segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Plano de Aula: Índia de contrastes – Uma aula sobre religião e sociedade indianas.


Equipe: Oswaldo Lima Filho
Integrantes: Bruna Alencar, Helder Freitas, Philipe Paulino, Rayssa Nascimento e Talysson Verçosa.
Turmas: 1º Ano do Ensino Médio
Título: Índia de contrastes – Uma aula sobre religião e sociedade indianas.
Tema da aula: A sociedade de castas Indianas, a Religião Hindu e as relações de desigualdade existentes na Índia e no Brasil.
Tempo: 100 minutos.


Objetivos:

Relacionar a situação dos dalits com a religião indiana;
Solidarizar-se com a exclusão/desigualdade social e de gênero indiana;
Identificar práticas de exclusão/desigualdade na sociedade brasileira atual.

Conteúdo: 

Hinduísmo;
A questão social e de gênero na Índia.

Metodologia:

1) Questionar os alunos sobre seus conhecimentos ou compreensões sobre a Índia, através de perguntas relacionadas aos meios de comunicação, os recursos audiovisuais (TV, internet, Youtube, Novelas, Filmes e Séries), e livros; – 10 minutos
2) Breve presentação geográfica da Índia, demonstrando como essa região vive desde épocas antigas no centro de grandes sociedades como a chinesa, a persa, a mongol, e grandes impérios, romano e inglês; - 5 minutos
3) Abordar a religião Hindú de forma a relacionar os escritos sagrados, Vedas, à pirâmide casteísta presente na Índia; - 10 minutos
4) Aliar títulos de reportagens sobre a Índia, encontrados em sites de notícias famosos (Veja, BBC, G1), com as referências bibliográficas para ilustrar a realidade social dos dalits e das mulheres indianas; - 20 minutos
5) Contrastar as práticas de exclusão social na Índia e no Brasil, de forma que os alunos percebam que tais práticas, exclusivas e patriarcais, são um fenômeno global e não parte de uma cultura indiana. – 20 minutos

Avaliação:

Identifique e disserte sobre os grupos excluídos da sociedade brasileira. É possível fazer um paralelo entre a divisão de castas, na Índia, e a divisão de classes, no Brasil? Quem seriam os “dalits” brasileiros? Justifique. – 25 minutos

Eventualidades: 

10 minutos.

Referências Bibliográficas:

COSTA, Florência. Os indianos.  Coleção Povos & Civilizações. São Paulo: Editora Contexto, 2012.
HOFBAUER, Andreas. Racismo na Índia? Cor, raça e casta em contexto. Rev. Bras. Ciênc. Polít. 2015, n.16, pp.153-191. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/0103-335220151607>.
KRISHNAN, Kavita. Cultura do estupro e machismo na Índia em globalização. SUR: Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 12, n. 22, p. 263-267, dez. 2015. Disponível em: < http://sur.conectas.org/>.
SAFFIOTI, Heleieth I.B. A Mulher brasileira na sociedade de Classes: mito e realidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1976.

Um comentário:

  1. Excelente planejamento!
    Seria interessante que tivesse também a habilidade desenvolvida.
    Pela minha compreensão, penso que a habilidade a ser desenvolvida nesse objeto de conhecimento é a EM13CHS603.

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