPES E GASPARIN. “Violência e conflitos na escola: desafios à prática
docente”. Acta Scientiarum. Human and social Sicences. Maringá, vol. 25, nº 2,
p. 295-304, 2003.
LUCKESI, C.C. Prática escolar: do erro como fonte de castigo ao erro
como fonte de virtude. Internet
MACLAREN, Peter. Multiculturalismo revolucionário. Porto Alegre: Artes
Médicas, 1999.
MATTOS, Hebe Maria.“O ensino de história e a luta contra a discriminação
racial no Brasil”. In: ABREU, Martha & SOIHET, Rachel (orgs.) Ensino de
História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra:
2003, p. 127-136.
MATTOZZI, Ivo. Currículo de história e educação para o patrimônio.
Educação em Revista, Belo Horizonte, nº 47, p. 135-155, jun/2008.
MEIRIEU, Philippe. Aprender sim, mas como? 7ª ed. Porto Alegre: Artes
Médicas, 2007.
MEIRIEU, Philippe. Carta a um jovem professor. Porto Alegre: Artmed,
2006.
MEIRIEU, Philippe. Cotidiano da escola e da sala de aula. O fazer e o
compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros curriculares nacionais
para o ensino médio. Brasília: MEC, SEMTEC, 1999.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros curriculares nacionais
para o ensino médio PCN+ Orientações educacionais complementares aos PCN–
Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.
NIKITIUK, Sônia. Repensando o ensino da história. São Paulo, Cortez,
1996.
NOGUEIRA, Natália. HQ comemora a chegada de D. João ao Brasil. http://gibitecacom.blogspot.com/2007/09/jos-bonifcio-o-patriarca-da.html -
14 de nov. 2007.
NOGUEIRA, Natália. José Bonifácio: o patriarca da Independência em
quadrinhos. http://gibitecacom.blogspot.com/2007/09/jos-bonifcio-o-patriarca-da.html - 11 set. 2007.
OLIVEIRA, Margarida M. D. & STAMATTO, Maria Inês Sucupira (org.) O
livro didático de história: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal:
EDUFRN, 2007.
OLIVEIRA, Margarida M. D. et all. Ensino de história: múltiplos ensinos
em múltiplos espaços. Natal: EDUFRN, 2008.
PINSKY, Carla (org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo:
Contexto, 2009.
PRATS, Joaquín. “Ensinar história no contexto das Ciências Sociais”.
Educar, Curitiba, p.191-218, 2006. Editora da UFPR.
RAMA, Ângela et al. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de
aula. São Paulo: Contexto, 2006.
RANGEL, Mary. Métodos de ensino para aprendizagem e a dinamização das
aulas. Campinas: Papirus, 2005.
RIBEIRO, Renilson Rosa. “O saber (histórico) em parâmetros: o ensino da
história e as reformas curriculares das últimas décadas do século XX”. In:
Mneme– Revista Virtual de Humanidades, n. 10, vol. 5, abr/jun 2004, 44p.
Disponível em http://www.seol.com.br/mneme
ROSEMBERG, Fúlvia et. Al. Racismo em livros didáticos brasileiros e seu
combate: uma revisão da literatura. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n.1,
p.125-146, jan-jun 2003.
SÁ, Antônio Fernando de Araúlo. O Cangaço nas histórias em quadrinhos.
In: Combates entre história e memórias. São Cristóvão: Editora da UFS; Aracaju:
Fundação Oviêdo Teixeira, 2005. pp. 161-212.
SANTOS, Rafael & TRINDADE, Azoilda L. da (orgs.) Multiculturalismo:
mil e uma faces da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
SILVA, Luciene M. da. O estranhamento causado pela deficiência:
preconceito e experiência. Revista Brasileira de Educação, v.11, n. 33,
set-dez/2006, p.424-434.
SILVA, M & FONSECA, S.G. Ensinar história no século XXI: em busca do
tempo entendido. Campinas: Papirus, 2007.
SILVA, Marcos. História. O prazer em ensino e pesquisa. São Paulo:
Brasiliense, 2003.
SILVA. Adriana M. P. “Eu, você, Billie Holiday e a(s)
História(s): conversas de sala de aula”. In: Cadernos de História. Ano 3, nº 3,
Recife: UFPE/CFCH: Ed. Universitária da UFPE, 2005, p.241-268.
SIMAN, Lana M.C. & FONSECA, Thais Nívia L. (orgs.) Inaugurando a
história e construindo a nação. Discursos e imagens no ensino de história. Belo
Horizonte: Autêntica, 2001.
SOUZA, Maurício. Abolição dos escravos. São Paulo: Globo/Maurício de
Souza, abr. 2003.
TEIXEIRA, Francisco Carlos da Silva. “Guerra e cinema: um encontro no
temo presente”. Tempo, Rio de Janeiro, nº 16, 2004, p.93-114.
VELHO, Gilberto. Patrimônio, negociação e conflito. Mana: estudos de
antropologia social. UFRJ, Rio de Janeiro, 12(1): 237-248, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário