sábado, 15 de abril de 2017

Pesquisadores falam da importância do Portal de Periódicos da Capes

Um dos programas de acesso à informação científica de maior importância mundial premiou quatro estudos que analisaram o desempenho do serviço.

Os vencedores do 1º Prêmio Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) são Gláucio Ary Dillon Soares, categoria pesquisador docente, Noboru Jo Sakabe, estudante de doutorado, João de Melo Maricato, bibliotecário, e Luiz Cláudio Gomes Maia,  estudante de mestrado. Cada premiado recebeu R$ 3 mil.
O estudante Luiz Cláudio Gomes Maia entrevistou 150 professores e pesquisadores de oito áreas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para descobrir hábitos e forma de utilização desse grupo de usuários do Portal de Periódicos. Ele concluiu que, para 61% deles, o número de artigos científicos disponíveis no serviço é de extrema importância. Do total de entrevistados, 55% revelaram obter sucesso absoluto quando buscam algum documento científico e 7,7% informaram que raramente obtêm ou não obtêm sucesso na pesquisa.
O grupo reivindicou maior número de computadores e alternativas de consulta. Maia também fez comparação de uso entre as áreas e descobriu que pesquisadores da área de ciências biológicas dedicam mais de vinte horas por semana à pesquisa. Eles somam 68,2%. Em seguida está a área de ciências exatas e da terra com 38,7% de permanência. "Os professores estão satisfeitos com a qualidade do portal, mas querem melhorias de forma permanente”, diz Maia em seu estudo.
Gláucio Soares, professor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), vencedor da categoria pesquisador docente, diz que há uma década a distância de acesso ao conhecimento entre instituições de pesquisa brasileiras e do exterior parecia insuperável. “Estávamos condenados a um atraso permanente, muitas pesquisas não podiam ser realizadas porque não tínhamos acesso às últimas descobertas. O Portal de Periódicos mudou isso”, afirma Soares. O professor analisou o uso do portal na área de sociologia e ciência política. Soares constatou que, graças ao portal, o aluno ou pesquisador de uma universidade menor tem o mesmo acesso à informação científica de estudantes de universidades americanas como Harvard, e Stanford. “A ponte existe, a informação está disponível, mas é pouco usada por algumas áreas. No caso das ciências humanas há resistência”, constata. O professor doou o seu prêmio a uma escola primária próxima a Arcoverde, em Pernambuco.
O bibliotecário da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) João Maricato diz que “irá utilizar o prêmio por toda a vida”. Ele conta que recebeu reconhecimento, ingressou no mestrado, fez publicação de artigo, participou de congressos e foi convidado para dar aula. O trabalho dele revela que, no período de 1995 a 2005, praticamente todos os estados brasileiros aumentaram o número de artigos publicados. Entre 2001 e 2005 houve crescimento de 54%. “O aumento de produtividade extraordinário ocorreu a partir do ano 2000, data de implantação do Portal de Periódicos da Capes.”  
Noboru Jo Sakabe, aluno de doutorado da Universidade de São Paulo (USP), concluiu que o portal contribui para reduzir as diferenças regionais e possibilita melhoria da produção do conhecimento. Sakabe escreveu sobre A Influência do Portal de Periódicos da Capes na Pós-Graduação Brasileira — análise da cobertura do Portal de Periódicos da Capes baseada na disponibilidade de artigos citados em publicações internacionais de alto nível.
A coordenadora do Portal de Periódicos da Capes, Elenara Chaves, diz  que esses estudos são de extrema importância para a definição de políticas para o portal. “Os trabalhos identificam dificuldades de uso do portal fornecendo subsídios para implantação de melhorias e também apresentam o que está dando certo. O prêmio alcançou seu objetivo”, afirma.
(Assessoria de Imprensa da Capes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário