quinta-feira, 20 de abril de 2017

Plano de Aula: Quem tem medo do Inferno?

Equipe: Oswaldo Lima Filho
Integrantes: Bruna Alencar, Hélder Freitas, Leonardo Henrique, Philipe Paulino, Rayssa Nascimento.
Turmas: 7º ano do Ensino Fundamental
Título: Quem tem medo do Inferno?
Tema da aula: Renascimento
Tempo: 100 minutos.

Objetivos específicos:
Identificar e caracterizar a construção da morte no mito grego e na concepção católica no Baixo medievo e Renascimento; 
Comparar a ideia de Inferno abordado na obra de Dante Alighieri propondo o paralelo entre o as concepções de inferno no período grego clássico, mundo medieval católico e a visão atual dos alunos;


Conteúdos:
Revisão das principais ideais renascentistas;
Concepção de morte no fim da Idade Média e no início da Moderna;
A divina comedia de Dante: Inferno.


Metodologia:
1- Iniciaremos a aula com o professor caracterizado de Diabo perguntando aos alunos “Quem tem medo do Inferno?”. 10 minutos.
2- Logo depois anotar as respostas dos alunos no quadro e começar a trabalhar dialogando com eles quem inventou o inferno nessa hora o professor irá explorar algumas construções de inferno ao longo da História. 15 minutos.
3- Iremos apresentar Dante o autor de Divina Comédia, falar sobre a vida dele, falar da cidade que ele veio mostra o mapa da Itália para localizar os alunos na região que Dante vivia, falar um pouco sobre o contexto da época que ele estava inserido, o que teria o levado a escrever a obra a questão do exílio que seria a motivação política, a motivação “sentimental” seria a saudade da amada Beatriz, a “raiva” do Papa Bonifácio VIII. 20 minutos.
4- Apresentar o inferno de Dante falando dos círculos do pecado que compõe cada circulo, explicando para os alunos que cada pecado tem um lugar diferente no Inferno que Dante descreve. 15 minutos. 


Avaliação:
Fazer uma comparação escrita do inferno de Dante com inferno que cada aluno imagina, será feita individualmente com no mínimo 15 linhas.


Bibliografia:
ALIGHIERI, Dante – A Divina Comédia- Inferno, Atena Editora, São Paulo, 2003.
ANDRADE, Solange Ramos de.; COSTA, Daniel Lula – O Inferno de Dante e a simbologia do Sétimo Círculo. Revista Mirabilia, Maringá (PR). 2011.
BRITO, Emanuel França de. – As faces da Gula no Inferno da Divina Comédia. Curitiba, 2005.
SCHMITT, Jean-Claude. Os vivos e os mortos na sociedade medieval; tradução Maria Lucia Machado - São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário