terça-feira, 18 de abril de 2017

Equipe EREM Porto Digital atenta para o protagonismo juvenil dentro do processo de aprendizagem

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) tem transformado o cotidiano escolar dos alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Porto Digital. Sob a orientação do Prof. Me. José Alexandre da Silva, cinco bolsistas ao todo vêm desempenhando atividades relacionadas à História em paralelo com o plano curricular do Ensino Médio proposto pelo Governo do Estado de Pernambuco através dos PCN's. Como medida que viabilize as atividades e demandas vinculadas aos próprios discentes, as turmas de segundo ano obtém prioridade para as tarefas que envolvam os bolsistas pibidianos, visto que possuem uma carga horária mais flexível e tempo curricular mais amplo dentro da normatividade da escola.

Atividades que envolvam o lúdico bem como a utilização dos recursos digitais têm sido exploradas.

Indubitavelmente, o sucesso para tal empreitada é o desenvolvimento da consciência dos estudantes para o que vem a ser o progonismo juvenil dentro do processo de aprendizagem, o que permite uma maior flexibilização das práticas de docência que passam a ser aceitas amplamente pelos alunos que veem assuntos históricos mais próximos de suas realidades.  Parece de comum acordo entre os que compõem o Porto Digital, que o grande desafio da educação nos dias de hoje reside na questão dos valores, ou seja, na capacidade de as gerações adultas possibilitarem aos jovens identificar, incorporar e realizar os valores positivos construídos ao longo da evolução da história humana. A educação está, portanto, desafiada a encarar e vencer esses novos desafios. Eles já não podem mais reduzir-sem apenas à transmissão de conhecimentos, habilidades e destrezas. Mais do que nunca - como diz Paulo Freire - é preciso que a pedagogia seja entendida como a teoria que implique os fins e os meios da ação educativa. Dessa forma, a atuação dos bolsistas tem possibilitado uma visão mais próximo aos níveis de personalidades dos alunos que, assistidos mais de perto, tendem a assimilar os conteúdos de forma mais ampla e didática.

"Porto Digital no túnel do tempo: resgatando a essência do protagonismo" tem sido um lema a ser praticado dentro das práticas pedagógicas na EREM Porto Digital.

Dentre as atividades desenvolvidas dos bolsistas para com os alunos, além da presença em sala de aula, o reforço escolar e a produção de material didático tem ganhado destaque neste primeiro semestre. De forma unânime, junto ao professor José Alexandre, os pibidianos acreditam que desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências - realizar projetos comuns - tem potencializado a relação com os alunos, e não somente para adquirir uma qualificação profissional, mas, duma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e trabalhar em equipe. Mas também, aprender a fazer, no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho que se oferecem aos adolescentes e jovens, quer espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho.


A sala de aula tem sido, cada vez mais, um espaço de aprendizagem que agrega a aluno aos conteúdos de História.

Por fim,  fica muito evidente para os bolsistas que atuam na EREM Porto Digital que participação dos alunos se torna genuína quando se desenvolve num ambiente democrático. A participação sem democracia é manipulação e, em vez de contribuir para o desenvolvimento pessoal e social do jovem, pode prejudicar a sua formação. Principalmente, quando se tem o propósito de formar o jovem autônomo, solidário e competente.

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