terça-feira, 10 de junho de 2014

Educação Básica e Formação do Historiador



Pessoas, passo para vocês um link de um encontro ocorrido na USP em maio passado: Jornada de História - Currículo da Educação Básica e Formação do Historiador: questões atuais e perspectivas" .

Manhã



Tarde




segunda-feira, 2 de junho de 2014

Museu da Cidade do Recife

Pessoal do Porto Digital, vejam a reportagem do Jornal do Commercio sobre o Museu da cidade do Recife. Vale a pena conferir e, quem sabe, inserir no roteiro de vocês.
Bom trabalho!

terça-feira, 27 de maio de 2014

Data para entrega do Projeto de Pesquisa

Boa noite pessoal, ficou acordado na reunião de hoje (27/05/2014) que a entrega dos projetos de pesquisa podem ser realizadas impreterivelmente até o dia 15 de Junho de 2014. Um abraço!

domingo, 18 de maio de 2014

Revista Educação & Realidade

Dica para quem não conhece a revista Educação & Realidade, da Faculdade de Educação da UFRGS. Há muitos números on line, dentre os quais destaco alguns, que podem ajudar quem está fazendo projeto de pesquisa ou mesmo os projetos de intervenção nas escolas.

Em 2012 há um volume sobre práticas multidisciplinares para a educação, com artigos sobre diferentes temas multidisciplinares, dentre os quais o tema da cidadania.
Há também um bom volume sobre ensino de história, em 201, com artigos sobre temas diversos, todos muito interessantes.
Há outros muito bons volumes, sobre assuntos diversos, como violência, juventude, Foucault e Educação, dentre outros. Vão lá conferir!

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Curta histórias (EREM Martins Junior)

Curta histórias: afirmação da identidade negra e aproximação à cultura popular 








O Curta Histórias é um concurso de curtas-metragens voltados para a temática étnico-racial. No ano corrente, o tema do concurso foi "personalidades negras" e nós  junto à EREM Martins Junior participamos de tal competição. 
A personalidade escolhida pelos próprios educandos foi o Mestre Galo Preto., reconhecido em 2011 como Patrimônio Vivo de Pernambuco. O mestre do Coco, que completa, em 2014, 70 anos de suas atividades, nasceu no hoje conhecido como Quilombo de Santa Izabel, no município de Bom Conselho de Papa Caças, no interior de Pernambuco, e tem muita história para contar com sua vasta experiência. Seu repertório inclui temáticas como o preconceito racial e a desigualdade social. 
Ao levar ao Martins Junior a atividade de produção do curta, objetivamos promover a iniciação dos educandos na arte audiovisual e também trabalhar as questões da identidade negra e do preconceito racial e social. Além disso, procuramos promover o contato deles com a cultura popular, representada pelo Coco e por Galo Preto. Nesse contexto, foi possível verificar como tais tradições populares estão, de certa forma, distantes da realidade do jovem, embebidos das músicas e outros produtos "do momento". Contudo, houve grande empolgação para participar da atividade; quanto a isso, é válido ressaltar que nossa gravação ocorreu em um sábado, no feriadão (sexta-feira santa e Tiradentes), o que não impediu que ocorresse com sucesso. Para tanto, contamos também com a colaboração de Renê Nascimento, editor do curta, e Joelton Alves, nosso cinegrafista. 
A produção do curta foi o pontapé inicial para o fomento de discussões a respeito da identidade negra e da cultura popular na EREM Martins Junior. Ainda há muito a ser feito e o recurso audiovisual promete ser um grande aliado.  



V EPEPE

Pessoal, segue uma dica interessante, de quem está disposto a apresentar trabalhos em congressos, ou mesmo só assistir.


V EPEPE

ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO

Unidade Acadêmica de Garanhuns/UAG da UFRPE
Dias 27, 28 e 29 de agosto de 2014


segunda-feira, 12 de maio de 2014

Projetos

Só para relembrar o que tínhamos acordado na última reunião.
Os projetos de intervenção nas escolas, bem como os projetos de pesquisa, devem contemplar os seguintes itens:

1. Introdução, em que se apresentará a ideia geral do projeto.
2. Justificativa, em que se discutirá a relevância do projeto.
3. Metodologia, ou seja, como vão desenvolver o projeto e, se possível, aspectos teóricos relacionados a esse fazer.
4.Resultados esperados e formas de avaliação.
5. Cronograma
6. Bibliografia.

Na próxima reunião do dia 20 de maio todos devem apresentar suas propostas de modo sistematizado.