Na segunda-feira (02 de outubro), a Equipe da EREM Trajano de Mendonça do PIBID-HISTÓRIA-UFPE, correspondendo à proposta de realização do projeto Oriente na Escola,
realizou a aula intitulada “Primavera Árabe: Guerra civil na Síria e suas consequências para a Jordânia e o Líbano”. Na qual os estudantes do 2º ano A e do 2º ano B puderam compreender
o básico sobre o complexo conflito sírio dentro de um contexto maior de Primavera Árabe e quais são as consequências – em termos de refúgio- para a Jordânia e para o Líbano, países que
dividem fronteira com a Síria.
Tínhamos como objetivos específicos que os estudantes pudessem estimular sua capacidade de trabalhar coletivamente, além de identificar os motivos do conflito sírio e quais as
consequências deste conflito, mais especificamente o surgimento da necessidade de refúgio e como este fator afeta direta ou indiretamente a Jordânia e o Líbano, países que tem fronteira com a Síria. Inicialmente, os estudantes foram divididos em pequenos de aproximadamente 5 pessoas,
cada grupo recebeu manchetes de jornais referentes à problemática de um país
específico, podendo ser sobre conflito sírio ou sobre o recebimento de refugiados pela Jordânia e também de algumas medidas sociais e/ou econômicas que lhes foram necessárias tomar
tendo em vista o crescente número de refugiados em seu território ou os mesmos tópicos temáticos sobre o Líbano. Material comum a todos foi um mapa de partes da região da Península
Arábica, mostrando a localização dos três países.
Logo após a análise por parte dos alunos dos documentos que tinham em mãos, os pibidianos iniciaram uma conversa com estudantes a respeito do que lhes tinha chamado atenção
nas notícias que tinham em mãos e qual a ligação que eles acreditavam ter entre as diversas manchetes dos diferentes grupos. Assim, o diálogo sobre a guerra na síria e a chegada de
refugiados aos países fronteiriços foi se desenrolando. Como auxílio para este trabalho, a equipe do PIBID tinha um esquema explicativo no quadro, que incluía o mapa que os estudantes
tinham em mãos, mas marcado de acordo com o grupo político que dominava a região.
Quadro com esquema explicativo.
Através do esquema explicativo nós pudemos explicar de forma mais clara, tendo em vista que os meninos e meninas puderam visualizar o que estávamos falando. No quadro,
estavam discriminados os grupos que participavam da guerra na Síria, assim pudemos deixar claras algumas das motivações do conflito. Pelo mapa, foi possível que os estudantes
tivessem noção de quais eram os grupos políticos que dominavam as áreas variadas da Síria. Após ter conhecido melhor sobre o interior do conflito, pudemos colocá-lo para os estudantes
dentro de um contexto maior- o da Primavera Árabe. E a final, como esse conflito afetava os países com os quais tem fronteira, mais especificamente a Jordânia e a Síria. Quais eram os
impactos econômicos e sociais, se estes realizaram medidas trabalhistas para abrigar essas pessoas. Se havia algum tipo de vantagem no recebimento de tantas pessoas em seu território, etc.
Como avaliação do que foi conversado com os estudantes, lhes foi solicitada a elaboração de um grande cartaz para toda a turma, que podia ser construído com frases do que eles
haviam entendido, com as manchetes e/ou o mapa que tinham em mãos.
Estudantes do 2ºA elaborando seu cartaz
Cartaz elaborado pelo 2ºA
Nos cartazes os estudantes puderam colocar suas ideias de forma descontraída, fazendo “chuva de informações”, chamando a atenção para conceitos que lhes
pareceram importantes, como os de refugiado, sunita, xiita e/ou para os números estatísticos que lhes surpreenderam.
Estudantes do 2º B produzindo seu cartaz
Cartaz elaborado pelo 2º B
Através da atividade, pudemos constatar que nosso objetivo central foi alcançado, isto é, o de que eles compreendessem a problemática da Primavera árabe,
mais especificamente a situação da Síria dentro deste contexto e a forma como o embate sírio afeta direta ou indiretamente a Jordânia e o Líbano através da
recepção de refugiados.
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