sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Plano de Aula: Candaces - As rainhas guerreiras africanas da antiguidade.


Equipe: Oswaldo Lima Filho
Integrantes: Bruna Alencar, Helder Freitas, Philipe Paulino, Rayssa Nascimento e Talysson Verçosa.
Turmas: 6º ano do Ensino Fundamental
Título: Candaces - As rainhas guerreiras africanas da antiguidade.
Tema da aula: Antiguidade Africana vista através das figuras das rainhas negras.
Tempo: 100 minutos.

Objetivo específico:
Valorizar as mulheres na realeza africana na antiguidade, a partir do samba enredo de 2007 da Acadêmicos do Salgueiro;
Caracterizar as rainhas africanas da antiguidade.

Conteúdo: 
Rainhas Africanas na antiguidade (Egito, Kush e Axum);
As Candaces.
  
Metodologia:
1) Inicialmente organizaremos os alunos em circulo. 5 minutos.
2) Após isso, perguntaremos a os alunos o que eles entendem por realeza. 5 minutos.
3) Ambientalizar as rainhas da África antiga (Egito, Kush e Axum) e apresentar o tema do samba que será trabalhado. 5 minutos.
4) Seguindo, será reproduzida e distribuída a letra do samba de 2007 do Salgueiro com titulo de “Candaces”. 15 minutos.
5) Detalhar a partir do samba, por meio de slides, a condição de destaque das mulheres da realeza na África oriental. 30 minutos. 

Avaliação:
Caracterize por meio de um desenho individual as representações das rainhas africanas apresentadas na aula. 30 minutos.

Eventualidades: 
5 minutos.

Referências:
BARBOSA José Edson da Costa. Novas Linguagens no Ensino de História: A Música como Recurso Didático. Campina Grande, REALIZE Editora, 2012. 

CLARKE, John Henrik. Rainhas Guerreiras Africanas. In Sertima, Ivan Van (ed.)Black women in Antiquity. 1984. Tradução livre Jackeline Romio, 2009.

DAVID, Célia Maria. Música e ensino de História: uma proposta, - Unesp / Franca.
História Geral da África II, África antiga/ editado por Garnal Mokhtar, - 2.ed.rev,- Brasília: UNESCO, 2010. 1008p.

SHOAT, Ella. Des-orientar Cleópatra: um tropo moderno da identidade. Campinas:Cadernos Pagu, n.23, 2004, p.11-54.

Nenhum comentário:

Postar um comentário