PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) – UNIVERSIDADE FEDERAL
DE PERNAMBUCO
Felipe
Fernandes
Jeani
Gomes
Laryssa
Calado
Mariana
Nogueira
Márjorie
Pires
Professor
Supervisor: José Alexandre da Silva
Tema: Império Mongol
Título: Império Mongol: uma proposta para a superação
do etnocentrismo na história escolar.
Série alvo: 1º ano – Ensino Médio.
Objetivos
Específicos:
Conceituais:
Explicar,
oralmente, aspectos da cultura e história do Império Mongol.
Procedimentais/Comportamentais: Apresentar,
por mímica e oralmente, características da sociedade Mongol.
Afetivos:
Valorizar
os desdobramentos, os conflitos, a cultura e os diferentes contextos do Império
Mongol.
Conteúdos:
·
Império Mongol: Ascensão e decadência
·
Gênghis Khan: História e realizações
·
Cultura do Império Mongol
Momento 1:
|
Motivação inicial:
Debate crítico sobre conceito de
mongol com questionamentos e argumentação sobre o conteúdo, com objetivo de
desconstruir os alunos acerca do tema (10 min.)
|
Momento 2:
|
Apresentar
o título da aula e os objetivos propostos (5 minutos).
|
Momento 3:
|
Apresentar
trecho do filme ‘‘Mulan’’ de 1998, onde retrata a cena da guerra entre o
Império Chinês contra o Império Mongol. Em seguida explanar sobre o
funcionamento do Império Mongol, aspectos sociais e políticos, sua tentativa
de expansão e levantar o seguinte questionamento: Porque os mongóis eram
considerados povos bárbaros?
|
Momento 4:
|
Apresentar slides sobre a história de Genghis Kan,
suas conquistas e como funcionava seu governo. (20 min.)
|
Momento 5:
|
Apresentar trecho da série ‘‘Marco Polo’’ da
Netflix, onde retrata a cena em que os mongóis estão tocando uma canção de
ida para a guerra. Em seguida explanar sobre a cultura deste povo
questionando os aspectos etnocêntricos acerca do tema, com vídeos ligados a
dança, música e vestimentas.
|
Momento 6:
|
Avaliação
de aprendizagem.
Com a fase inicial pautada na expressão, o aluno
deverá se utilizar do corpo e de movimentos para retratar palavras com
sentidos e conceitos ligados ao assunto, dando dinamismo ao jogo e
incentivando o aluno a se expressar no ambiente escolar além da oralidade, em
relação com o ensino histórico. Na segunda fase, com ênfase na resposta oral
ou escrita, fica possível avaliar o conhecimento do aluno acerca do
tema e qual a significação que teve para o mesmo.
Funcionará em duas etapas: expressiva e
oral.
Inicialmente os alunos devem ser
separados em grupos-clãs de aproximadamente 5 a 7 alunos. O aluno deverá escolher uma carta que trará duas opções de
palavras às quais ele terá que fazer a mímica o de uma delas. Cada palavra,
de acordo com o nível de dificuldade, terá uma pontuação que indicará quantas
casas deve avançar se acertada a palavra pela equipe. A carta terá suas
opções: Uma mais simples (1-3 pontos) e uma opção mais complexa (4-6 pontos).
É importante que essa pontuação esteja explícita na própria carta.
No caso do acerto da palavra pela equipe que escolheu a
carta, para conseguir integralmente todos os pontos que a palavra
vale, a equipe deve fazer a relação, oralmente, entre a palavra acertada
e o conteúdo dado, pontuando essa relação e o que é a palavra
exatamente. Será estipulado um tempo de 1,5 minutos para fazer
a mímica e acertar a palavra e 1,5 minutos para debater a qual
palavra a mímica se refere e sua importância dentro do tema. A todo
o momento a equipe só será pontuada se relacionar a resposta ao
conteúdo.
Caso não seja acertada a palavra com a mímica, os outros grupos
disputarão de
forma oral qual a informação correta, o sentido
da palavra e sua relação com o tema abordado. O critério de resposta das
demais equipes (após o erro da equipe da vez) será a sorte no dado (o maior
número). O grupo que conseguir completar com êxito essa fase
ganhará um ponto (avançará uma casa).
Vence o jogo a equipe que concluir o
tabuleiro primeiro ou que esteja a frente no momento em que o jogo
acabar. É importante ressaltar que as mímicas devem ser feitas de forma
rotativa, não podendo repetir um a três alunos, apenas. Todos devem fazer à
mímica.*
|
*
Avaliação feita em aula posterior de 50 minutos.
Recursos didáticos: Slide, Datashow,
Piloto, Quadro branco, vídeos e Jogo Dinamímica.
Referências
Bibliográficas:
CAIMI, F. E.. Geração homo
zappiens na escola: os novos suportes de informação e a aprendizagem histórica.
In: Marcelo Magalhães; Helenice Rocha; Jayme Fernandes Ribeiro; Alessandra
Ciambarella. (Org.). Ensino de História:
usos do passado, memória e mídia. 1ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio
Vargas, v. 1, p. 165-183, 2014.
Marco Polo (2014).
Original Netflix, direção John Fusco.
MONGÓIS: UM
POVO BÁRBARO (MAGNÍFICO). Danilo José Figueiredo.
Disponível em: http://www.klepsidra.net/klepsidra9/mongois7.html (acesso em 6 de
setembro de 2017).
BARBOSA, Elaine Senise. Gengis Khan e as
Conquistas Mongóis. In: MAGNOLI, Demétrio
[org.]. História das Guerras. São Paulo: Contexto: 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário