quarta-feira, 15 de abril de 2015

Na Trilha do Pilar – EREM Porto Digital


A história local requer um tipo de conhecimento diferente daquele focalizado no alto nível de desenvolvimento nacional e dá ao pesquisador uma ideia muito mais imediata do passado. Ele a encontra dobrando a esquina e descendo a rua. Ele pode ouvir os seus ecos no mercado, ler o seu grafite nas paredes, seguir suas pegadas nos campos (SAMUEL, 1989, apud FONSECA, 2003, p. 153).

Tendo em vista as potencialidades da História Local para o currículo de história ofertado aos estudantes do ensino médio, foi realizada, nesta última sexta feira (10/04), a primeira atividade de campo do projeto Na Trilha do Pilar.
Contando com a participação do Professor José Alexandre e dos monitores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/ UFPE), a atividade de campo convidou os estudantes da EREM Porto Digital a conhecerem a comunidade do Pilar, sua história e relação com o Bairro do Recife, onde está situada. Partindo da unidade de ensino, a trilha seguiu em direção à comunidade, percorrendo do antigo Moinho Recife até a Igreja de Nossa Senhora do Pilar (1680).

A atividade teve por objetivo iniciar o estudo e a melhor compreensão do passado da localidade. Seguem algumas fotos:


 (Estudantes da EREM Porto Digital e os Monitores do PIBID/UFPE)




(Igreja de Nossa Senhora do Pilar, fundada em 1680)


REFERÊNCIAS:


FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo, Papirus, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário