quarta-feira, 27 de julho de 2016

PLANEJAMENTO

Para tudo que é realizado ou se pretende realizar na vida é preciso antes planejar-se: em casa com os afazeres que o lar necessita, em um lugar que se queira ir, ao propor para si uma mudança, enfim, para tentar garantir o sucesso de um projeto qualquer que seja planejar é o melhor caminho, e na educação não pode ser diferente.

O professor precisa planejar sempre suas aulas a fim de garantir o desenvolvimento tranquilo e objetivo do processo educacional. O educador de História, em alguns casos até mais do que os outros, necessita se programar bem antes de suas aulas – se realmente ele quiser mudar o panorama que se tem do ensino dessa disciplina que consiste nos jargões, como por exemplo, “para quê estudar História?”. Outra função do planejamento traduz-se em se precaver dos possíveis contratempos porque nem sempre são oferecidas a disciplina as condições necessárias para a realização das aulas. Se havendo o planejamento ainda corre-se o risco de algo não funcionar, sem essa preparação, o passo a passo no momento de sala de aula fica entregue ao acaso.
Durante esse primeiro semestre nós, bolsistas PIBIDs da EREM Trajano de Mendonça, tivemos esse apreço especial pelo planejamento de aula assim como para atuar na orientação e auxílio de alunos com desenvolvimento escolar pouco satisfatórios. O professor supervisor da escola, entre um momento e outro, nos deixou a par de que algumas turmas e alunos específicos precisavam de um olhar especial. Dessa maneira, a maioria de nossas ações foram direcionadas a eles. Aulas de temas consagrados no ensino de história foram elaboradas, como o estudo sobre a Mesopotâmia, assim como temáticas que poderíamos chamar de transversais como foi o caso da aula sobre o "amor" que ecoou pelos corredores da escola e rendeu pedidos para orientações de trabalhos na Feira de Conhecimentos da instituição. 
Acreditamos que, parcialmente, conseguimos aplicar o que nos propomos na escola, além de aprendermos com a dinâmica dela (a escola) que as aulas planejadas nos mostram um feche de luz e que sem esse aparato é como estar em um quarto escuro tentando ascender uma lâmpada. 
Explicação sobre a temática: aula sobre a "dominação dos Lundgren"

Alunos desenvolvem atividade em grupo

Leitura do livro didático


Explicação sobre as concepções de amor

Atividade no caderno 

Atividade em grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário