segunda-feira, 13 de outubro de 2014

CINEAB- EREM Diário de Pernambuco: “O Grande Bazar”



No dia 29 de Maio de 2014 iniciamos as ações do nosso projeto de intervenção no EREM Diário de Pernambuco situada no bairro do Engenho do Meio. A escola atende onze turmas do Ensino Médio, dentre elas seis turmas de 1º ano, três turmas de 2º ano e duas turmas 3º ano, todas em horário semi-integral. A proposta do nosso projeto coletivo é dinamizar o ensino da história africana e afro-brasileira, através de sessões de cinema com filmes africanos e afro-brasileiros.
Como abertura de nosso projeto, convidamos o professor da José Bento para realizar o CINEAB na escola, o filme exibido foi “O Grande Bazar”, o longa-metragem Moçambicano de 2006 dirigido por Licínio Azevedo, esse filme retrata uma estória emocionante, que revela o poder da amizade e demostra a realidade moçambicana com um olhar diferenciado dos estereótipos amplamente arraigados no imaginário coletivo. O filme narra a estória Paíto um garoto de doze anos que ao ser roubado por alguns rapazes decide não voltar para casa enquanto não recuperasse o que havia perdido. O garoto passa a viver num mercado da capital de Moçambique onde conhece Xano, um garoto com propósitos bastante diferentes dos seus, deste encontro inusitado nasce uma amizade. Durante o longa-metragem os garotos compartilham diversas aventuras. Eles encontram em sua jornada vendedores, clientes e ladrões, a vida no mercado é o pano de fundo dessa estória comovente, onde para conseguir dinheiro os dois garotos decidem se juntar e montar um salão de beleza “Rainha do Mercado”. Ao longo da estória passamos a conhecer o cotidiano e um pouco da história dos frequentadores do mercado, suas roupas, costumes, e produtos que mais consumem.
O filme foi exibido no auditório da escola, a sessão teve início as três e quarenta da tarde, após o intervalo para o lanche dos estudantes. Três turmas participaram um 1º ano e dois 2º anos do Ensino Médio, estavam presentes na sala cerca de sessenta estudantes, que demonstraram muita atenção durante toda apresentação do longa-metragem, eles vibravam, torciam e davam risadas com as diversas aventuras vivenciadas pelos protagonistas do filme. Os estudantes demostravam uma grande ansiedade para verem e ouvirem o professor José Bento, os alunos não ficaram tímidos diante do professor, eles participaram do debate que durou meia hora após a sessão. Através dos mercados apresentados no filme, foram feitos alguns contrapontos com os mercados do Recife, dentre eles o mais famoso, o Mercado de São José, senário conhecido pelos estudantes. Os alunos também perceberam as semelhanças em relação às comidas expostas no mercado moçambicano, que podem ser facilmente encontradas nos mercados do Recife, como por exemplo: inhame, pimenta, alho, tomate, entre outros. O Professor José Bento discorreu sobre as principais características dos locais retratados no filme, ele também falou sobre as atividades profissionais exercidas em Moçambique e também sobre moeda utilizada do comercio. Para explicar os aspectos geográficos ele apresentou o mapa, mostrando a vasta diversidade do continente africano.  Durante a explicação um estudante do 1º ano indagou um dos integrantes do PIBID sobre a localização do Haiti no continente africano, o que demonstra uma falta de informação e conhecimento a respeito da localização dos países dentro e fora da África. Durante o debate alguns alunos mencionaram que têm amigos africanos, e também fizeram questionamentos sobre as línguas existentes no continente. A conversa fluiu até passarmos um pouco da hora, alguns pais chegaram a ligar para escola, mas os alunos em sua maioria estavam ansiosos para saber mais. Estudantes de outras salas chegavam para participar do dialogo ou longo da tarde.



Por volta das cinco e quarenta da tarde, encerramos a sessão com o sorteio de quatro livros doados pelo professor José Bento, “Caderno de História: história e cultura africana e afro-brasileira” da série comemorativa de 10 anos da Lei 10.639/03, um exemplar foi doado para a escola.




Nenhum comentário:

Postar um comentário