A história local requer um tipo
de conhecimento diferente daquele focalizado no alto nível de desenvolvimento
nacional e dá ao pesquisador uma ideia muito mais imediata do passado. Ele a
encontra dobrando a esquina e descendo a rua. Ele pode ouvir os seus ecos no
mercado, ler o seu grafite nas paredes, seguir suas pegadas nos campos (SAMUEL,
1989, apud FONSECA, 2003, p. 153).
Tendo em vista as
potencialidades da História Local para o currículo de história ofertado aos
estudantes do ensino médio, foi realizada, nesta última sexta feira (10/04), a
primeira atividade de campo do projeto Na
Trilha do Pilar.
Contando com a
participação do Professor José Alexandre e dos monitores do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/ UFPE), a atividade de
campo convidou os estudantes da EREM Porto Digital a conhecerem a comunidade do
Pilar, sua história e relação com o Bairro do Recife, onde está situada. Partindo
da unidade de ensino, a trilha seguiu em direção à comunidade, percorrendo do
antigo Moinho Recife até a Igreja de Nossa Senhora do Pilar (1680).
A atividade teve por
objetivo iniciar o estudo e a melhor compreensão do passado da localidade.
Seguem algumas fotos:
(Estudantes da EREM
Porto Digital e os Monitores do PIBID/UFPE)
(Igreja de Nossa
Senhora do Pilar, fundada em 1680)
REFERÊNCIAS:
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e
prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. São
Paulo, Papirus, 2003.
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