segunda-feira, 13 de março de 2017

Expo Pibid UFPE 2016 conta com expressiva participação de estudantes


Os estudantes lotaram o Clube Universitário, na sexta-feira (29/02), para a abertura da Expo Pibid UFPE 2016, evento voltado para a socialização das experiências e dos trabalhos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A mesa de abertura foi formada pelo reitor Anísio Brasileiro, pelo pró-reitor para Assuntos Acadêmicos (Proacad), Paulo Goes, pela professora Daniela Bastos, representando o secretário de Educação do Estado, Frederico Amancio, e pela coordenadora institucional do programa na UFPE, Alice Botler.

Reitor Anísio Brasileiro destacou a importância de formar professores:

“A expo Pibid
tem a finalidade de socializar o resultado dos trabalhos que foram realizados ao longo de um ano. O evento é um momento de externar todo esse trabalho, visando a ampliar os resultados e torná-los mais visíveis a um público mais amplo”, explicou Alice. Para o reitor Anísio Brasileiro, a iniciativa é de extrema importância e merece todo o esforço institucional. “O programa Pibid é altamente relevante. Iniciar 2016 com a expo é uma demonstração da importância que a Universidade dá à formação dos professores”, finalizou.
Voltada para pesquisadores, profissionais atuantes em instituições de ensino superior e educação básica, alunos de graduação e pós-graduação e comunidade em geral, a iniciativa conta com atividades como mesas-redondas, comunicações orais, apresentação de materiais didáticos produzidos e pôsteres. As atividades da expo são distribuídas no Clube Universitário e no Centro de Educação (CE), no Campus Recife da UFPE.
“O Pibid é uma experiência indispensável para um estudante de licenciatura. O programa permite o acompanhamento de um grupo, por um ano ou mais, fazendo com que você consiga vivenciar o dia a dia de professor e aluno. É uma troca muito grande. E a Expo é um momento em que você percebe que o Pibid realmente funciona. A gente troca experiência com pibidianos de outras áreas. É muito enriquecedor”, comemorou a estudante de Pedagogia da UFPE Tamires Carneiro. Ela era uma dos muitos alunos que participaram do programa no ano de 2015.

PIBID – O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. A UFPE participa da iniciativa desde 2007. Em 2015, o Pibid UFPE contou com 625 licenciados e 44 docentes de diversos cursos, por meio de 24 subprojetos dos três campi (Recife, Vitória e Caruaru) da Universidade, bem como 90 professores da rede pública de ensino. A cada ano, as experiências são socializadas e os trabalhos apresentados na Expo Pibid UFPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário