domingo, 9 de abril de 2017

Oficina de Aprendizagem Móvel ressaltou a importância da flexibilização da docência

Oficina de Aprendizagem Móvel - Ensino de História propôs a flexibilização da docência

Foi realizada no dia 21/03 (terça-feira) no Centro de Educação a partir do PIBID/História - UFPE, sob a coordenação da Prof. Dra. Adriana Maria Paulo da Silva, juntamente com o Prof. Dr. Marcos Alexandre de Melo Barros, a Oficina de Aprendizagem Móvel - Ensino de História. O local escolhido para a realização das atividades foi a sala do PROI-Digital com a utilização dos mais variados recursos digitais, visto que a discussão que norteou todo a reunião foi a conceituação de Mobile Learning.

Segundo o professor Marcos Barros, "Mobile Learning é uma modalidade de ensino e aprendizagem relativamente recente, que permite a alunos e professores criarem novos ambientes de aprendizagem à distância, utilizando para isso, dispositivos móveis com acesso à Internet".

Bolsistas utilizaram os smartphones como ferramenta de pesquisa a todo o momento.

Indubitavelmente, vê-se que os métodos tradicionais de docência já não satisfazem os mais variados tipos de alunos que, amparados na ampla tecnologia, adentram na sala de sala. Com isso, uma das mensagens centrais da oficina foi a de melhorar os recursos para o aprendizado do aluno, que poderá contar com um dispositivo computacional para execução de tarefas, anotação de ideias, consulta de informações via Internet, registro de fatos através de câmera digital, gravação de sons e outras funcionalidades existentes. Especialista no uso de tecnologias móveis na aprendizagem, John Traxler critica a disseminação de métodos globais e afirma que é preciso personalizar o ensino às necessidades de cada escola, fato que é vivido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em História na UFPE, uma vez que cinco escolas ao todo são atendidas com projetos e bolsistas. Os projetos educacionais baseados no uso das tecnologias móveis estão fadados ao fracasso se não se pautarem pelo ambiente social e cultural do público a que se destinam. Essa é uma das conclusões a que chegou o professor John Traxler, da Universidade de Wolverhampton, na Inglaterra, ao longo de mais de uma década de pesquisas sobre o uso de dispositivos móveis na educação.

              Professor Dr. Marcos Barros mostrando aos bolsistas as mais diversas ferramentas a serem utilizadas em sala de aula

Ao final da oficina, foi pedido aos estudantes para que fizessem sugestões no tocante à facilitação de conteúdos para alunos através das mais variadas formas: áudio, vídeo, imagem, entre outros. O resulto foi registrado e fará parte de um E-book cuja autoria será do Prof. Marcos e bolsistas que o auxiliam.

 Imagens no Ensino de História

Áudio no Ensino de História

 Uso do celular em sala de aula com vídeo

Mídias sociais no Ensino de História

Por fim, compreendeu-se que os recursos digitais possibilitam explorar as várias áreas de conhecimento, fazendo relação com diversos conteúdos do currículo escolar. Essa pesquisa parte do princípio que é muito importante os recursos digitais para a aprendizagem, para a socialização, ou seja, que o aluno aprende também com os jogos digitais. Assim, torna-se importante se avaliarmos que vivemos em uma era digital, ou seja, tecnológica e que os nossos alunos se encontram neste mundo de conhecimento híbrido buscando a personalização do ensino ao alternar momentos em que o aluno estuda sozinho, em ambientes virtuais, em grupo e entre as experiências didáticas em sala de aula.

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