segunda-feira, 15 de junho de 2015

A História no bairro: entrevista Com Almir Ferreira


Nós alunos PIBID/UFPE e discentes da Escola de Referência em Ensino Médio Trajano Mendonça, realizamos na última sexta feira dia 13/06/2015, entrevista com Almir Ferreira da Cruz. Este é morador do bairro desde 1947, e conhece das peculiaridades de Jardim São Paulo como poucos. Contando  a partir do velho Engenho São Paulo – do qual diz ter fotos a respeito – ele nos narra a compra, por uma empresa imobiliária, das terras do bairro  e o seu posterior loteamento, além de muitas outras fases do local.

Outra curiosidade desse narrador, consiste em sua fama de Historiador do bairro, devido sua paixão por guardar documentos, fotos e outros recursos que o ajudem a contar a História de Jardim São Paulo. Isto nos despertou o interesse, pois nós (todos os alunos PIBIDs) fizemos uma escolha pelo estudo da História como formação acadêmica, mas Almir Ferreira da Cruz faz isso de forma espontânea, sem a opção pelo curso.

    Observando a narração pudemos relacionar com o ensaio “O Narrador” de Walter Benjamin, principalmente no momento em que este teórico associa a capacidade de narrar à de “intercambiar experiências” (1994, p 198), pois contando sobre práticas de infância e hábitos do povo da época, essas experiências de Almir, se tornaram imagens e reflexões a respeito das transformações ocorridas no bairro de Jardim São Paulo. 

Algumas fotografias da entrevista:


Equipe que realizou a entrevista com Almir Ferreira da Cruz

Equipe no início da entrevista

Seu Almir é uma especie de Historiador do bairro

Alunos PIBID: Manoel Caetano, Raimundo Júnior e Wanderson Freire
Alunos do Trajano Mendonça: Analicia, Brenda Silva e Thomas Roger
Supervisor: Paulo Alexandre

Referência: BENJAMIN, Walter. O narrador, considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense 1994. pp. 1997-221.

Nenhum comentário:

Postar um comentário