quarta-feira, 28 de dezembro de 2016



PLANO DE AULA.  O amor e a amizade na sociedade da informação.

Manoel Caetano; Isabella Lótus; Raimundo Jr; Vitoria Santos e João Souza
Equipe da EREM Trajano de Mendonça.

OBJETIVOS
GERAL
Analisar as formas como são expressos os sentimentos de amor e amizade na contemporaneidade, contrapondo o que é feito no ciberespaço com o que é feito no dia a dia dos alunos.
ESPECÍFICOS
•             identificar as formas contemporâneas de expressão do amor e da amizade;
•             analisar as expressões do amor e da amizade e de seus opostos, como a inimizade nas redes sociais;
•             comparar as expressões virtuais e presenciais de amor e amizade.
•             expressar juízo de valor a respeito das expressões de amor e amizade nas redes sociais.

CONTEÚDO
Expressões de amor e amizade na contemporaneidade através das redes sociais.

METODOLOGIA
•             Motivação inicial: estarão dispostos corações pelas paredes das salas. Serão utilizados para iniciar os verbetes, como amor e amizade, que eles produziram durante a aula anterior a respeito da difusão do conhecimento.
•             Análise coletiva do que foi escrito por eles mesmos a respeito do assunto, questionando em seguida como esses sentimentos são mais comumente expressos hoje em dia.
•             Perguntas norte para a discussão em sala: Vocês são mais tímidos nas redes ou pessoalmente? Existem limites éticos para a expressão do amor e da amizade? (neste sentido podem ser feitos apontamentos como: a divulgação de temas como estupro, exposição do corpo nos conhecidos “nudes”, etc.); Quais são as vantagens e as desvantagens de poder se relacionar à distância? (caso não surja deles, apontar como ponto positivo o “estar disponível” com mais facilidade, já contrapondo com o período do Iluminismo em que a dificuldade de comunicação era mais evidente).
•             Em trios, os alunos procurarão em suas redes sociais expressões de amor e amizade, comentarão a respeito disto; dessa forma poderão comparar a diferença entre o que fazem pessoalmente e virtualmente.
•             Emitirão sua opinião a respeito da manifestação desses afetos na contemporaneidade. Os resultados das análises serão dispostos em um grupo no Facebook do qual todos os alunos da turma e nós, professores, fazemos parte.



AVALIAÇÃO
Em trios os alunos acessarão as redes sociais e buscarão expressões de amor, amizade, ódio e inimizade e se posicionarão sobre a situação contemporânea entorno desses aspectos, inclusive com relação à ética das postagens. Argumentarão também a respeito da diferença dessas expressões quando acontecem pessoalmente ou virtualmente, concluindo com a manifestação de um juízo de valor a cerca destas problemáticas. O resultado da elaboração dos alunos será disposto em um grupo no Facebook, no qual a turma e nós, professores, fazemos parte – podendo anexar fotos do procedimento e dos resultados.

REFERÊNCIAS
Identidade e cultura na Pós-modernidade
BURKE, Peter. Hibridismo Cultural. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2006
BAUMAN, Zigmunt. . Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Trad. de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2004.
BAUMAN, Zigmunt. Globalização: As conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
BERGER, Peter & Luckmann, Thomas. Modernidade, Pluralismo e crise de sentido – A orientação do homem moderno. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
FROMM, Erich. A arte de amar. Rio de Janeiro: Italiana limitada. 1995.
FEATHERSTONE, Mike. O desmanche da cultura: Globalização, pós-modernismo e identidade. São Paulo: Studio Nobel: SESC, 1997.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo : Record, 2000.
SILVA, Armando Corrêa da Silva. O mercado mundial e a alocação de capital e trabalho. In SANTOS, Milton et al. (Orgs.). O novo mapa do mundo. São Paulo : Hucitec, 1993.
BETSY,Giseli. Vivemos tempos líquidos, nada é para durar. Disponível em: http://lounge.obviousmag.org/de_dentro_da_cartola/2013/11/zygmunt-bauman-vivemos-tempos-liquidos-nada-e-para-durar.html. Acesso em: 03 de dezembro de 2015.

  SILVA, Antonio Marcos de Sousa. A vida transformada em lixo: o refugo da globalização. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/06.071/3097. Acesso em 03 de dezembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário