quinta-feira, 13 de abril de 2017

Comissão de avaliação do PIBID realiza primeira reunião

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sediou nesta terça-feira, 28, a primeira reunião de trabalho da Comissão de Avaliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O grupo foi instituído pela Portaria n°39, de 20 de fevereiro de 2017, com o objetivo de avaliar os resultados, o impacto e a efetividade do programa.
Comissão tem o objetivo de avaliar os resultados, o impacto e a efetividade do programa (Foto: Haydée Vieira - CCS/CAPES)

Em sua fala de abertura, o presidente da CAPES, Abílio Afonso Baeta Neves, ressaltou a importância da realização de uma avaliação sistemática do Pibid. “Pelo seu objetivo fundamental que é ajudar a melhorar a qualidade do ensino básico, esse é um programa que precisa ter os seus resultados e o seu desenvolvimento avaliado adequadamente”, afirma.
O diretor de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, Marcelo Câmara, também apontou a necessidade de reflexão e ação sobre as ações a serem tomadas daqui para frente. “O Pibid é um programa que tem grande impacto e precisa ser aperfeiçoado. Acredito que teremos bons resultados com o trabalho desse grupo”, acrescenta.
Segundo a Coordenadora-Geral de Programas de Valorização do Magistério (CGV) da CAPES, Claudete Cardoso, o objetivo da Comissão é fazer a avaliação atual, além de implementar um acompanhamento contínuo. “Esperamos encerrar a reunião com uma metodologia definida, de modo que a própria Diretoria de Educação Básica (DEB) possa operacionalizar essa avaliação no futuro. Hoje, nosso objetivo é buscar subsídios para a melhoria do programa”, explica.
PIBID
O Pibid é um programa de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica, contribuindo para a melhoria da educação básica.
Para Marcelo Câmara, o PIBID é um programa de impacto e precisa ser aperfeiçoado (Foto: Haydée Vieira CCS/CAPES)
O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa nas instituições formadoras; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário