terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Plano de Aula: História e Memória: O exílio na Ditadura Civil-Militar visto através das cartas de um exilado.



Turma: 3º Ano                                                                                                      Duração: 100min

TEMA DA AULA: Exílio e exilados na Ditadura Civil-Militar no Brasil.

TÍTULO DA AULA: História e Memória: O exílio na Ditadura Civil-Militar visto através das cartas de um exilado.

EXPLICAÇÕES PRÉVIAS:
CONTEÚDO:
4)            Cartas como registros de memória:
             Interferência do local, contexto histórico e subjetividade autor no processo de construção da narrativa de uma carta.
5)            Trabalho do Historiador com o uso de cartas como fontes documentais:
             Crítica documental como princípio para o estudo das fontes.
6)            Exílio na Ditadura Civil-Militar:
             Quem eram os exilados.
             Razões que levaram as pessoas ao exílio.
             Locais para onde iam os exilados.
             Vida cotidiana dos exilados.
             Atuação dos exilados contra o Regime Militar.
             Estudo de caso: Exílio de Miguel Arraes.

MATERIAL ULTILIZADO:
•             Lousa e Lápis.
•             40 envelopes para cartas e 40 folhas de papel.
•             5 cartas escritas por Miguel Arraes durante seu exílio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•             Compreender como se deu o exílio durante a Ditadura Civil-Militar e suas particularidades, os motivos que levaram as pessoas ao exílio.
•             Identificar a atuação dos exilados contra o Regime Militar mesmo estando distante do país.
•             Demonstrar como se dá a produção historiográfica e a relação do historiador com as fontes documentais.

METODOLOGIA
Esta aula foi preparada pelo projeto PIBID-UFPE, para ser aplicada na Escola Martins Júnior, no 3º ano do Ensino Médio, turma A, que é composta por 28alunos. A equipe é composta por 5 bolsistas e 1 professor-supervisor. Esta aula será realizada por 5 bolsistas e 1 professor supervisor, contudo a mesma também poderia ser executada por 1 professor e 1 auxiliar.
Motivação Inicial –Escrita de Cartas:
•             No início da aula será solicitado que cada aluno escreva uma carta, ficando livre a escolha do destinatário, relatando as vivências do ensino médio na Escola Martins Júnior. Os alunos ficarão livres para escrever a mesma em qualquer espaço da escola.
Duração: (15min.)

Deslocamento de saída e volta para a sala: (5 min)
1º momento de exposição dialogada (Carta como Registro de memória)
•             Quando os alunos terminarem de escrever suas cartas e chegarem à sala, será solicitado que eles coloquem suas cartas no envelope e as guardem consigo mesmo, logo em seguida iniciar-se-á uma exposição dada pelos bolsistas envolvendo a temática da carta como um registro de memória.
             Conteúdo abordado neste momento: Interferência do local, contexto histórico e subjetividade autor no processo de construção da narrativa de uma carta.
Duração: (10 min.)
Leitura compartilhada das cartas entre os alunos e 2º momento de exposição dialogada.
•             Após a 1º momento de exposição será proposto que os alunos, que assim quiserem, leiam as suas cartas para a turma, de modo que os alunospercebam a diferença entre a carta escrita por ele e a dos seus colegas. Após estas leituras será feito o segundo momento de exposição dialogada no intuito de possibilitar que os alunos percebam como o historiador usa de cartas como essas para construir suas narrativas.
             Conteúdo abordado neste momento: Trabalho do Historiador com o uso de cartas como fontes documentais tendo como foco a crítica documental como princípio para o estudo das fontes.
Duração: (10 min.)
3º momento de exposição dialogada (Exílio na Ditadura Civil-Militar por meio das cartas de Miguel Arraes)
•             Após a discussão acerca do trabalho de historiador com cartas será iniciada uma exposição dialogada acerca do exílio na Ditadura Civil-Militar e será abordado o caso de exílio de Miguel Arraes como exemplo desse fenômeno.
Duração: (15 min.)
•             Após abordarmos o exílio na Ditadura e o caso Miguel Arraes solicitaremos que a turma se divida em grupos de 5 pessoas para, logo após,  serem entregues a cada grupo uma carta escrita por Miguel Arraes durante o seu exílio na Argélia. Após cada grupo receber as cartas os mesmo ficarão a cargo de fazer a leitura da carta e discutirem o conteúdo do texto.
Duração: (15 min.)
•             Após a discussão cada grupo ficará responsável por apresentar a carta à turma e as impressões que o grupo teve do texto. Neste momento o professor, ou monitor, irá intervir durante as apresentações conduzindo o debate para questões importantes do conteúdo, fazendo questionamentos para estimular a curiosidade dos alunos acerca do texto como também respondendo a questões que possam surgir.
             Conteúdo abordado neste momento: Exílio na Ditadura Civil-Militar sendo abordadas as razões que levaram as pessoas ao exílio, os locais para onde iam os exilados, quem eram os exilados, a atuação dos exilados contra o Regime Militar, a vida cotidiana dos exilados, estudo de caso com base no exílio de Miguel Arraes.
Duração: (25 min.)
Explicação da Avaliação
Duração: (5 min.)

AVALIAÇÃO:
Será solicitado que os estudantesproduzam em casa ume-mail, no qual os mesmos terão que relatar como se deu o exílio durante a Ditadura Civil-Militar, os motivos que levaram pessoas a deixar o país e relatar suas atuações contra o regime mesmo estando fora do país. Este e-mail será elaborado com base nas cartas de Miguel Arraes trabalhadas em sala, para que os estudantes possam demonstrar como se dá a produção historiográfica e a relação do historiador com as fontes documentais, sendo estipulado um prazo de quatro dias para o envio dos e-mails para o endereço eletrônico da professora-supervisora.

REFERÊNCIAS:
ACNUR. Extrato do Livro “A Situação dos Refugiados no Mundo. 50 anos de acção humanitária; ACNUR; 2000”. Acesso: 05 setembro 2016. Disponível em: http://www.acnur.org/t3/portugues/informacao-geral/premio-nansen/o-altocomissario-fridtjof-nansen

COUTO, Ronaldo Costa. História indiscreta da ditadura e da abertura: Brasil 1964 – 1985. Rio de Janeiro: Record, 1998.

CRUZ, Fábio Lucas. A História e as memórias do exílio brasileiro. Revista Catarinense de História [on-line], Florianópolis, n.20, p.115-137, 2012.


REIS, Daniel Araão. Ditadura Militar, esquerdas e sociedade. Rio do Janeiro. Jorge Zahar. Ed., 2000.

Seguem cinco cartas de Miguel Arraes obtidas no Instituto Miguel Arraes (IMA), trabalhadas como documentos durante as aulas

1 – Carta de Miguel Arraes ao Cardeal Benelli:.


2 – Carta de Miguel Arraes à Callado




3 – Carta de Miguel Arraes a um destinatário desconhecido.


4. Carta de Miguel Arraes à Ana Arraes



5. Carta de Miguel Arraes a um destinatário desconhecido







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