quinta-feira, 30 de abril de 2015

O PIBID Porto Digital e as atividades de pesquisa.

A visita a arquivos públicos e bibliotecas é parte fundamental de todo exercício de pesquisa. Tendo em vista as atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/ UFPE), foi organizada, no dia 29 de abril, a ida dos monitores da EREM Porto Digital ao prédio sede do Arquivo Público Jordão Emerenciano (APEJE) e a biblioteca do Forte das Cinco Pontas. É importante destacar que, devido a greve dos professores do Estado, o anexo do APEJE estava fechado na data em questão.
Considerando o desenvolvimento das pesquisas sobre a comunidade do Pilar junto a EREM Porto Digital, destacaram-se no acervo do APEJE as seguintes obras:
GUERRA, Flávio. Velhas igrejas e subúrbios históricos. Depto. de Documentação e Cultura, Prefeitura Municipal do Recife, 1960 E Gaspar, Lúcia. O Recife: uma bibliografia. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2008. 360p.
FRANCA, RUBEM. Monumentos do Recife. Recife: Governo do Estado de Pernambuco / Secretaria de Educação e Cultura, 1977. E Livro das Igrejas do Recife.. Recife: [s.n.], 1955.
Detentor de um importante acervo bibliográfico sobre a história da cidade do Recife, o APEJE, entretanto, dispõe de poucas obras que tratem da comunidade do Pilar. Os livros destacados, por exemplo, apresentam resumidamente a história da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, negligenciando a comunidade em seu entorno.


Já no acervo do Forte das Cinco Pontas mostrou-se mais diversificado. Nesta primeira visita, a equipe registrou algumas obras que podem ser importantes para a análise das dinâmicas da relação entre o Bairro do Recife e o Pilar. Despontam questões sobre arquitetura, urbanismo, política e história do bairro. Seguem alguns registros:







Tendo em vista ainda o acervo iconográfico da biblioteca, foi agendada uma segunda visita para uma análise mais criteriosa. É destacado, entretanto, que a atividade contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da pesquisa e planejamento das ações junto à comunidade escolar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário