segunda-feira, 10 de julho de 2017

Plano de aula: Pirata caolho da perna de Pau?

Equipe: Oswaldo Lima Filho
Integrantes: Bruna Alencar, Hélder Freitas, Leonardo Henrique, Philipe Paulino, Rayssa Nascimento.
Turmas: 7º ano do Ensino Fundamental
Título: Pirata caolho da perna de Pau? 
Tema da aula: Idade Moderna.
Tempo: 100 minutos.

Objetivo específico:
Desmistificar a visão do Pirata Clássico, de tapa olho, manco, típico de anti-herói das grandes aventuras em busca do tesouro perdido. 
Diferenciar os vários tipos de Pirataria representados na sociedade ocidental contemporânea, tanto no mundo da ficção quanto na realidade do século XX. (Continuação das explicações da aula anterior das diferenças entre Piratas, Corsários e Bucaneiros)

CONTEÚDOS: 
Representações da pirataria na cultura pop ocidental e oriental (Cinema, Animes, Séries de TV, Desenhos Animados, Programas de Televisão) que criam uma determinada imagem do Pirata Moderno.
Pirataria na Contemporaneidade e algumas questões da atualidade (Piratas da Somália; Piratas na Costa do Mediterrâneo; Porque existe esse tipo de prática ainda hoje ?).

Metodologia:
Parte 1: A sala estará organizada, as cadeiras em forma de círculo para permitir um fluxo e deslocamento mais amplo dos alunos, a sala estará devidamente decorada com várias imagens que representam os vários piratas que fazem parte da Cultura POP ocidental e oriental, para isso sugerimos algumas representações como: Piratas do Caribe (2003; 2006; 2007; 2011; 2017); One Piece (1997- atual); Capitão Gancho do Peter Pan (1953; 2003; 2015), Piratas Pirados (2012), Jake e os Piratas da Terra do Nunca (2011-2016). (10m)
Parte II: Já com os alunos sentados, será aberta  uma roda de diálogo sobre como são representados os piratas do período da Idade Moderna e também o como tal  assunto é apresentado produzido pelo cinema, na televisão, nos mangás e também nos conteúdos da internet. Além de comentar sobre a existência de outros tipos de pirataria na atualidade, o exemplo sugerido são os da Somália. (15m)
Parte III: Para melhor compreensão dos estudantes, iremos apresentar  uma pequena contextualização da construção da figura do universo da  pirataria, comentaremos o motivos dessas representações tipo, “Pirata caolho da perna de pau”. Ao longo da apresentação também será  visto as questões de higiene e saúde que os homens do mar estavam dispostos a viver nos navios, barcos, caravelas e naus da modernidade e como isso será transformado em fator determinante na construção dessa ideia. (10m).
Parte IV: Finalizando as discussões, os alunos ainda em círculo, discutiremos a atuação da pirataria na atualidade tendo como representações os ataques dos piratas da Somália, e os novos ataques no Mar Mediterrâneo. 

Eventualidades:
10m

Avaliação: 
A avaliação será feita em grupo de no máximo 5 pessoas, cada grupo deverá construir uma História de Pirata no qual os membro dos grupo serão parte de um navio pirata em pleno século XXI, como eles imaginam um navio pirata nos dias de hoje, a função de cada membro,nome do navio, o que eles buscam, qual relações existem entre a pirataria que eles fazem hoje e daqueles piratas vistos em sala de aula, Reproduzi ou não os estereótipos,   entre outras coisas,, tudo isso deve ser feito de forma que não seja inferior a 30 linhas. No final, cada grupo irá apresentar o resultado do trabalho e a partir disso será discutido as diferenças que cada um dos 5 grupos representa sobre a pirataria. 

Bibliografia:
FERREIRA, Ana Maria Pereira. O essencial sobre o corso e a pirataria. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1985.]
GODOY, Adriana Cristina. O Uso das imagens no ensino da História. SME-PMRP/USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário