Referências Bibliográficas


Referências Bibliográficas

Reflexões sobre como fazer o trabalho de campo, de Carlos Rodrigues Brandão.


Número especial do Cadernos CEDES sobre ensino de História

Algumas indicações bibliográficas.

ABREU, Martha & SOIHET, Rachel (orgs.) Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: 2003.
ANDRÉ, Marli; PASSOS, Laurizete F. “Avaliação escolar: desafios e perspectivas”. In: CASTRO, Amélia Domingues de & CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005, p. 177-195.
BARBOSA, Alexandre Valença. História em quadrinhos sobre a História do Brasil na década de 1950: a narrativa dos artistas da Ebal e outras histórias. São Paulo, 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Artes) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. “Conteúdos e métodos de ensino de história: breve abordagem histórica” e “História nas atuais propostas curriculares”. In: BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora, 2004, p.59- 128.
BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
BONIFÁCIO, Selma de Fátima. História e(m) quadrinhos: análises sobre a história ensinada na arte sequencial. Curitiba, 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná.
CAIMI, Flávia. Por que os alunos não aprendem história? Revista Tempo, UFF, julho de 2006– Dossiê Ensino de História.
CANEN, Ana. Universos culturais e representações docentes: subsídios para a formação de professores para a diversidade cultural. Educação e Sociedade, Campinas, ano XXII, n. 77, p. 207-227, Dez/2001.
CARRETERO, Mario et al (orgs.) Ensino de história e memória coletiva. Porto Alegre: Artemed, 2007.
CARRETERO, Mário. Construir e ensinar as ciências sociais e a história. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
CARRETERO, Mario. La construción de la memória histórica em um mundo global. 1ª ed. Buenos Aires: Paidós, 2007.
CASTRO, Amélia Domingues de & CARVALHO, Anna Maria Pessoa de.(Orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
COLL, César e MARTÍN, Elena. A educação escolar e o desenvolvimento das capacidades. In: Aprender conteúdos & desenvolver capacidades. Porto Alegre: Artmed, 2004. pp. 13-51.
DEMO, Pedro. Mitologias da avaliação: de como ignorar em vez de enfrentar problemas. 2ª ed. Campinas: Autores Associados, 2002 (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, 68).
FONSECA, Selva G. Didática e prática de ensino em história. 4ª ed. São Paulo: Papirus Editora, 2005.
FONSECA, Thaís N. de Lima. História e ensino de história. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica: 2004.
FOURQUIN, Escola e cultura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FRONZA, Marcelo. O significado das histórias em quadrinhos na educação histórica dos jovens que estudam no ensino médio. Curitiba, 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná.
GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais. Artes Médicas, 1997.
HARTOG, François. Tempo e Patrimônio. Varia Historia, Belo Horizonte, vol.22, nº 36: p. 261–273, Jul/Dez, 2006.
HOBSBAWM, Eric. Não basta a história da identidade. In: Sobre História. SP: Cia das Letras, 1998, p. 281-292
HOFFMAN, Jussara. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. Porto Alegre: Mediação, 2008.
HORN, Geraldo Balduíno & GERMINARI, Geyso Dongley. O ensino de história e seu currículo: teoria e método. Petrópolis: Vozes, 2006.
HORTA, Maria Lourdes Parreiras Horta. O que é educação patrimonial. In: Educação Patrimonial, disponível em http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ep/pmg1.htm.
HOYOS, Olga & BARRIO, Cristina Del. “O significado cognitivo e afetivo da identidade nacional em crianças e adolescentes colombianos e espanhóis”. In: CARRETERO, Mario et al (orgs.) Ensino de história e memória coletiva. Porto Alegre: Artemed, 2007, p. 129-145.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional. Formar-se para a mudança e a incerteza. 4ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2004.
KARNAL, Leandro (org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2005.
KRASILCHICK, Myriam. “As relações pessoais na escola e a avaliação”. In: CASTRO, Amélia Domingues de & CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005, p. 165-175.
LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. Ática, 1997.
LAVILLE, Christian. “Debates e ilusões em torno do ensino de História”. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 19, nº 38, p. 125-138. 1999.
LOPES E GASPARIN. “Violência e conflitos na escola: desafios à prática docente”. Acta Scientiarum. Human and social Sicences. Maringá, vol. 25, nº 2, p. 295-304, 2003.
LUCKESI, C.C. Prática escolar: do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude. Internet
MACLAREN, Peter. Multiculturalismo revolucionário. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
MATTOS, Hebe Maria.“O ensino de história e a luta contra a discriminação racial no Brasil”. In: ABREU, Martha & SOIHET, Rachel (orgs.) Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: 2003, p. 127-136.
MATTOZZI, Ivo. Currículo de história e educação para o patrimônio. Educação em Revista, Belo Horizonte, nº 47, p. 135-155, jun/2008.
MEIRIEU, Philippe. Aprender sim, mas como? 7ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2007.
MEIRIEU, Philippe. Carta a um jovem professor. Porto Alegre: Artmed, 2006.
MEIRIEU, Philippe. Cotidiano da escola e da sala de aula. O fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio. Brasília: MEC, SEMTEC, 1999.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio PCN+ Orientações educacionais complementares aos PCN– Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.
NIKITIUK, Sônia. Repensando o ensino da história. São Paulo, Cortez, 1996.
NOGUEIRA, Natália. HQ comemora a chegada de D. João ao Brasil. http://gibitecacom.blogspot.com/2007/09/jos-bonifcio-o-patriarca-da.html - 14 de nov. 2007.
NOGUEIRA, Natália. José Bonifácio: o patriarca da Independência em quadrinhos. http://gibitecacom.blogspot.com/2007/09/jos-bonifcio-o-patriarca-da.html - 11 set. 2007.
OLIVEIRA, Margarida M. D. & STAMATTO, Maria Inês Sucupira (org.) O livro didático de história: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: EDUFRN, 2007.
OLIVEIRA, Margarida M. D. et all. Ensino de história: múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal: EDUFRN, 2008.
PINSKY, Carla (org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2009.
PRATS, Joaquín. “Ensinar história no contexto das Ciências Sociais”. Educar, Curitiba, p.191-218, 2006. Editora da UFPR.
RAMA, Ângela et al. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.
RANGEL, Mary. Métodos de ensino para aprendizagem e a dinamização das aulas. Campinas: Papirus, 2005.
RIBEIRO, Renilson Rosa. “O saber (histórico) em parâmetros: o ensino da história e as reformas curriculares das últimas décadas do século XX”. In: Mneme– Revista Virtual de Humanidades, n. 10, vol. 5, abr/jun 2004, 44p. Disponível em http://www.seol.com.br/mneme
ROSEMBERG, Fúlvia et. Al. Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n.1, p.125-146, jan-jun 2003.
SÁ, Antônio Fernando de Araúlo. O Cangaço nas histórias em quadrinhos. In: Combates entre história e memórias. São Cristóvão: Editora da UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2005. pp. 161-212.
SANTOS, Rafael & TRINDADE, Azoilda L. da (orgs.) Multiculturalismo: mil e uma faces da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
SILVA, Luciene M. da. O estranhamento causado pela deficiência: preconceito e experiência. Revista Brasileira de Educação, v.11, n. 33, set-dez/2006, p.424-434.
SILVA, M & FONSECA, S.G. Ensinar história no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus, 2007.
SILVA, Marcos. História. O prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 2003.
SILVA. Adriana M. P. “Eu, você, Billie Holiday e a(s) História(s): conversas de sala de aula”. In: Cadernos de História. Ano 3, nº 3, Recife: UFPE/CFCH: Ed. Universitária da UFPE, 2005, p.241-268.
SIMAN, Lana M.C. & FONSECA, Thais Nívia L. (orgs.) Inaugurando a história e construindo a nação. Discursos e imagens no ensino de história. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
SOUZA, Maurício. Abolição dos escravos. São Paulo: Globo/Maurício de Souza, abr. 2003.
TEIXEIRA, Francisco Carlos da Silva. “Guerra e cinema: um encontro no temo presente”. Tempo, Rio de Janeiro, nº 16, 2004, p.93-114.

VELHO, Gilberto. Patrimônio, negociação e conflito. Mana: estudos de antropologia social. UFRJ, Rio de Janeiro, 12(1): 237-248, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário