quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Relações de poder e interdisciplinaridade entre a história e literatura

RELAÇÕES DE PODER E
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA

Jeani Gomes de Pontes
José Alexandre da Silva
 Mariana Nogueira de Melo.
marinogue.melo@gmail.com

INTRODUÇÃO
Analisaremos uma intervenção didática promovida em 4 turmas do segundo ano do ensino médio, na EREM Porto Digital, no Recife, no primeiro bimestre de 2017. Tendo em vista abordar o conteúdo programático “Absolutismo monárquico”, elaboramos uma intervenção cuja pergunta principal foi: o que é poder? Seguimos com a identificação dos principais aspectos do Absolutismo Monárquico, considerado o regime de governo mais duradouro da história de parte do Ocidente. Para uma construção efetiva e ativa do conhecimento, propusemos uma série de desafios aos estudantes, em forma de questionamentos sucessivos sobre o assunto abordado objetivando atribuir um caráter significativo e reflexivo ao conteúdo ensinado/aprendido.
OBJETIVOS
           
            Analisar uma intervenção didática promovida em 4 turmas do segundo ano do ensino médio, na EREM Porto Digital, no Recife, no primeiro bimestre de 2017, sobre o conteúdo programático “Absolutismo monárquico”.

REFERENCIAL TEÓRICO
            Utilizamos os referenciais de Anderson (1995) , Thaves (2010) e Verissimo (2009) para propormos uma atividade significativa a partir da interdisciplinaridade História e Literatura.

PERÍODO EM QUE FOI REALIZADA A ATIVIDADE
            As atividades relacionadas a estes conteúdos foram realizadas no mês de março com as 4 (quatro) turmas de 2º anos do ensino médio (A, B, C e D), com aproximadamente 30 estudantes em cada turma.
METODOLOGIA
            A aula foi planejada para 120 minutos. Utilizamos como motivação inicial o vídeo “Do the evolution” da banda Pearl Jam. No segundo momento da aula realizamos a exposição dialogada a respeito do conceito de Absolutismo monárquico a partir das citações dos principais teóricos que o sustentaram no século XV (Maquiavel, Thomas Hobbes e Jacques Bossuet). Promovemos as leituras da fábula original “A cigarra e a formiga”, para demonstrar o funcionamento do mundo do trabalho à luz da meritocracia. Em seguida expor a tirinha “Fábulas dos anos 90” de Frank e Ernest para que percebam a relação de poder entre empresário/operário.
            A avaliação consistiu confecção individual de um texto que falasse sobre outra relação de poder não citada, porém, que existe e permeia a vida de cada um deles. A confecção escrita ajudou na questão somativa, porém, sem perder o caráter formativo e relacionado com os objetivos. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
            A partir da execução desta aula, foram produzidos 25 textos por turma e nestes identificamos respostas que nos indicam que a maioria dos estudantes reconhecem as relações de poder que permeiam seu dia, seja em suas casas, no convívio entre eles e seus responsáveis; na escola, em seus contatos com professores e gestores. Alcançando, assim, os objetivos do nosso planejamento.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANDERSON, Perry; Linhagens do Estado Absolutista; Brasiliense; 3edição, 1995 p, 15-41.
THAVES, Bob. Frank e Ernest. “Fábulas dos anos 90” in: FARACO, Carlos Emílio. Língua portuguesa: Linguagem e interação/ Carlos Emílio Faraco, Francisco Marto de Moura, José Hamilton Maruxo Júnior. – São Paulo: Ática, 2010. Pág 358.
VERISSIMO, L. F. “Como as mulheres dominaram o mundo”. 2009. Disponível em: https://pensador.uol.com.br/textosdeluisfernandoverissimo/ . Acesso em: 16 de fevereiro de 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário