quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Plano de aula sobre o absolutismo monárquico

PLANEJAMENTO DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO PORTO DIGITAL
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Felipe Fernandes
Jeani Gomes
Mariana Nogueira
Messias Martins
Márjorie Pires
Professor Supervisor: José Alexandre da Silva



Série alvo: 2º ano – Ensino Médio.
Objetivos Específicos:
Conceituais: Apontar por escrito os princípios básicos dos teóricos do absolutismo (Maquiavel, Hobbes e Jacques Bossuet), relacionando com as relações de poder entre, empresário-operário, homem-mulher), nas duas primeiras décadas do século XXI, no Brasil.
Procedimentais/Comportamentais: Destacar e descrever uma das relações de poder (empresário-operário, homem-mulher), nas duas primeiras décadas do século XXI, no Brasil.
Afetivos: Criticar construtivamente as relações de poder (empresário-operário, homem-mulher), nas duas primeiras décadas do século XXI, no Brasil.

Conteúdos:
·       Absolutismo monárquico e as principais teorias que o sustentaram no século XV (Maquiavel, Thomas Hobbes e Jacques Bossuet): Estado de natureza, Estado civil.
·       Relações de Poder entre empresário-operário, homem-mulher, nas duas primeiras décadas do século XXI, no Brasil. Hierarquias e as relações entre dominado-dominante, sujeito-objeto.

Momento 1:
Motivação inicial:
Apresentar o vídeo “Do the evolution” de 1998 da banda Pearl Jam, retratando a soberania humana dentro do processo evolutivo.  Em seguida levantar os seguintes questionamentos: que interpretações podem ser obtidas a partir do vídeo? Em que partes da letra é possível evidenciar o homem como ser absoluto?

Momento 2:
Expor o conceito de Absolutismo monárquico, a partir das citações dos principais teorias que o sustentaram no século XV (Maquiavel, Thomas Hobbes e Jacques Bossuet).
·       Maquiavel
Quem quiser praticar a bondade em tudo o que faz está condenado a penar, entre tantos que não são bons. É necessário, portanto, que o príncipe que deseja manter-se aprenda a agir sem bondade, faculdade que usará ou não, em cada caso, conforme seja necessário. (MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe)
Nesta perspectiva, realizar a seguinte pergunta: até que ponto a ética é importante na obtenção do poder?
·       Thomas Hobbes
O motivo que leva os seres humanos a criar os Estados é o desejo de abandonar essa miserável condição de guerra que surge quando não existe poder visível que os controle […] (HOBBES, Thomas. O Leviatã. Apud: ARTOLA, Miguel).

Em seguida, realizar a seguinte pergunta: até que ponto é necessária a ordem para o estabelecimento de uma organização social?
·       Jacques Bossuet
"Deus protege todos os governos legítimos, qualquer que seja a forma em que estão estabelecidos: quem tentar derrubá-los não é apenas um inimigo público, mas também um inimigo de Deus". (BOSSUET, Jacques-Bénigne: A Política Segundo a Sagrada Escritura)
Na sequência, realizar a seguinte pergunta: até que ponto “Deus” interfere na justificativa de ações políticas na atualidade?

Referências: ANDERSON, Perry; Linhagens do Estado Absolutista; Brasiliense; 3º edição, 1995. (30 min)
Momento 3:
Pré-leitura – Apresentar oralmente a fábula original “A cigarra e a formiga”, para demonstrar o funcionamento do mundo do trabalho à luz da meritocracia. Em seguida expor a tirinha “Fábulas dos anos 90” de Frank e Ernest para que percebam a relação de poder entre empresário/operário, desconstruindo o pensamento meritocratico.
Na sequência, perguntar: Qual a relação de poder é percebida na tira?
Referências:
FARACO, Carlos Emílio. Língua portuguesa: Linguagem e interação/ Carlos Emílio Faraco, Francisco Marto de Moura, José Hamilton Maruxo Júnior. – São Paulo: Ática, 2010. Pág 358.
 (5 min.)
Momento 4:

Leitura Interpretativa – Apresentar e distribuir, para cada estudante, o conto de Luís Fernando Veríssimo, “Como as mulheres dominaram o mundo” Em seguida, solicitar dois alunos para lerem o conto para sala. Na sequência iniciar uma exposição dialogada, com os seguintes questionamentos: Quais espaços a mulher tem conquistado? Estes já são equivalentes ao dos homens? Para que percebam o processo de empoderamento da mulher nas relações de gênero nas duas primeiras décadas do século XXI.
(20 min)
Momento 5:
Avaliação: Solicitar aos alunos a construção de um texto narrativo, com no mínimo 10 linhas, que represente uma outra relação de poder (professor-aluno, empresário-operário, pais-filhos).
(35 min)

Anexo
Crônica de Luís Fernando Verissimo. “Como as mulheres dominaram o mundo.”
Conversa entre pai e filho, por volta do ano de 2031 sobre como as mulheres dominaram o mundo.
- Foi assim que tudo aconteceu, meu filho...
Elas planejaram o negócio discretamente, para que não notássemos. Primeiro elas pediram igualdade entre os sexos. Os homens, bobos, nem deram muita bola para isso na ocasião.
Parecia brincadeira.
Pouco a pouco, elas conquistaram cargos estratégicos: Diretoras de Orçamento, Empresárias, Chefes de gabinete, Gerentes disso ou daquilo.
- E ai, papai?
- Ah, os homens foram muitos ingênuos. Enquanto elas conversavam ao telefone durante hora a fio, eles pensavam que o assunto fosse telenovela. Triste engano. De fato, era a rebelião se expandindo nos inocentes intervalos comerciais. “Oi querida!”, por exemplo, era a senha que identificava as lideres. “Celulite”, eram as células que formavam a organização. Quando queriam se referir aos maridos, diziam “O regime”.
- E vocês? Não perceberam nada?
- Ficávamos jogando futebol no clube, despreocupados. E o que é pior: Continuávamos a ajuda-las quando pediam. Carregar malas no aeroporto, consertar torneiras, abrir potes de azeitona, ceder a vez nos naufrágios. Essas coisas de homem.
- Ai, veio o golpe mundial?!?
- Sim, o golpe. O estopim foi o episodio Hillary- Mônica. Uma farsa. Tudo armado para desmoralizar o homem mais poderoso do mundo. Pegaram-no pelo fraco, coitado. Já lhe contei, né? A esposa e a amantes, que na TV posavam de rivais, no fundo, cúmplices de uma trama diabólica. Pobre Presidente...
- Como era mesmo o nome dele...
- William, acho. Tinha um apelido, mais esqueci... Desculpe. Filho, já faz tempo...
- Tudo bem, papai. Não tem importância. Continue...
- Naquela manhã a Casa Branca apareceu pintada de cor- de – rosa. Era o sinal que as mulheres do mundo inteiro aguardavam. A rebelião tinha sido vitoriosa! Então elas assumiram o poder em todo o planeta. Aquela torre do relógio tinha sido vitoriosa! Então elas assumiram o poder em todo o planeta. Aquela torre do relógio de Londres chamava-se Big-Bem, e não Big-betty, como agora... Só os homens disputavam a Copa do Mundo, sabia? Dia de desfile de moda não era feriado. Essa Secretaria Geral da ONU era uma simples cantora. Depois trocou o nome, de Madonna para Mandona...
- Pai, conta mais...
- Bem filho... O resto você já sabe.
Instituiram o Robô “ Troca-Pneu” como equipamento obrigatório de todos os carros...
A lei do Já-Prá–Casa, proibindo os homens de tomar cerveja depois do trabalho...
E, é claro, a famigerada semana da TPM, uma vez por mês...
- TPM???
- Sim, TPM... A Temporada Provável de Mísseis... E quando elas ficam irritadíssimas e o mundo corre perigo de confronto nuclear...
- Sinto um frio na barriga só de pensar, pai...
- Sssshhh! Escutei barulho de carro chegando. Disfarça e continua picando essas batatas.



Referências:
ANDERSON, Perry; Linhagens do Estado Absolutista; Brasiliense; 3edição, 1995 p, 15-41.
FUZA, Ângela Francine; MENEGASSI, Renilson José. Procedimentos de leitura na sala de aula do ensino fundamental. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1184- 1194.Disponível em:  http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/011.pdf
SIMPSON, Jimmy. O Presente. Recife. 2017. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=bWINJVmc6Xg >. Acesso em: 16 fev. 2017.

THAVES, Bob. Frank e Ernest. “Fábulas dos anos 90” in: FARACO, Carlos Emílio. Língua portuguesa: Linguagem e interação/ Carlos Emílio Faraco, Francisco Marto de Moura, José Hamilton Maruxo Júnior. – São Paulo: Ática, 2010. Pág 358.

VERISSIMO, L. F. “Como as mulheres dominaram o mundo”. Recife, 2017. Disponível em: < https://pensador.uol.com.br/textos_de_luis_fernando_verissimo/ >. Acesso em: 16 de fevereiro de 2017.


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