terça-feira, 14 de novembro de 2017

Equipe EREM Porto Digital desenvolve jogo de tabuleiro sobre os mongóis

Quando você pensa em uma sala de aula, o que vem à sua mente? Um quadro de giz, cadeiras e mesas, lápis de cor, papel, tesoura, notas e livros?  E os jogos e brincadeiras? Muitas pessoas costumam relegá-los ao horário do intervalo, já que brincar é uma atividade considerada apenas como uma forma de diversão. Também por este motivo, jogos são frequentemente ignorados pelas instituições escolares e educadores.  Contudo, com as novas questões propostas à educação do século XXI, este cenário tende a mudar. Isto porque, cada vez mais, professores e escolas percebem a importância do aspecto lúdico para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Partindo da oficina sobre jogos que reuniu todos os professores supervisores e bolsistas do PIBID de História da UFPE, ministrada pelo professor Lucas Silva da UFRPE, e compreendo a importância do lúdico na aprendizagem, a equipe do Porto Digital desenvolveu o Dinamimica, um jogo de tabuleiro com a finalidade de potencializar os conhecimentos sobre a Mongólia. 


Alunos do 1° ano B se divertem ao mesmo tempo que aprendem.

O Dinamimica consiste num jogo de tabuleiro similar ao já popular "Imagem e Ação". A finalidade do jogo é que os alunos se dividam em grupos, no máximo de 5 (cinco), e que a partir do tipo de carta retirada. "Ação", "Objeto" ou "Mix" possa fazer uma mimica relacionada à Mongólia para que os amigos possam adivinhar. Aplicado nas turmas do 1° ano A e B, a atividade foi um sucesso. Conforme depoimento de alguns alunos, a importância da atividade residiu na aproximação de um conteúdo distante da realidade vista hoje no Ensino Médio (a Mongólia) e uma atividade que eles já vivenciam em outros momentos (o ato da mimica). Sendo o professor responsável da instituição de ensino, o professor José Alexandre da Silva, junto aos bolsistas, elaboraram a confecção do material: tabuleiro em banner, ampulheta em madeira e as cartas. A equipe de bolsistas (Felipe Fernandes, Márjorie Maria, Jeani Gomes, Larissa Carvalho e Mariana Nogueira) observou que a sociedade possui uma grande diversidade de formas e meios de comunicação, e para se destacar, é importante que o indivíduo tenha a competência da leitura e da compreensão de diferentes linguagens. Expressões corporais e verbais são bem consideradas em nosso convívio social. Contudo, nas atividades escolares, é comum que as crianças se concentrem somente no aprendizado sobre a leitura e a escrita. 
Um dos maiores desafios do dia a dia do professor é transformar a aprendizagem numa tarefa lúdica, especialmente entre os jovens. Para isso, não é preciso apenas muita criatividade e jogo de cintura para lidar com a carga energética dos alunos, mas também instrumentos que atendam as necessidades pedagógicas dos alunos e atraiam o interesse deles. Jogos e brincadeiras são perfeitos para isso. 
Dinamimica atraiu a atenção dos alunos recém-ingressos no Porto Digital.

Além de serem muito divertidos, estes jogos auxiliam no aprendizado, fornecendo diretrizes sobre o respeito às regras, estratégia e controle o tempo, proporcionando ao jovem o desafio de superar a si mesma e de trabalhar em equipe. Como instrumento de aprendizagem, os jogos ajudam no desenvolvimento do aluno sob as perspectivas criativa, afetiva, histórica, social e cultural. Jogando, o jovem inventa, descobre, desenvolve habilidades e experimenta novos pontos de vista. Tanto as potencialidades quanto as afetividades do aluno são harmonizadas no desenvolvimento das habilidades sociais e cognitivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário