terça-feira, 2 de maio de 2017

Plano de Aula: Purgatório - A escalada para o Céu.

Equipe: Oswaldo Lima Filho
Integrantes: Bruna Alencar, Hélder Freitas, Leonardo Henrique, Philipe Paulino, Rayssa Nascimento.
Turmas: 7º ano do Ensino Fundamental
Título: Purgatório - A escalada para o Céu.
Tema da aula: Renascimento
Tempo: 100 minutos.

Objetivos específicos:
Caracterizar que a ideia de Purgatório como uma criação do escritor Dante Alighieri influenciado pela Ideologia Medieval Cristã;
Trabalhar em grupo as questões sobre o purgatório;
Descrever como a ideia de purgatório de Dante Alighieri influencia em produções artísticas tanto na época de sua publicação quanto na atualidade.
Comparar as visões sobre o Purgatório do escritor Dante Alighieri e do trecho do Filme Auto da Compadecida.

 Conteúdos:
Construção das ideias sobre o Purgatório na Baixa Idade Média;
Purgatório de Dante Alighieri;
Apresentar o trecho do filme Auto da Compadecida, Purgatório/Julgamento de João Grilo.

Metodologia:
- No primeiro momento, aula será expositiva-dialogada e perguntaremos a os alunos se eles já ouviram o termo purgatório, o que vem a cabeça quando se fala essa palavra. 10 min.
- Começaremos a expor que a crença na existência de um purgatório surge de vários concílios da Igreja Católica com um estado passageiro para depois se ascender aos céus, também trataremos sobre a ideia de redenção das almas através de orações que é defendida por Santo Agostinho no século V d.C e como mais tarde esses princípios cristãos irão influenciar a Divina Comedia. 10min.
- Apresentaremos a obra A Divina Comédia: Purgatório contextualizando os principais elementos da obra como personagens, espaço físico onde fica o purgatório e a relação do monte purgatório com o inferno retratado na aula anterior. Após esse momento descrito da obra colocaremos imagens referentes ao artista francês Gustav Doré que representam as passagens descritas na obra do Dante. 10 min.
- Neste segundo momento da aula começaremos a falar da obra literária Auto da Compadecida, como é composto, o contexto que se passa e sua importância, fazendo um paralelo com o julgamento de João Grilo com alguns elementos trabalhados na obra de Ariano, como por exemplo, o inferno e o purgatório que é citado no julgamento dos personagens. 10 min.
- E em seguida iremos exibir um vídeo com o trecho que trata do Julgamento de João Grilo. 18 min.

Avaliação:
Dividiremos a sala em grupos de no máximo cinco integrantes, pediremos para cada grupo construir uma sequência de quadrinhos de no máximo seis cenas em que descrevam e caracterizem a viagem de Dante pelo purgatório. 40-42 min.

Bibliografia:
ALIGHIERI, Dante – A Divina Comédia- Purgatório, Atena Editora, São Paulo, 2003.
BORGES, Valcides Rezende. História e Literatura: Algumas Considerações, Revista de Teoria História, nº3, 2010.
DOS SANTOS, Zeloí Aparecida Martins, História e Literatura: Uma Relação Possível. FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Paraná, 2001.
Link do vídeo, O Auto da Compadecida: O julgamento de João Grilo: https://www.youtube.com/watch?v=CAvIyprhDco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário