quinta-feira, 4 de junho de 2015

Caçando Memórias : Um passeio pelo bairro de Jardim São Paulo !!

Após alguns encontros e uma oficina de História oral no Erem Trajano de Mendonça, os alunos se sentiram empolgados com a proposta dos “Pibidianos” de fazerem uma trilha pelo Bairro de Jardim São Paulo. O interessante é que uma boa parte desses alunos não são moradores dessa área “nobre” do bairro, e não existia nenhuma identificação com o local, assim tentamos realizar a trilha passando por três praças mais a igreja paroquial, ondem pudessem ter um maior contato com o objeto que estávamos trabalhando: o Bairro.  Seria o primeiro momento onde os alunos seriam participativos no projeto, onde até o momento só estávamos tratando de planos e metodologias.

A trilha deveria ser um momento apenas uma observação e aproximação, mas a empolgação dos alunos  transformou a caminhada em uma verdadeira caça aos idosos , a oficina de história oral despertou a vontade dos estudantes de descobrir  ainda mais a história local , que desde a nossa chegada as informações sobre o bairro estavam fadadas ao antigo Engenho São Paulo .  Ou seja, além dos alunos, nós estávamos com dificuldades de conseguir qualquer tipo de fontes para a pesquisa, com essa trilha nos fez ampliar os possíveis entrevistados e novas histórias a conhecer.

Na praça principal, todos os idosos presentes foram alvos da abordagem dos alunos, onde alguns se sentiram disponíveis para boa conversa, outros acuados com o bombardeios de  perguntas , mas no final entenderam a importância do projeto para Jardim São Paulo .  Ainda lá , nós realizamos uma atividade, onde os estudantes procuravam perguntas escondidas na praça e respondiam a luz dos encontros anteriores, Como “o que era memória?”  “ qual a importância da história local?”, dentre outras.  As conversas com as pessoas mais velhas variavam de alguns minutos a longos relatos de vida, da forma que todos os envolvidos mostravam atenciosos com as novas informações.

Os estudantes estão engajados no projeto, onde buscam com frequência, mais idosos e mais informações da história local.  Pensam na possibilidade da construção de um livro.   


NOTA DE PESAR

No momento em que escrevia essa publicação soube da noticia do falecimento do Sr Francisco Pereira morador há 32 anos no bairro.  O professor Paulo um dia antes no encontro dos PIBID falou que:  “A história do Bairro está morrendo junto com ele, porque infelizmente idade chega ou acidentes acontecem. E se vão sem compartilhar os seus conhecimentos porque ninguém antes se preocupou com isso. “ Deixamos aqui nosso pesar a toda família do Sr Francisco , e dizer que ele foi importante para a construção desse  Projeto no Bairro desde momento que aceitou a conversar com os estudantes.










Nenhum comentário:

Postar um comentário