domingo, 30 de abril de 2017

Alunos da EREM Porto Digital e o Absolutismo monárquico: as relações de poder ontem e hoje

Os alunos dos 2º A, B e D da EREM Porto Digital participaram de uma aula construtivista ao longo do mês de Abril. Como pauta dos que compõem o PIBID na escola está a necessidade efetiva de trazer os estudos históricos e relacioná-los com o seu cotidiano, seja no espaço educacional, na família ou entre amigos. A proposta pedagógica foi para que os alunos pudessem assimilar o conteúdo de Absolutismo monárquico presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), compreendendo a historicidade na Idade Moderna e que, a partir disso, pudessem relacionar as relações de poder presentes tanto no passado como nos dias atuais. Segundo Paulo Freire, não se pode encarar a educação a não ser como um que-fazer humano. Que fazer, portanto, que ocorre no tempo e no espaço, entre os homens, uns com os outros. Disso resulta que a consideração acerca da educação como um fenômeno humano nos envia a uma análise, ainda que sumária, do homem e suas relações e vínculos de sociabilidades.Dentro do processo de construção da aprendizagem, os bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) trouxeram à sala de aula, para fomentar o interesse dos alunos, música, texto na modalidade de conto e utilizaram os recursos digitais para promover um percurso educacional que se propusesse interessante para os estudantes. 

Alunas lendo o conto proposto no qual evidenciava um projeto futurístico da sociedade onde as mulheres dominavam o mundo: uma breve discussão sobre relações de gênero.

Discussões como gênero, mundo do trabalho e a predominância do homem sobre a natureza foram guiados estabelecendo sempre um olhar para o passado e percebendo que a História se guia sobre rupturas e permanências, mais estas que aquelas. A princípio, como motivação inicial, foi mostrada em forma de vídeo/animação para os estudantes a música "Do the evolution" da banda Pearl Jam na qual se retrata de forma muito verossímil o processo de todos contra todos, assimilado na falta de um contrato social, daí o objetivo central é perceber, juntamente com os participantes da aula, os dois lados das relações de poder: ao passo que sustentam o processo civilizacional, também expõe dominações. O objetivo do plano foi fazer com que os alunos percebessem a transitoriedade da manifestação de relações de poder, utilizando o conteúdo da Idade Moderna, Absolutismo Monárquico, para perceber as formas de subordinação e de dominação. Os recursos utilizados para auxílio da análise por parte dos alunos foram: audiovisuais e textos literários (conto e tirinha). Após esse período de sensibilização dos alunos sobre o tema, fez-se a explicação oral, com auxílio de Datashow das formas utilizadas na Idade Moderna para Legitimação da centralização do poder real., e como atualmente esses indivíduos influenciam a organização do Estado.

Bolsistas Jeani Gomes e Mariana Nogueira realizando a aplicação na turma 2°D.

A utilização da tirinha e do conto foram os recursos literários utilizados na aplicação do Plano de aula, pois ambos possuíam um teor satírico e reflexivo sobre a subordinação e dominação humana. Além disso, pôde-se obter novas formas de visualizar as relações humanas, onde ainda estão presentes a desigualdade, o desrespeito e controle por parte dos indivíduos no dia a dia dos alunos. Um abordagem que resultou em bastante participação dos alunos fora a de gênero, uma vez que mesmo nos espaços de trabalho atualmente, as mulheres ainda recebem salários inferiores aos dos homens e isto resultou em debate para com os alunos.

Estudantes atentos ao desenrolar da proposta pedagógica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário