terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Plano de Aula: A Guerra fria e a influência norte-americana para a Ditadura Civil-Militar brasileira.



TÍTULO: A Guerra fria e a influência norte-americana para a Ditadura Civil-Militar brasileira.

CYBELLE LUCIANA DE OLIVEIRA
ISABELA NATHÁLIA NUNES TRISTÃO
JONATHAS DUARTE OLIVEIRA DE SOUZA
KARLA APARECIDA BATISTA LEAL DOS SANTOS

NATHANI RAFAELA DE OLIVEIRA NEVES

Escola Estadual do Paulista

JUSTIFICATIVA: Estabelecer ligação com o componente curricular trabalhado anteriormente pelo professor (Guerra Fria) e introduzir o novo assunto a partir da reflexão das reverberações do conflito de ordem internacional no país, desenhando as diferenças entre capitalismo e socialismo bem como o imaginário mundial sobre as duas ideologias a fim de abrir caminho para que o estudante atribua significados e valor aos conceitos a partir de suas experiências e da conceituação feita em sala.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Conceituar a Guerra Fria;
·         Diferenciar Capitalismo e Socialismo;
·         Apontar as interferências/influências dos EUA para implantação do Regime Militar no Brasil.
CONTEÚDOS:
·         A Guerra Fria: a polarização: EUA x URSS;
·         O socialismo em contraposição ao Capitalismo através de seus aspectos sociais, econômicos e de propriedade;
·         Influências dos EUA para a implantação do Regime Ditatorial no Brasil (suporte para manobras de caráter bélico e de intimidação a fim de evitar possíveis movimentos revolucionários como o ocorrido em Cuba).
RECURSOS DIDÁTICOS:
·         Caixa de som;
·         Quadro branco;
·         Piloto;
·         Folhas de papel A4;
·         Vídeo e Slides (Datashow).
·         Fontes: diálogos entre o embaixador dos EUA no Brasil, Lincoln Gordon, e a presidência norte-americana A PARTIR DA EXIBIÇÃO DE MOMENTOS DO DOCUMENTÁRIO. FICHAR!
ESTRATÉGIAS CRONOMETRADAS:
1)      Inicialmente, explicaremos quais serão os objetivos do projeto de intervenção a ser desenvolvido na turma – estabelecimento de um contrato pedagógico propondo uma nova experiência na qual todos terão possibilidade de aprender coisas novas, necessitando dedicação e compromisso (10 min); (coloquem em anexo o modelo do contrato a ser acordado com a turma)
2)      Em seguida, discutiremos nossa metodologia (quantos encontros e os dias da semana) (5 min)
3)      Revisar o conceito de Guerra Fria e apontar as diferenças entre Socialismo e Capitalismo com relação à disputa pela hegemonia mundial, utilizando mapas a fim de ilustrar a polarização no mundo (10 min);
4)      Depois disso, discutiremos com os alunos a influência dos EUA no Brasil – a partir do embaixador estadunidense lincolngordon e o envio de informações ao presidente fulano de tal dos EUA a fim de intervir no Brasil com demonstrações de força para evitar a eclosão de movimentos de interesses contrários aos capitalistas – durante este período utilizando registros históricos que comprovem essas comunicações (Através de trechos do documentário O dia que durou 21 anos QUAIS TRECHOS – MOMENTOS DO VÍDEO. 15 min);
6)   Por último, explicaremos a atividade que deverá ser entregue na próxima aula (05 min).

AVALIAÇÃO:
1) Em duas questões, solicitaremos as seguintes repostas: 1) Na guerra fria, como se configurava a tensão entre o bloco capitalista e socialista? 2) Escolha uma das três orações a seguir: (coloquem uma frase do documento analisado em sala de aula, no qual as autoridades norte-americanas falem explicitamente que precisam controlar o ambiente político brasileiro) e tragam comentado em no máximo 5 linhas.

BIBLIOGRAFIA:
RIDENTI, Marcelo. Cultura e política: os anos 1960-1970 e sua herança. In: FERREIRA, J. e DELGADO, L.A.N. O Brasil Republicano. Rio de janeiro, Civilização Brasileira, 2008.
VICENTINO, Claudio; DORIGO, Gianpaolo. História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1997.
BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2013.
https://www.youtube.com/watch?v=U91gtFREBY0

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