sábado, 15 de abril de 2017

Bolsistas do Pibid falam sobre importância do Life em seus projetos

A atuação dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Jessiel Odilon Junglos e Aline Fernanda Guse, na Universidade Regional de Blumenau (Furb) vem sendo beneficiada por outro programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que também contribui para a qualificação da formação docente: o Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life).
Pedagogia
Bolsista do subprojeto interdisciplinar – Tecnologias Digitais, Jessiel explica como o laboratório custeado pelo Life está atrelado a seu projeto e às práticas desenvolvidas. "O Life me proporcionou um maior contato e interação com diferentes tecnologias digitais, o que me possibilitou problematizar o uso dessas tecnologias nas minhas práticas pedagógicas e assim usá-las como potencializadoras de aprendizagem", disse o estudante do 7º semestre de Pedagogia.

Para bolsista, Life proporciona contato com diferentes tecnologias

Segundo Jessiel, o laboratório é utilizado por estudantes de 14 licenciaturas da universidade e dispõe de lousa digital, mesa digital interativa, projetor 3D, notebooks, tablets, drone, óculos 3D, gravadores de voz, câmera digital e filmadora. "Projetos como o Life e o Pibid trazem grandes contribuições na formação dos licenciandos. Com certeza as minhas práticas pedagógicas vão refletir toda a aprendizagem e reflexão que esses dois projetos me proporcionaram", completou.

1982015-materia-bolsistas-pibid-Aline-Guse
Aline ressalta que o programa alia o uso de tecnologia à prática docente

Letras
Para Aline, graduanda em Letras, o espaço proporcionado pelo Life contribui ainda para o compartilhamento de conhecimento com estudantes de outras áreas do conhecimento. "A vivência no laboratório me proporcionou aprendizados específicos do subprojeto do Pibid do qual eu faço parte, como também interdisciplinares com outros subprojetos. Estar em contato com outros bolsistas nos faz ver certos pontos com perspectivas diferenciadas", afirmou.

A bolsista conta que o laboratório é uma fonte de ferramentas para utilização com alunos da educação básica. "Participei de um projeto, no qual um dos grupos montou uma revista em quadrinhos interativa online. Isso mostra que o laboratório nos permite utilizar várias tecnologias e aliá-las em nossa prática docente", completou.
Pibid
O Pibid é um programa de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.
Life
O programa foi lançado no segundo semestre de 2012 para apoiar a criação e estruturação de ambientes plurais e interdisciplinares, que proporcionem aos estudantes dos cursos de licenciatura formação baseada na articulação entre conhecimentos e práticas com uso das novas linguagens e tecnologias educacionais. Tem o objetivo de estimular que os cursos de licenciatura apoiados por meio dos programas da Capes promovam atividades interdisciplinares mediadas pelas novas linguagens e tecnologias, envolvendo toda a comunidade acadêmica da IES e os alunos das escolas públicas de educação básica.

(Gisele Novais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário