sábado, 1 de julho de 2017

Escola do Paulista e a Revolução Industrial vista através do cinema

A sequência didática desenvolvida no segundo bimestre de 2017 no EREM – Paulista pelo PIBID (Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência) de História da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), teve como tema das aulas a serem trabalhadas, “A Revolução Industrial visto através do cinema”.

Como citado anteriormente, as aulas tiveram como objetivo discutir e relacionar a produção cinematográfica com as consequências socioeconômicas da Revolução Industrial no século XVIII. Problematizando as diversas circunstâncias que acabaram por se desenrolar na vida dos trabalhadores e junto à experiência pessoal dos estudantes e seus testemunhos familiares.

Início da aula com a Pibidiana Maria Cleusa com o 2º ano B

Foram cinco aulas ao total, todas de 50 minutos, construindo o debate e a apresentação de filmes dentro de sala. A sequência didática ocorreu em outros espaços do colégio como a biblioteca e o auditório, contou com a participação dos 2° anos do Ensino Médio, com uma faixa etária de 14 a 17 anos.
Preparação para o início das apresentações

Os filmes utilizados foram: Tempos Modernos (1936), As Sufragistas (2015), A Classe Operária Vai ao Paraíso (1971) e Oliver Twist (2005), todos eles recortados e problematizados pelos alunos juntos aos PIBIDianos. Desenvolveram as aulas os PIBIDianos em parceria com o professor de História titular da instituição.
Atividade com questões propostas pelos pibidianos sobre o filme Tempos Modernos (1936) e respondida por um aluno do 2º B.

Por fim, as transformações históricas aparecem como um desafio, tanto para nós quanto para os alunos, mas estes conseguiram transpassar séculos de transições políticas e efetivaram um reconhecimento dos processos e lutas sociais. Esta assimilação foi satisfatória e nos deu ainda mais convicção de que uma consciência popular está sendo fomentada, mesmo em épocas desafiadoras onde o acesso ao conhecimento e a arte estão se esvaindo. A observação de fatos e pessoas que conseguiram modificar o panorama em que viveram motivou a todos nós e possibilitou que cada aula tivesse um significado ainda mais forte e singular. A pluralidade de mundos que a arte despertou em nossas aulas trás significado novo tanto para as produções cinematográficas quanto para nossos papeis como agentes sociais.  


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