quarta-feira, 14 de maio de 2014

Curta histórias (EREM Martins Junior)

Curta histórias: afirmação da identidade negra e aproximação à cultura popular 








O Curta Histórias é um concurso de curtas-metragens voltados para a temática étnico-racial. No ano corrente, o tema do concurso foi "personalidades negras" e nós  junto à EREM Martins Junior participamos de tal competição. 
A personalidade escolhida pelos próprios educandos foi o Mestre Galo Preto., reconhecido em 2011 como Patrimônio Vivo de Pernambuco. O mestre do Coco, que completa, em 2014, 70 anos de suas atividades, nasceu no hoje conhecido como Quilombo de Santa Izabel, no município de Bom Conselho de Papa Caças, no interior de Pernambuco, e tem muita história para contar com sua vasta experiência. Seu repertório inclui temáticas como o preconceito racial e a desigualdade social. 
Ao levar ao Martins Junior a atividade de produção do curta, objetivamos promover a iniciação dos educandos na arte audiovisual e também trabalhar as questões da identidade negra e do preconceito racial e social. Além disso, procuramos promover o contato deles com a cultura popular, representada pelo Coco e por Galo Preto. Nesse contexto, foi possível verificar como tais tradições populares estão, de certa forma, distantes da realidade do jovem, embebidos das músicas e outros produtos "do momento". Contudo, houve grande empolgação para participar da atividade; quanto a isso, é válido ressaltar que nossa gravação ocorreu em um sábado, no feriadão (sexta-feira santa e Tiradentes), o que não impediu que ocorresse com sucesso. Para tanto, contamos também com a colaboração de Renê Nascimento, editor do curta, e Joelton Alves, nosso cinegrafista. 
A produção do curta foi o pontapé inicial para o fomento de discussões a respeito da identidade negra e da cultura popular na EREM Martins Junior. Ainda há muito a ser feito e o recurso audiovisual promete ser um grande aliado.  



Um comentário:

  1. Muito bom trabalho, usando recursos áudio-visuais e discutindo temas estremamentos significativos. Muito legal.

    ResponderExcluir