quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

I SEMINÁRIO PIBID ESTADUAL: Da enciclopédia à Wikipédia - Pensando os meios de difusão do conhecimento

DA ENCICLOPÉDIA A WIKIPÉDIA - PENSANDO OS MEIOS DE DIFUSAO DO CONHECIMENTO
Introdução
Este trabalho visa apresentar ao leitor a aula intitulada “Iluminismo: Da Enciclopédia à Wikipédia” aplicada na EREM Professor Trajano de Mendonça, localizada no bairro de Jardim São Paulo, na Região Metropolitana do Recife. A referida aula foi aplicada no dia 04 de Outubro de 2016, em turmas do 2º ano do Ensino Médio.
A aula visou abordar estratégias de difusão do conhecimento na modernidade (Enciclopédia) e uma das utilizadas nos dias de hoje (Wikipédia). Esta associação é feita na medida em que ambas tem a pretensão de difundir “todo” o conhecimento dito universal.
Fundamentação teórica
Na elaboração da aula utilizamos como referencias básicas os volumes I e II de “Uma história social do conhecimento” (2003; 2012) de Peter Burke, que tem como subtítulos “De Gutemberg a Diderot” e “Da Enciclopédia à Wikipédia”, respectivamente. Estes livros foram utilizados por nós como referencial teórico devido ao nosso intuito de estabelecer uma relação entre a Enciclopédia e a Wikipédia, tendo em vista que ambos são meios de divulgação do conhecimento dito universal.
Para, além disso, também utilizamos Alfredo Boulos Júnior: “História: sociedade e cidadania”. Sendo este um livro didático. Utilizamo-lo pois é o principal meio pelo qual o conhecimento chega até os estudantes, sendo assim, ele merece nossa análise no momento de planejamento de uma proposta didática, seja no intuito de criticá-lo ou de complementá-lo.
Houve ainda a utilização de Antoni Zabala como referencial metodológico, no sentido de que este propõe a preocupação com o estabelecimento de objetivos conceituais, processuais e atitudinais.
Objetivos
Durante a aula, estabelecemos como primeiro objetivo que os alunos pudessem analisar a Enciclopédia como uma forma de difusão do conhecimento no período do Iluminismo, compreendendo sua forma de uso, de elaboração e suas características estruturais. Para que a partir deste conhecimento prévio pudéssemos alcançar nosso segundo objetivo: que os alunos pudessem destacar um espaço que nos dias atuais possuísse as mesmas pretensões como difusora de conhecimento, e neste caso, foi a Wikipédia. A análise deste site foi feita no mesmo intuito da Enciclopédia, focamos na discussão entre as diferenças na forma de produção de conhecimentos entre Enciclopédia e Wikipédia e suas amarras.
A aula foi concluída com a efetivação de nosso ultimo objetivo, a elaboração por parte dos alunos de verbetes em uma plataforma impressa da Wikipédia. Sendo este de fundamental importância, pois os alunos colocaram-se na posição de agentes do seu próprio conhecimento, como capazes de produzi-lo e divulga-lo para outras pessoas.
Metodologia
Diante da observação do cotidiano dos alunos foi possível constatar que o uso da internet de uma maneira geral é comum em suas vidas, sendo assim, pensando na abordagem de um conteúdo que fosse significativo para os estudantes, optamos por fazer uma relação entre duas formas distintas de difusão do conhecimento: a enciclopédia, do período iluminista e a Wikipédia, utilizada na atualidade.
Nesta aula estabelecemos como motivação inicial a disposição de enciclopédias em suas bancas, logo em seguida foram formados grupos para que os alunos pudessem analisá-las coletivamente. Após a constatação por parte dos alunos de algumas características básicas das enciclopédias como, o tipo de conteúdo que aborda, a forma como é estruturada: em verbetes, etc. os professores começaram um processo de estímulo através de questionamentos como, “Hoje que mecanismos têm essa pretensão de difusão do conhecimento?” e “Quem idealizou a construção da enciclopédia? Quais as pessoas que informavam através da enciclopédia?” para que os alunos pudessem ultrapassar suas zonas de desenvolvimento proximal, assim, estabelecendo debate constante com os discentes.
Resultados
Tivemos ao final de nossas atividades um resultado considerado extremamente positivo. Na aula com o tema “Iluminismo: Da Enciclopédia à Wikipédia”, foi possível comparar o tipo de conhecimento a que temos acesso hoje e como este acesso era feito pelas pessoas do século XVIII e que pessoas eram estas. Diversas reflexões surgiram como, “Qual a diferença entre conhecimento e informação?”, qual a veracidade ou não dos conteúdos presentes na Wikipédia, quem pode produzir esse conteúdo, etc. Chegamos à conclusão, que hoje a Wikipédia é uma ferramenta mais acessível para aqueles que queira divulgar algum conhecimento, seguindo esta lógica, a nossa avaliação direcionou os alunos a criar numa plataforma impressa da Wikipédia, verbetes que possuíssem temas que lhes fossem interessantes.
Diversos assuntos surgiram como o “Mangue Beach”, “feminismo”, “amor”, “amizade”. Compartilhamos os textos produzidos em sala de aula, concluindo que somos capazes de construir informações e repassa-las adiante de uma forma mais acessível do que na época do Iluminismo, porém, nunca esquecendo as problemáticas que caminham juntas com essa facilidade ao acesso e produção de informações.
Conclusões
Instantes como esse consistem em ganhos inestimáveis para a formação docente. Os caminhos e os descaminhos formam a teia da aprendizagem. Ensinar história é um mar que nos oferece diversas rotas, podemos acertar o destino ou tentar novamente. As frustrações acontecem, mas a busca é o caminho. Não faz parte do fazer docente permanecer na inércia, mas sim, estar sempre disposto a conhecer novos caminhos, novos métodos e novas análises da história.
Referencias

  • BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot. Rio deJaneiro: Jorge Zahar, 2003.
  • BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: II: da Enciclopédia à Wikipédia. Tradução Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
  • História da Sociedade e Cidadania, Alfredo Boulos Júnior.
  • ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário