quinta-feira, 11 de maio de 2017

O conceito de fonte histórica e da construção social da beleza na Escola Estadual do Paulista

Os alunos dos 1º anos da Escola Estadual de Paulista vivenciaram no mês de abril do ano de 2017, uma nova experiência dentro do seu âmbito escola. Pois, participaram das aulas realizadas pelo PIBID (Programa Instituição de Bolsas e Iniciação a Docência) de História da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Aulas pensadas e aplicadas para a problematização do conceito atual do belo e de fontes no curso histórico da produção histórica e da própria vida de cada estudante que ali estava.

Bolsistas Isabela Tristão e Maria Creusa desenvolvendo atividades juntos aos alunos.

Observando o curso atual das problemáticas dentro das escolas brasileiras e em todo mundo, podemos perceber que uma dos assuntos mais discutidos e polêmicos é a beleza. Em sua total complexidade, conseguimos discutir e escutar dos alunos como todo o padrão da moda e de beleza da sociedade contemporânea interfere na vida de cada um dos 7,2 bilhões de pessoas que vivem na terra. As manobras da mídia, os comercias, o preconceito, ou até as doenças que presenciamos a partir das consequências da busca incessante do belo, nos fez pensar e problematizar o que seria a “beleza” em nossa sociedade. Um paralelo histórico e cultural que demonstrou os tipos de beleza que já foram vivenciados e os vários aspectos culturais e sociais que existem no mundo, conseguiram aguçaram o debate com os estudantes para pensarmos no que realmente é a beleza e seu padrão.

Alunos participaram e levantaram discussões pertinentes em sala de aula.

De extrema relevância presenciar a sensibilidade dos alunos aos temas apresentados, fazendo com que, houvesse diversos momentos de debates entres as opiniões dos estudantes acerca do que é a beleza e o que ela representa, além da importância na forma que utilizamos as fontes históricas pra discutir e construir assuntos como esse e tantos outros. O que aconteceu na Escola Estadual de Paulista (EEP) foi vários momentos de introspecção social dos alunos, professores e pibidianos em sala, foi um esclarecimento coletivo das diversas opiniões, formas e conceitos de vida, beleza e história.

Trazer temas atuais para o debate escolar caracterizou o mérito da atividade para com os alunos.

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