terça-feira, 28 de novembro de 2017

Erros e Possibilidades Didáticas no Ensino de História

Resumo Expandido enviado pelos bolsistas Philipe Paulino e Rayssa Nascimento, da Equipe Oswaldo Lima Filho, para o 1º Seminário estadual do PIBID e PIBID diversidade do estado de Pernambuco – Recife, 16 e 17 de Novembro.

ERROS E POSSIBILIDADES DIDÁTICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA PARA TURMAS DO FUNDAMENTAL II.

Philipe Silva de Lima Paulino
Rayssa Karynne Silva do Nascimento
Roberto José Soares de Moura 
paulinophilipe@live.com
rayssakarynnesilva@gmail.com
betobessone@gmail.com
PIBID História UFPE – Escola Oswaldo Lima Filho

REUSMO: A proposta desse trabalho é analisar erros de planejamento e execução de uma sequência didática executada pelo PIBID História da UFPE na Escola Oswaldo Lima Filho sobre período renascentista e a obra de Dante de Alighieri. O referencial literário apresentado aos estudantes foi a obra A Divina Comédia. Dentre os problemas encontrados na execução das aulas elencamos: escolha do tema; longa duração do projeto e as avaliações. Partindo das reações positivas e negativas, por parte dos estudantes e da percepção que houve más escolhas metodológicas por parte do grupo, esta reflexão visa utilizar análise dos docentes em sala de aula como uma ferramenta para a promoção de melhores práticas docentes no ensino de História para os anos finas do nível Fundamental.

Palavras-chave: Erro docente, Ensino Fundamental, Ensino de História.

INTRODUÇÃO: Muito comum na bibliografia educacional são as discussões sobre os erros dos discentes, via de regra, relacionados aos assuntos da grande área da avaliação da aprendizagem. Neste trabalho, ao invés de nos centrarmos na avaliação dos erros e dos acertos de estudantes, priorizaremos analisar os nossos erros, cometidos ao longo do planejamento e da execução de uma sequência didática. Durante o primeiro semestre de 2017 o PIBID/História objetivou aprofundar a relação entre ensino de história e diferentes linguagens metodológicas, priorizando a utilização didático-pedagógica de linguagens artísticas. Tendo em vista que, o conteúdo programático de história para o 6º ano da Escola Oswaldo Lima Filho a época, era o Renascimento Cultural (Séculos XIV-XVI), propusemos trabalhar com a literatura de Dante, especificamente, com a Divina Comédia. Durante e após a conclusão da execução do planejamento fomos percebendo nossos erros.

OBJETIVOS: Analisar os erros cometidos durante a atuação docente lecionando o “Renascimento cultural” para as turmas dos 6º anos do ensino fundamental  da Escola Oswaldo Lima Filho, no Recife.

REFERENCIAL TEÓRICO: Para o embasamento teórico-metodológico foi (e está) sendo construído tendo por base autores como Alves (2015), Caimi (2007), Davis (1990), Meirieu (1998), Santos (2013) e Saucedo (2013). 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Os questionamentos e autocríticas sobre essa sequência didática começaram logo após o fim do plano, assim, a duração das reflexões sobre esse trabalho ocorreu entre o fim de abril e outubro de 2017.

METODOLOGIA: Para o embasamento metodológico foi (e está) sendo construído graças às sugestões dadas pela nossa coordenadora do PIBID; pelo decorrer das nossas experiências em sala de aula e principalmente pela leitura de teóricos sobre Ensino de História; reflexão sobre o erro em sala de aula; e sobre planejamento. Nossas fontes foram sumariamente secundárias. A princípio, a equipe conversou para tentar descobrir onde erramos, mas por inexperiência não chegamos a muitas conclusões, pedimos indicação e uma correção à nossa coordenadora geral do PIBID História UFPE, Adriana Maria Paulo da Silva. Logo em seguida, houve a sugestão de fazer essa comunicação sobre erro de planejamento e com isso nos debruçamos nas leituras sobre os temas que serão analisados na comunicação. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Consideramos ter sido fundamental nosso exercício de autocrítica como docentes ainda em formação, enfrentando nossas expectativas como professores e observando as respostas produzidas por nossos “alunos”. Identificamos que uma das problemáticas ocorreu quando não fora trabalhar a obra de Dante com os estudantes em sala de aula, apenas apresentada a partir das nossas visões e narrativas; outro ponto a ser considera está na extensão observada nos planos, ao todo foram executados 300 minutos sobre a temática e isso ao final foi considerado um grande erro de percurso por não saber melhor trabalhar o tempo com um tema e uma obra tão vastos. Por fim, os usos dos métodos avaliativos que não alcançaram o desejado visto à dificuldade e complexidade da temática abordada em sala de aula. 

BIBLIOGRAFIA
ALVES, Alan Nickerson. A influência pedagógica para o ensino religioso na formação cidadã. Diversidade Religiosa, v. 1, n. 2, 2015.
CAINELLI, Marlene. O que se ensina e o que se aprende em História. História: ensino fundamental/Coordenação Margarida Maria Dias de Oliveira. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 17-34. 
CAIMI, Flávia Eloisa. Meu lugar na história: de onde eu vejo o mundo? História: ensino fundamental/Coordenação Margarida Maria Dias de Oliveira. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 59-82.
DAVIS, Cláudia. O papel e a função do erro na avaliação escolar. R. bras. Est. pedag. Brasília, 72 (1711:196-206, maio/ago. 1990
JUNIOR, Décio Gatti. Demandas sociais, formação de cidadão e ensino de História. História: ensino fundamental/Coordenação Margarida Maria Dias de Oliveira. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 105-130.
MEIRIEU, Philippe. Aprender...sim, mas como/ Philippe Meirieu; trad. Vanise Dresch – 7. ed. – Porto Alegre: Artes Médicas, 2007. p. 105-123. 
SAUCEDO, Kellys Regina Regis. Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação dos professores. Rev. Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 05, n. 10, p.244-261 jul.-dez. 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário